[Plantão Bienal] Tudooo sobre o maior evento literário nacional!

Genteeemmmmmm

Pára tudo!! Vai começar o o maior, o melhor, o mais espetacular evento do A-N-O!!

A Bienal!! 
Ah, meu coração não aguenta...
E nós, as Meninas de Tinta, vamos estar trazendo informações, novidades, convidados nacionais e internacionais, como chegar e onde ficar e tudo mais. 
E vamos começar contando um pouco da história desse mega evento lindo de morrer.

História
Há 30 anos, teve início a história de sucesso da Bienal do Livro Rio: uma celebração à leitura, à cultura e à diversão, reunindo milhares de pessoas, tendo o livro como astro principal.
Dos salões do Hotel Copacabana Palace, em 1983 aos atuais 55 mil metros quadrados do Riocentro, a Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro se transformou não só no mais importante acontecimento editorial do Brasil, como também em um evento literário que mobiliza o país. A cada edição, o evento cultural e empresarial supera expectativas de público, vendas e mídia.

A Primeira Bienal
A iniciativa partiu de Regina Bilac Pinto que, dois anos antes, se tornara a primeira mulher a presidir o SNEL(Sindicato Nacional dos Editores de Livros). Agora, quando a Bienal completa 30 anos, é Sônia Machado Jardim quem está à frente do Sindicato, no seu segundo mandato como presidente da instituição.
Dona Regina e o governador do Rio na época, Leonel
Brizola

Visualiza a galera chegando nesse lugar chiquérrimooo

A I Feira Internacional do Livro do Rio de Janeiro organizada pelo SNEL foi repleta de atrações. O lançamento (com a presença do autor) do primeiro livro de ficção do ex-presidente Jânio Quadros, “Quinze Contos”; uma homenagem a Gilberto Freyre pelo cinquentenário de “Casa Grande e Senzala”; o primeiro Concurso Nacional de Cartazes Contra o Abuso da Reprografia e o seminário “O livro no país” foram algumas delas. Mas houve algo que disputou a atenção dos queridos livros: um computador, onde se podia pesquisar as mais de 30.000 obras catalogadas.
Olha a máquina...rs

Ziraldo e o então governador de São Paulo, Franco Montoro

Cerca de 50 autores lançaram livros e distribuíram milhares de autógrafos. Antonio Calado, Orígenes Lessa, Ana Maria Machado, Manuel Puig, João Ubaldo Ribeiro, Caio Fernando Abreu e Artur da Távola foram alguns deles.
Naquela época, “o” leitor carioca tinha pouco mais de 30 anos, curso universitário completo, e renda de média para alta. Em termos políticos, se considerava um liberal. Preferia livros de ficção, mas também se interessava por ciências. Era leitor assíduo de jornais e frequentador constante de livrarias. Você já era considerado um leitor?
 Foi na terceira edição do evento, em 1987, que a Feira passou a se chamar Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro. Transferiu-se para o Riocentro, onde permanece até agora e, a cada edição, viu seus números se tornarem superlativos.
Legal a história desse evento maravilhoso!!
Por hoje é só, mas no próximo post falarei sobre os lançamentos que a Tribo das Letras vai nos trazer! Fiquem ligados!
E qualquer informação, sugestão ou outra coisa que queira saber, é só comentar!














Um comentário

  1. gostei do post, bem informativo, bem interessante conhecer a história da Bienal do livro e como tudo começou. Nunca fui em uma, mas pretendo em breve, ainda mais porque as divas Julia Quinn e Sophie Kinsella estarão lá

    ResponderExcluir

Agradecemos pelo comentário!