[Resenha de Tinta] Amaldiçoadas - As crônicas das irmãs bruxas II




                                                               
O Ministério dos Blogueiros e o Mundo de Tinta advertem: Livro II da série. Pode conter spoilers.
Quem será a bruxa da profecia? Descubra ou não, por sua conta e risco.
                                                   Título Original: Star Cursed (The Cahill Witch Chronicles #2).
Autor: Jéssica Spotwood
Editora: Arqueiro
ISBN: 9788580413373
Ano: 2014
Páginas: 288

Edição: 01
Tradutor: Ana Ban
Nota: 4/5
Sinopse: Cate Cahill tomou a decisão mais difícil de sua vida e resolveu largar tudo para proteger aqueles a quem amava, mas não poderia imaginar os obstáculos que ainda teria pela frente.Leia mais...




Olá Pessoal,
Na resenha do livro 1 que eu fiz com a Sandra ( se você perdeu, leia aqui) eu disse que não tinha gostado muito do livro, porque não entendi bem o poder das bruxas e tive uma antipatia imediata pela protagonista, Cate Cahill, embora a história tivesse tudo para me agradar. Disse também que esperaria a Sandra ler esse livro, para eu decidir se continuaria a série ou não, mas eis que o bichinho da curiosidade me picou e lá fui eu continuar a ler para saber se alguém iria transformar a Cate em sapo. Não péra, era se ela deixaria de engolir sapos. Eca. Enfim... 
Querem saber o que eu achei?
Peguem seus sapos suas vassouras e venham comigo nesta resenha.

#Resenha:
No inicio desse volume reencontramos Cate alguns meses depois de ter tomado como diz a sinopse, a decisão mais importante de sua vida, e que eu não vou contar qual é porque ninguém quer spoiler logo no primeiro parágrafo. #Fato.
Ela agora, mora na Irmandade, aquele pseudo convento que reúne bruxas, protegendo-as dos olhos dos Irmãos.
Mas infelizmente, no início ela continua a ser aquela Cate chata de sempre. Eu sei que a situação dela não é fácil, ela foi forçada a se separar da família que continua em Chatam(nome bem propício para a cidade da protagonista) e de Finn, o maravilhoso jardineiro nerd.  E talvez por causa disso, ela prefira ficar reclusa no seu quarto, mal falando com as meninas que também estão lá, não fazendo nada para ser simpática, só  enfurnada reclamando sozinha, que não queria aquilo, que sente saudades, mimimi...
"...Mas isso significaria aceitar que o meu lugar é aqui entre essas desconhecidas, que meu futuro está na Irmandade e não com Finn..."
Cate querida, a vida não é uma fábrica de realização de desejos, ok?
Você é bruxa, pode ser a bruxa da profecia, não dá para fingir que não é. Não dá ficar desejando que jardineiro nerd lance a sementinha dele no seu jardim. Não vai rolar.
Enquanto isso, os Irmãos continuam a aprontar às deles. Prendem mulheres porque elas apenas voltaram acompanhadas à casa, proíbem mulheres de trabalhar, e causam terror a qualquer ser vivente do ser feminino.
Até que o oráculo louco, Brenna, lembram dela? A doidinha de Chatam? Faz uma outra  previsão bombástica:
A bruxa da profecia é também um oráculo.
"...Há outro oráculo se erguendo...um oráculo que tem poder de fazer os corações penderem mais uma vez em favor das bruxas, pois ela mesma é uma bruxa poderosa, amaldiçoada com magia mental."
Isso deixa toda a comunidade de Nova Londres em polvorosa. As Irmãs querendo proteger a bruxa da profecia e os Irmãos tentando desesperadamente acabar com a bruxa.
Para a proteção das irmãs de Cate, elas também são convocadas à irmandade e com a chegada de Maura e Tess, o panorama da história muda um pouco.
Claro que Cate continua a querer fazer o papel de mãezona das meninas, mas Maura ainda está muito aborrecida com ela, por conta dos eventos do livro anterior e Tess não é mais a menininha que  ela deixou. 
Falando em Maura, ela é uma das personagens que mais gosto. Embora ela nesse livro pareça mimada e egoísta, eu entendo que a culpa dela ser assim é toda de Cate, que sempre a desmereceu por ser por bonita ( e sim, por ter inveja dessa beleza) e por querer tratá-la como uma criança. Já Tess, é uma fofura, apesar de já estar com 12 anos, o que na história é uma idade mediana, ela continua a menina doce e meiga que acredita nas pessoas.
E é justo a rixa entre Maura e Cate que detona a diferença entre as bruxas e que pode fazer a Irmandade se separar e sucumbir ao segundo Terror.
Da história, eu posso dizer que esse volume é melhor que o primeiro. A autora trouxe as aulas de magia, as diferenças de opinião e embora não responda o porquê das filhas de Perséfone terem sido tiradas do poder, mostra porque elas não podem assumí-lo a qualquer preço. 
E com isso Cate vai mudando. Talvez o melhor desse livro seja ver a nossa protagonista chatinha ir adquirindo ares de heroína. Ela continua chata? Sim. O maior problema de Cate é o medo, ela é muito medrosa, mas ao longo do livro vemos ela perder o receio e tomar as rédeas de sua vida e também da Irmandade. O que, vou queimar a língua, a torna mais legal. Não,não se empolgue, eu continuo não gostando dela, mas até o fim do livro ela se torna mais digamos, suportável e eu confesso que até torci por ela.
Outra coisa bem legal, é a descoberta da verdadeira bruxa da profecia, que eu claro não contarei quem é, e mesmo que não tenha me surpreendido, eu já desconfiava, gostei da escolha da autora. Se ser a bruxa mais poderosa de Nova Londres é um fardo, ninguém poderia suportá-lo melhor que a personagem escolhida, acho que posso dizer que para ela é um prêmio.
Além de toda a história em torno da profecia e das irmãs o livro também traz personagens antigos e novos bem legais. As meninas da irmandade, Rory e Sachi as outras irmãs bruxas de Chatam, que se metem em uma confusão que conduz o livro, as professoras da irmandade e traz também de volta, Finn.
Sim, eu sei que você queria saber dele, nosso jardineiro nerd que agora faz parte da Fraternidade, a ordem dos Irmãos, mas não ele não se tornou um ser odioso que odeia as mulheres. Tudo o que ele fez e faz é por Cate.
"Vejo diariamente o desprezo que os homens que me cercam têm pelas bruxas, vejo como tem pouco respeito pelas mulheres. Falam sobre o que fariam com as bruxas caso as pegasse, caso não houvesse lei para impedi-los. ...Se eu não fizer algo para lutar do lado certo,que tipo de homem serei?"
Finn seu lindo.
É apaixonante o amor dele por Cate. As passagens que eles se encontram são tão fofas...Finn é o perfeito príncipe encantado que se apaixonou pela bruxa.
E é esse amor que nos conduz ao fim do livro e de novo, como no primeiro, a autora é má e nos deixa desesperadas!

O que acontece? 
Vão ter que ler o terceiro livro ou a minha próxima resenha. 
Quem sabe eu não conto?
Só uma dica: Lembra que eu disse que eu gostava da Maura?
Esqueçam: Eu a odeio!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Até mais,

2 comentários

  1. já conheço a trilogia, mas não li nenhum livro da serie ainda, mas me apaixonei pelas resenhas que li e to bem curiosa pra ler os livros, as capas sao lindas.
    Aguardo a resenha do próximo livro!

    ResponderExcluir
  2. Oi Emanoelle,
    É um trilogia bem legal, tenho certeza que você vai amar.
    As capas são divinas mesmo. Otimo trabalho da Editora Arqueiro.
    Logo a gente publica a ultima resenha, ok?
    bjs,
    Luana

    ResponderExcluir

Agradecemos pelo comentário!