[RESENHA DE TINTA] O RETRATO



PARCERIA NOVO CONCEITO
Título Original: The bookman´s tale.
Autor: Charlie Lovett
Tradução: Bárbara Menezes
Número de páginas: 416
Editora: Novo Conceito
ISBN: 9788581633886
Ano: 2014
Nota: 4/5


Sinopse: Um livro para aqueles que amam os livros. 1995. A morte precoce de Amanda Byerly foi um golpe duro, que encheu de tristeza o coração de seu marido, Peter. Mais introspectivo do que nunca, ele decide deixar os Estados Unidos e se instalar na Inglaterra, onde passa a se dedicar à recuperação e à negociação de livros raros. Em um de seus dias de pesquisa solitária, Peter se depara com o retrato de uma jovem muito parecida com sua amada esposa, guardado dentro de um livro. A semelhança impressiona, mas a aquarela foi pintada há muito, muito tempo. Trilhando um sinuoso caminho entre a era vitoriana e o final do século XX, Peter passa a investigar a origem do misterioso retrato. As pistas acabam por levá-lo a se envolver em um mistério histórico: uma obra perdida do dramaturgo William Shakespeare. "O Retrato" é uma fascinante mistura de suspense e paixão que nos convida a viajar no tempo, no rastro de histórias sobre livros.


Resenha:
O que fazer quando por acaso, você encontra uma pintura de alguém feita há muito tempo atrás e que é extraordinariamente parecida com sua esposa? Daria risada da coincidência e seguiria a vida, não é mesmo? Não o Peter. Eis os motivos principais:

Nº1 – Sua esposa faleceu;
Nº2 – A “coincidência” não é uma justificativa aceitável;
Nº3 - Afundado em sua depressão pelo luto, ele vê nessa pintura uma chance de ficar um pouco mais próximo a sua e, até então negligenciada, profissão de livreiro.

Peter tem um amor enorme pelos livros, é conhecedor de todo o processo de edição, encadernação e até mesmo o de falsificação, como todo bom livreiro. Amor esse, só superado pelo o que sente por Amanda. Sua primeira e única namorada, que virou esposa mas faleceu prematuramente.
A lista acima é proposital para associar com a que Peter recebeu de seu terapeuta e que tem sido seu guia diário:

1. Sofrer por Amanda; reconhecer seus sentimentos
2. Estabelecer hábitos regulares de sono e alimentação
3. Conhecer pessoas
4. Restabelecer sua carreira
5. Usar a carreira para se aproximar das pessoas, não para mantê-las afastadas
6. Desenvolver uma paixão além dos livros
7. Aprender algo novo
8. Entrar em contato com velhos amigos
9. Restabelecer o relacionamento com a família de Amanda
10. Não correr para longe, correr em direção a.
(Pág 41)


Vamos, então, junto com Peter, quebrar sua resistência de conversar com as pessoas, principalmente estranhos, e entrar nessa investigação que no começo parece ser só por curiosidade pessoal, mas que no desenrolar vai virando uma corrida para desvendar uma das maiores descobertas da literatura dos últimos tempos que pode até mudar a história e a reputação do grande Willian Shakespeare.
O livro em si é um tanto confuso por contar a história do passado do livro e do passado e presente de Peter simultaneamente, envolvendo um grande número de personagens e dificultando o acompanhamento da história. É pra ficar ligado! Bobeou, perde o fio e tem que voltar lá atrás!!
Achei o material ótimo, pesquisa cuidadosa, não encontrei erros de edição, tem um bom acabamento e as páginas são caprichosamente decoradas com arabescos bem lindos.
É, sim, um livro para amantes de livros e com certeza uma ótima opção de leitura. Recomendo!




Nenhum comentário

Postar um comentário

Agradecemos pelo comentário!