[Resenha de Tinta] Três Semanas com meu Irmão

PARCERIA ARQUEIRO

Título Original: Three weeks with my Brothers
Autor: Nicholas Sparks e Micah Sparks
Tradutor: André Fiker
Número de páginas: 320
Editora: Arqueiro
ISBN: 9788580414219
Ano: 2015
Nota: 4/5
                             
Sinopse:
Em janeiro de 2003, Nicholas Sparks e seu irmão, Micah, partiram em uma viagem de três semanas pelo mundo para representar um marco em suas vidas, pois, aos 37 e 38 anos respectivamente, eles eram os únicos membros sobreviventes de sua família. Com as maravilhas do mundo como pano de fundo e muitas vezes dominados por seus sentimentos, o intrépido Micah e o introspectivo Nicholas relembram as aventuras e traquinagens de sua infância e as tragédias que testaram sua fé. Durante esse processo, ambos aprenderam verdades surpreendentes sobre a perda, o amor e a esperança. Narrado com irrepreensível humor e rara sensibilidade – e incluindo fotos pessoais –, Três semanas com meu irmão é um lembrete para abraçarmos a vida com todas as suas incertezas e, acima de tudo, valorizar os tempos felizes e as pessoas maravilhosas que os tornam possíveis.

Resenha:
            Não sou fã de Nicholas Sparks. O cara que escreveu mais de 15 livros. 
           Que já vendeu mais de 100 milhões de exemplares.
        Mas me tornei grande admiradora do pai do Ryan, do irmão de Dana, do marido da Cathy, do filho de Patrick e Jill Emma.
Os Sparks
            Minha mãe após terminar a leitura, me falou o seguinte: “As pessoas já amam os livros dele, agora vão ficar apaixonadas por ele! Esse é o efeito que esse livro tem.” E eu fiquei pensando nisso. 
            Quando eu solicitei esse livro era justamente pensando em dar outra ‘chance’ ao tio Nick...rsrs. Pensei que talvez conhecendo a sua história de vida, pudesse ter outro olhar sobre suas obras. Confesso que ao terminar de ler esse livro não tive vontade de sair correndo e pegar o primeiro tio Nick que visse pela frente e começasse a devorar (como minha mãe fez), mas fiquei curiosa a respeito de alguns títulos porque agora sei de onde veio a inspiração.
            A partir de um ponto do livro, os capítulos iniciam na viagem ao redor do mundo e terminam em algum ponto do passado da família Sparks. Ao ler os primeiros capítulos, meus pensamentos a respeito dos pais dele era “povo doido e irresponsável”, mas isso era a mãe gritando dentro de mim. Mas a filha lembrou de sua própria infância (não sou da idade do tio Nick, mas curti muito a minha infância na rua e nos terrenos vazios durante os anos 80 em minha cidade) e ele viveu em uma época bem diferente dos dias de hoje, onde as crianças não podem mais brincar na rua e qualquer dor é motivo de hospital (porque hoje em dia os microrganismos são super mega resistentes e perigosos). Mas isso serviu para moldar o seu caráter e personalidade. Não desesperar frente às dificuldades. Sempre havia um jeito.
“...Quando pensava na minha infância, eu costumava me lembrar da época como sendo uma luz sem sombras, como se as margens escuras nunca tivessem existido. Ou, se tivessem, elas eram uma espécie de deleite, como medalhas de honra. Com o passar dos anos, eventos perigosos foram transformados em piadas; momentos dolorosos se tornaram doces histórias de inocência.” Pág. 50
           E a viagem vai acontecendo e eles vão vivendo aqueles momentos incríveis e revivendo outros, trocando experiências, ajudando, consolando, aconselhando. Sendo irmãos. Sendo amigos.
       O livro é repleto de fotos: infância, adolescência, jovens, casamento. E da viagem também. Eles conhecem lugares espetaculares. Deu vontade de viajar também.
            Tio Nick abriu o coração nesse livro. Fala de seus medos, suas angústias, sua alavanca propulsora para tudo na sua vida. Situações que ocorreram em sua infância, mas que o moveram positivamente sempre.
            Esse livro me fez chorar como mãe e como irmã. De tristeza e de felicidade. Eu pude sentir a dor e a aflição.
            Eu selecionei alguns quotes que gostei.


        Dá pra se pensar né.
        Eu recomendo. Se você gosta dos livros dele, você vai gostar mais ainda. 
        E se você não gosta, terá vontade de experimentar pelo menos alguns.
        Uma linda história de amor e companheirismo fraterno.






6 comentários

  1. Gostei muitoo! Esse livro vai para a minha lista. Obrigada!

    ResponderExcluir
  2. Gosto bastante dos livros dele, principalmente dos clássicos dele (Querido John, Diário de Uma Paixão e A Última Música), mas depois de ler quase todos enjoei um pouco.
    Mas quando vi esse livro fiquei bem interessada e depois da sua resenha com certeza irei comprá-lo.
    Bjss

    www.umolhardeestrangeiro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Oi Sandra,

    eu não sou muito fã das obras do Nicholas. Por um tempo cheguei a pensar que ele era uma pessoa amargurada porque, caramba, vai matar os pares das pessoas com tanta facilidade n casa da mãe Joana.
    Minha última tentativa foi lendo "O melhor de mim" que ganhei de aniversário, mas depois... Fim.
    Com a sua resenha, acredito que TALVEZ eu possa dar uma chance para a leitura por fugir do padrão dele e relatar mais a história.
    Ótima resenha!
    Beijos!

    http://entree-virgulas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Estou louca, desesperada para ler este livro. Já tentei ler outras obras do autor e nem sempre consigo engatar a leitura de primeira. Amei a resenha, me deixou ainda mais curiosa.

    Biia Rozante
    http://letraselivros2.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Ola Sandra!
    Venho por meio dessa mensagem convocar você para olhar o último post que eu fiz no meu blog, referente a preservação do meio ambiente, ou seja, um assunto do interesse de todos! Peço também se possível divulgar ou repostar a mensagem com o intuito de alcançar o maior numero de pessoas. Fico agradecido pela atenção, muito sucesso para você.
    Beijos.
    http://estantedoluiz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. eu amo os livros do Nicholas Sparks e pretendo ler esse muito em breve, gostei bastante dos quotes.

    ResponderExcluir

Agradecemos pelo comentário!