Off Topic de Tinta: Retrospectiva Literária

Hey People 

"ADEUS ANO VELHO, FELIZ ANO NOVO, QUE TUDO SE REALIZE NO ANO QUE VAI NASCER..."


Chegamos ao fim do ano e nada melhor do que fazer a nossa retrospectiva literária.
 A ideia surgiu no blog Pensamento Tangencial que reuniu vários blogueiros para contar para vocês o que encontramos de melhor na literatura do ano de 2014.
Estão curiosos?
Acendam os rojões e venham comemoram com a gente!


Luana Lima
The Oscar goes to:

- A aventura que me tirou o fôlego: The 100 - Os Escolhidos, Kass Morgan - Gente! Imagina ter que morar em uma estação espacial e voltar à Terra 100 anos depois? Quais surpresas os aguardam??? Muito bom.
- O terror que me deixou sem dormir: Eu não leio Terror, não gosto, não posso opinar.
- O suspense mais eletrizante: O Dominador, Tess Geritsen - A autora se superou nesse livro! Depois de O Cirurgião preso e condenado, imagine ter a impressão que ele está solto e te perseguindo??
-O romance que me fez suspirar: Maybe Someday, Collen Hoover - Muito amor por essa história, lindo demais, passei dias "cantando Maybe Someday".
-A saga que me conquistou: Novas Espécies, Laurran Dohner - Não é bem uma saga, mas uma série infinita. Um misto de sci-fi com xenofobia e claro, boys (?) magias literários maravilhosos...
-O clássico que me marcou: Não li muitos, mas uma história que já conhecia de suas derivações, mas sempre tive vontade de ler e nunca tinha lido foi Um Conto de Natal, Charles Dickens. É a melhor história de Natal de todos os tempos, todas as outras derivam dela.
-O livro que me fez refletir: Making Faces, Amy Harmon. O quanto a beleza é importante? Ela faz diferença, ou é supérflua quando se ama? Lindo...
-O livro que me fez rir: Não gosto  muito de comédia, mas não tem como não rir em Aconteceu em Veneza, Molly Hopkins
-O livro que me fez chorar: Cante para eu dormir, Angel Morrison. Ok, eu sou "drama quenn" mas gente, não tem como não se emocionar. O epílogo que tem no site da autora então, fecha perfeitamente o livro.
-O livro de fantasia que me encantou: Não Olhe, FML Pepper. Eu já conhecia a Pepper  há muito tempo de um encontro literário que fui, já tinha comprado o livro a dois anos, mas não tinha lido. Nunca pensei que a morte pudesse ser tão charmosa.
-O livro que me decepcionou: Réquiem, Laurenn Oliver. Depois de um livro bom que foi Delírio, com um final alucinante e com um ótimo Pandemônio, a autora conseguiu destruir a série em Réquiem. No lançamento, eu fiquei tão alucinada que para não esperar o livro chegar, eu comprei o e-book. Arrependimento define.
-O livro que me surpreendeu: Tentação, Nana Pauvolih. Depois de ler tantas resenhas destruindo o livro, eu fiquei curiosa e resolvi ler. Acho que entendi porque as pessoas não gostaram, ele não é um romance, apesar de acabar como um. Ele é um livro cru, denso e quase real. Cinquenta tons? É para os fracos.
-O thriller psicológico que me arrepiou: Quarto, Emma Donoghue.  Um crime de abuso, narrado pela visão de uma criança é de cortar o coração. Saber que  a inocência de uma criança pode considerar uma situação traumática como "normal", é surreal. Um livro impactante.
-O livro mais criativo: Marcada a fogo, Josy Stoque. Uma fantasia que mistura pedras, astros e cenários nacionais. De uma originalidade incrível.
-O melhor HQ: Não li nenhuma esse ano :(
-O infanto-juvenil que se superou: Pretty Girl 13. Imagine, não ser uma, mas muitas? E não ter ideia disso. Imagine sofrer um abuso e voltar para casa 3 anos depois como se nada tivesse acontecido e sem ideia do que aconteceu? Isso pode acontecer na vida real... Amei.
-O livro que mudou a minha forma de ver o mundo: A Máquina de Contar Histórias, Mauricio Gomyde. Um dos melhores livros que li esse ano. Quanto o dinheiro e as obrigações são mais importantes que a sua vida? Que a sua família? Dar tudo é melhor que presença? e Quando tudo desmorona, como se reerguer? Um livro de uma sensibilidade gritante. Indico para todos.
-A capa mais bonita:Caminho das Águas, Eva Zooks. Não só a capa é linda, como o livro é muito bom. Histórico com viés sobrenatural, ela vai à guerra da Secessão, para contar uma linda história de amor.
-O livro que li em um dia: Ah vários, mas recentemente, foi Inspiração, Gisele Souza. Um livro fofo, e com um amor tão lindo...Não dá vontade de largar.
-O primeiro livro que li no ano: Comecei o ano querendo bater em Juliette de Liberta-me, Tahereh Mafi. Mas no fim da trilogia ela se superou. Incendeia-me é um livraço!!!!!!
-O último livro que terminei: Um romântico Incorrigível. Um chick lit legalzinho, sobre o ano novo.
-O livro que abandonei: Vanessa e Virginia, Susan Sellers. Esse livro retrata a vida das irmãs, Vanessa e Virgínia Woolf e a relação conturbada entre elas. Achei a premissa ótima, queria saber mais sobre a pintora e a escritora, porém ele é feito por meio de um diário em que elas vão relatando as frustrações e tristezas da sua relação. Chato!
-O livro que li por indicação: Julieta, Anne Fortier. Eu não sou fã de adaptações. Gosto do livro original. Essa coisa de livro inspirado em livro normalmente me incomoda, mas como uma amiga andou surtou por conta dele, e ele estava amarelando na estante, eu li. Incrível, cheio de reviravoltas. Sem dúvida um dos melhores livros de 2014.
-A frase que não saiu da minha cabeça: Se as pessoas fossem como chuva, eu seria uma garoa, ela um furacão. Quem é você, Alasca? João verde e sua incrível capacidade de criar quotes maravilhosos.
-O(a) personagem do ano: Ai que díficil. Adoro uma vilã, então ficarei com Amy Exemplar, de Garota Exemplar. Minha segunda vilã favorita (A primeira é Gretchen Lowell de Coração Maligno). E claro, que tinha que citar um boy magia. Pela intensidade, Theodoro Falcão, Ferida, Nana Pauvolih.
-O casal perfeito: Outra coisa tão difícil, eu amei vários, mas vou ficar com Eleanor & Park, mesmo título, Rainbow Rowell. Eles são tão fofos!
-O(a) autor(a) revelação: Não posso deixar de destacar duas divas. Nana Pauvolih, autora nacional que só melhora a cada livro. Primeiro livro lido, me apaixonei pela suas historias, virei nanete. A outra eu conheci no final do ano passado, mas só esse ano viciei nas suas histórias, Collen Hoover. Um livro melhor que o outro, perfeito.
-O melhor livro nacional: Ah! Eu li tantos livros nacionais esse ano que seria uma injustiça escolher um só. Um dos últimos que li e adorei foi o Homem dos Meus Livros, Evy Maciel. Para quem curte um livro com conteúdo adulto e espera encontrar um CEO, é um livro perfeito.
-O melhor livro que li em 2014: Poxa, não consigo definir o melhor do mês quanto mais do ano! Mas vou de Um Caso Perdido, Collen Hoover. Uma história que você não imagina a profundidade até se ligar nela. 
Li em 2014 167 livros.
A minha meta literária para 2015 é: Ai, ai eu não ia definir número, porém acabei me inscrevendo no desafio dos 100 livros em 1 ano do Blog da Clauo. Aí já viram né? Mas a minha meta maior é terminar pelo menos 30 % das minhas séries em aberto!!! São muitas!


Agatha Borboleta


 Eu tenho um sério problema, nunca sei quando eu li cada livro. Thanks God pelo Skoob! Minha estante tem muitos livros que eu queria ter mencionado, mas não coube. Se quiser saber TUDO que li esse ano visite meu Skoob :D 

A aventura que me tirou o fôlego:  Dearly Departed. Muita coisa ao mesmo tempo e muito romance e muito tudo! Muito bom!
O terror que me deixou sem dormir: Boneca de Ossos. Cara, eu quase fiquei sem dormir por causa daquela boneca.  
O suspense mais eletrizante: Não pare! Não sei se era para ser suspense, mas o mistério em torno da personagem principal te deixa ligado no 220V o tempo todo.
O romance que me fez suspirar: Arrabal e a Noiva do Capitão. Como não suspirar por aquele capitão?! <3
A saga que me conquistou: Muitas sagas novas me conquistaram esse ano, mas para ser justa vou escolher aquela que me obrigou a ler todos os livros de um fôlego só: A Seleção.
O clássico que me marcou: Drácula! Eu não sei porque levei tanto tempo para ler esse livro. Mas eu definitivamente adorei! 
O livro que me fez refletir: Perdão, Leonard Peacock. É de parar para pensar sobre o que se faz com os outros e todas as repercussões que suas atitudes podem ter. Lembro que terminei em prantos implorando o perdão do Leonard e desejando que todas as escolas adotassem esse livro como campanha ‘anti-bullying’.
O livro que me fez rir: Um Anjo Burro. Um dos poucos LV’s deste ano e a prova concreta que eu não posso abandonar esse grupo. Eu nunca na vida ia saber da existência desse livro hilário.
O livro que me fez chorar: Extraordinário. Não tem como não se emocionar com August e sua família.
O livro de fantasia que me encantou: Considerando que só em Novembro eu li 14 fantasias, escolher um só para essa resposta é difícil :/ Mas vou selecionar Como roubar a espada de um dragão e Como roubar a jóia do dragão porque além de me encantar, essa série tem me deixado temerosa com o rumo das coisas. Eu sempre me pergunto se eu ficaria de coração ainda mais partido se eu estivesse lendo durante minha infância...
O livro que me decepcionou: De acordo com a quantidade de estrelas no Skoob esse foi um ano bom, mas quando eu li O presente não achei que seria tão fraquinho :/
O livro que me surpreendeu: A queda dos reinos. Não levava a menor fé de que ele seria um sucesso tão grande assim. 
O thriller psicológico que me arrepiou: Viva para contar. Não tem como não ficar arrepiado diante daquelas crianças com rosto de anjo e atitude de serial killer.
O livro mais criativo: A maldição do Cavaleiro. Haja criatividade para colocar o pobre Valente em tantas situações difíceis em que ele vai eventualmente morrer.
O melhor HQ: Esse ano não li nenhum HQ segundo o Skoob, ou esqueci de marcar. Não sei. Mas gosto de Bleach e Walking Dead.
O infanto-juvenil que se superou: Fablehaven. O primeiro tinha sido ótimo, mas os volumes 2 e 3 conseguiram ficar ainda melhores.
O livro que mudou a minha forma de ver o mundo: Neuromancer. O mundo não é mais o mesmo desde que eu descobri cyberpunk! 
A capa mais bonita: Dias de Sangue e Estrelas. Mas bonita que essa só a do próximo volume ^^
O livro que li em um dia: Eu leio muitos livros em um dia, mas nenhum foi tão devorado quanto O Sangue do Olimpo. Eu esperava por ele há séculos (leia-se um ano).
O primeiro livro que li no ano: Extraordinário, emprestado da queridíssima Luana Lima.
O último livro que terminei: Meu último LV Mundo de Fantas. O problema de ler contos é que eu fico querendo saber cada vez mais da história de cada um rsrsrsrsrs
O livro que abandonei: Acho que não abandonei nada esse ano. Foi um ano muito bom mesmo! Hum, apesar que eu QUASE abandonei o Alguém como… Adele. Não que o livro seja ruim, mas acho que eu não curti a biografia de uma menina que tem quase a minha idade. 
O livro que li por indicação: A idade dos Milagres emprestado da Flávia Cabral por causa do Desafio Literário Skoob de Julho. Muito boa leitura apesar de imensamente angustiante.
A frase que não saiu da minha cabeça: 'Nunca deixe o medo decidir seu destino' do livro As Sete Irmãs. O livro todo é lindo porque se passa aqui no Rio de Janeiro né? XD
O(a) personagem do ano: And the Oscar goes to: Tessa Gray! Nunca uma mocinha de época típica foi tão solta e recatada ao mesmo tempo! 
O casal perfeito: MEGA SPOILER DO LIVRO CIDADE DOS OSSOS: Alec e Bane *o* estou fall in love com eles ^^ 
O(a) autor(a) revelação: Marisa Ferrari que conseguiu com que eu olhasse duas vezes para os italianos. 
O melhor livro nacional: Eu li muitos nacionais bons esse ano mas acho que o Oscar goes to: O menino que perdeu a magia porque ele me fez rever meus conceitos de sonhos. 
O melhor livro que li em 2014: Sério? Vocês querem que eu escolha 1 só?! Não vou escolher, mas vou dizer quais mexeram comigo a ponto de entrarem na minha lista de favoritos: Alien, o Oitavo passageiro, Dearly Departed, A Queda dos Reinos e O presente do meu grande amor. Outros entraram mas eram continuação de séries que já estavam nos favoritos, logo são  hors concours.
Li em 2014 apenas 98 livros.
Comprei em 2014 apenas 9 livros. Viva o grupo Compradores de Livros Compulsivos! Isso é um milagre =D
A minha meta literária para 2015 é: Ler toda minha estante física \o/ Até parece que vou conseguir rsrsrsrs São mais ou menos 230 livros. Também faz parte da meta participar dos desafios que eu escolhi e que vocês vão ver no dia 4/01 no post Metas Literárias.

Lana Barbosa

A aventura que me tirou o fôlego: Assassin's Creed - Revelações (Oliver Bowden)
O terror que me deixou sem dormir: Olhar Mortal (Fergus McNell)
O suspense mais eletrizante: Confie em mim (Harlan Coben)
O romance que me fez suspirar: Nenhum... Não me identifico tanto assim com romances...
A saga que me conquistou: Assassin's Creed (Oliver Bowden)
O clássico que me marcou: Jane Eyre (Charlotte Bronte)
O livro que me fez refletir: O começo de tudo (Robyn Schneider)
O livro que me fez rir: Feliz por nada (Martha Medeiros)
O livro que me fez chorar: Nenhum... #BigGirlsDontCry  Rsrsrs
O livro de fantasia que me encantou: A escolha (Kiera Cass)
O livro que me decepcionou: Crise (Robin Cook)
O livro que me surpreendeu: O começo de tudo (Robyn Schneider)
O thriller psicológico que me arrepiou: O poderoso chefão (Mario Puzo)
O livro mais criativo: Trilogia A seleção, A elite e A escolha (Kiera Cass)
O infanto-juvenil que se superou: Colin Fischer (Ashley E. Miller)
O livro que mudou a minha forma de ver o mundo: 1984 (George Orwell)
A capa mais bonita: Diga aos lobos que estou em casa (Carol R. Brunt)
O livro que li em um dia: A seleção (Kiera Cass)
O primeiro livro que li no ano: A mediadora - Assombrado (Meg Cabot)
O último livro que terminei: xxxx
O livro que abandonei: Em busca do sentido da vida (Augusto Cury)
O livro que li por indicação: O príncipe da névoa (Carlos R Zafon)
A frase que não saiu da minha cabeça: 
O(a) personagem do ano: Solomon Northup - 12 anos de escravidão (Solomon Northup)
O casal perfeito: Tris e Quatro - Trilogia Divergente, Insurgente e Convergente (Veronica Roth)
O(a) autor(a) revelação: Robyn Schneider
O melhor livro nacional: Feliz por nada (Martha Medeiros)
O melhor livro que li em 2014: So hard...

Sandra Mika



A aventura que me tirou o fôlego: O Código do Apocalipse
O terror que me deixou sem dormir: não leio muito Terror
O suspense mais eletrizante: O Sexto Homem
O romance que me fez suspirar: Ligeiramente Casados
A saga que me conquistou: Os Bridgertons (O Duque e Eu, O Visconde que me Amava, Um Perfeito Cavalheiro (essa resenha é da Luana) e Os Segredos de Colin Bridgerton (essa é minha e da Luana!)
O clássico que me marcou: Jane Eyre
O livro que me fez refletir: O Doador de Memórias
O livro que me fez rir: Desde o primeiro Instante
O livro que me fez chorar: não choro com tanta facilidade assim..rs
O livro de fantasia que me encantou: A Filha do Sangue
O livro que me decepcionou: Belo Desastre
O livro que me surpreendeu: Twittando o Amor
O thriller psicológico que me arrepiou: Fique Comigo
O livro mais criativo: O Livro do Cemitério
O melhor HQ: Não li HQ esse ano :/
O infanto-juvenil que se superou: Will&Will
O livro que mudou a minha forma de ver o mundo: Você mudou a minha vida
A capa mais bonita: Tabuleiro dos Deuses
O livro que li em um dia: Soterrados
O primeiro livro que li no ano: O Visconde que me Amava
O livro que abandonei: Um olhar de amor
O livro que li por indicação: O Trono de Vidro (#maravilhoso!!)
A frase que não saiu da minha cabeça: Foram tantas...
O(a) personagem do ano: James Alexander Malcolm MacKenzie Fraser
O casal perfeito: Eve e Aydan Bedwyn
O(a) autor(a) revelação: David Baldacci
O melhor livro nacional: Li tão poucos nacionais (#vergonha), mas acho que o livro da Lu Piras, Um Herói para Ela.
O melhor livro que li em 2014: Não dá...foram muitos, não posso ser injusta. Esse ano foi um bom ano literário!
A minha meta literária para 2015 é: Não gosto muito de metas literárias...acabam me cansando, pressionando e frustrando..rs. Mas acho que 80 livros iria estar de bom tamanho pra mim.


E aí gostaram das nossas escolhas?

Esperamos que vocês tenham um 2015 de ótimas leituras, e o que a gente achar de bom, a gente conta por aqui!

Nenhum comentário

Postar um comentário

Agradecemos pelo comentário!