[resenha de tinta] Os Segredos de Colin Bridgerton

O Ministério dos Blogueiros e o Mundo de Tinta advertem: Essa série é viciante. Quarto livro da série, pode conter SPOILERS.
Série: Os Bridgertons - Livro 04
Título original: Romancing Mister Bridgerton
Autor: Júlia Quinn
Tradutor: Cláudia Guimarães
Número de páginas: 336
Editora: Arqueiro
ISBN: 9788580413076
Ano: 2014
Nota: 5/5

Sinopse:
Há muitos anos Penélope Featherington frequenta a casa dos Bridgertons. E há muitos anos alimenta uma paixão secreta por Colin, irmão de sua melhor amiga e um dos solteiros mais encantadores e arredios de Londres.
Quando ele retorna de uma de suas longas viagens ao exterior, Penélope descobre seu maior segredo por acaso e chega à conclusão de que tudo o que pensava sobre seu objeto de desejo talvez não seja verdade.
Ele, por sua vez, também tem uma surpresa: Penélope se transformou de uma jovem sem graça ignorada por toda a alta sociedade, numa mulher dona de um senso de humor afiado e de uma beleza incomum.
Ao deparar com tamanha mudança, Colin, que sempre a enxergara apenas como uma divertida companhia ocasional começa a querer passar cada vez mais tempo a seu lado. Quando os dois trocam o primeiro beijo, ele não entende como nunca pôde ver o que sempre esteve bem à sua frente.
No entanto, quando fica sabendo que ela guarda um segredo ainda maior que o seu, precisa decidir se Penelope é sua maior ameaça ou a promessa de um final feliz.
Em Os segredos de Colin Bridgerton, quarto livro da série Os Bridgertons, que já vendeu mais de 3,5 milhões de exemplares, Julia Quinn constrói uma linda história que prova que de uma longa amizade pode nascer o amor mais profundo.

Resenha:
O filho número 03 de Violet Bridgerton sempre foi descrito como o mais afável, com o sorriso mais travesso e o mais querido por todos. Quem já leu os três livros anteriores (Duque e Eu, Um visconde que me amava e Um perfeito Cavalheiro) da saga sabem do que estou falando. Todos devidamente resenhados aqui no blog. :D
Esta imagem dá uma boa ideia dessa família esplendorosa...
nessa imagem, Colin é retratado com 22 anos, pois foi no livro 01

            Mas esse livro dá mais importância não a um Bridgerton e sim a uma Featherington. Mais precisamente Penélope. O patinho feio de sua temporada e das temporadas seguintes, era a ‘menina invisível’ das margens dos grandes salões de baile, sempre sendo a única a ficar sem dançar.
“... Não havia nada mais deprimente do que uma menina feia sem personalidade. E naquele primeiro ano no mercado casamenteiro, era exatamente isso que Penelope era. Uma garota feia sem nenhuma – ah, está certo, ela tinha que se dar algum crédito: com muito pouca – personalidade.” Pág. 12
            E sua mãe, Portia, não ajudava muito. Pelo contrário, além de vesti-la de modo péssimo, ainda a obrigava a um sem fim de bailes, recitais e tudo mais que exigia as tais temporadas londrinas e a diminuía sempre que a oportunidade surgia.
"...Os "elogios" da mãe tendiam a ter o efeito de ferrões de vespas sobre ela." Pág. 21
            Mas ela já estava terrivelmente apaixonada nesse tempo. E mesmo que recebesse alguma proposta, não aceitaria. Seu coração e sua alma são de Colin Bridgerton, irmão de sua melhor amiga Eloise. Mas o negócio tá difícil.
            Então o tempo passa e Penélope oficialmente se torna uma solteirona. Aos 28 anos e sem nenhuma proposta de casamento resigna-se a ir às festas como acompanhante da irmã caçula, Felicity.
            Então, em dado momento, Colin volta de suas frequentes viagens pelo mundo e reencontra Penélope e em uma conversa descobre que ela é bem mais engraçada e espirituosa do que se lembrava. E com os frequentes encontros vai notando várias outras qualidades que nunca tinha notado. E surpreende-se com suas emoções. Eram amigos há tanto tempo! Como nunca tinha notado?!
"... Olhou para ela e, de alguma forma, não viu a mulher que vira tantas vezes antes. Penelope estava diferente. Ela brilhava. Era uma sereia, uma deusa, e ele se perguntou como era possível que ninguém jamais tivesse percebido." Pág. 124
            E assim, uma sólida amizade vai se transformando...
Só suspiros nessa hora...aiaiai...
            Uma história lindaaaaa... Como todas as outras, mas nessa tem um diferencial... Um grande segredo será revelado!
Curioso?! Só lendo pra descobrir
Olá pessoal,
Eu e a Sandra  somos apaixonadas pela série e começamos a ler o livro ao mesmo tempo, mas como ela é representante da Arqueiro e foi quem começou resenhar esta série no blog( e gentilmente me deixou destilar veneno na resenha de Um perfeito Cavalheiro) vim aqui, a pedido dela dar só um "pitaco" e mostrar a minha visão da história:
Como a Sandrinha já explicou e vocês também já sabem, Colin Bridgerton é o terceiro irmão dessa adorada família. 
Sem chances e nem pretensão a herdar um título de nobreza, mas ainda assim um Bridgerton, o que na fictícia sociedade londrina da época não era pouca coisa, Colin ainda é "encantador" como diria Lady Whistledown, com seus incríveis olhos verdes, pele morena e sorriso de derreter geleiras.
Mesmo com todos esses atributos, Colin continua correndo do casamento. Ele inventa mil viagens e nunca fica em Londres para as temporadas desde o casamento de se irmão Benedict.  Deste, até a época que o livro se passa, temos um hiato de dez anos, inclusive sua irmã Francesca, já casou e ficou viúva.(e não ficamos sabendo...).
Na volta da sua última viagem, Colin reencontra Penélope Featheringhton, amiga de sua irmã  Eloise e percebe que ela mudou, deixou de ser aquela menina "tragédia" visual, que sua mãe o obrigava por educação a tirar para dançar e se transforma em uma jovem interessante.
Penélope, sempre foi secretamente apaixonada por Colin e dez anos depois, se tornou uma solteirona, acompanhante de Felicity,sua irmã mais jovem, aos bailes da temporada. Mesmo que tenha deixado de ser aquela menina submissa e controlada pela mãe, Penélope nunca recebeu uma proposta de casamento, e também, não aceitaria pois seu coração já tinha dono.
Assim, o gamofóbico e a solteirona vão se encontrando cada vez mais  e se tornando amigos até que Colin começa a perceber que Penélope é mais que uma amiga ou pessoa interessante, mas alguém em que ele deveria ter prestado atenção a muito tempo atrás, e durante esse re-conhecimentos alguns segredos como já diz o nome do livro são revelados e conviver com os seus e o do outro pode ser tornar uma tarefa difícil.
Confesso que esse era o livro que mais esperava, apesar da minha paixão pelo Visconde, Anthony, "os Segredos de Colin Bridgerton" era aguardado por mim e acho pela maioria das fãs com ansiosos suspiros, mas sinto informar que me decepcionei. :(
Não o livro não é ruim, é maravilhoso, o que me "decepcionou" foi o caráter de Colin. Eu sempre achei que da família, ele fosse o irmão "perfeito" e não é. 
Colin é o tipo de pessoa "Hiena Wyard", ó vida, o azar. Ele quer ser mais que apenas um Bridgerton, mas também não faz nada para mudar, quando ele vai se sentindo oprimido inventa uma viagem e foge.

A culpa dessa visão talvez seja da própria Penélope que sempre o idealizou como um príncipe e claro, da fofoqueira mor da sociedade, Lady Whistledown, que sempre foi elogiosa a seu respeito.
E nesse ponto a narrativa fica interessante, porque Julia mostra que as aparências enganam e as vezes julgamos conhecer as pessoas por quem elas demonstram ser e não por quem realmente são. 
Lá em cima, a Sandra fala que o livro é sobre a Penélope, e sim  com certeza, você irá conhecer uma Penélope diferente dos livros anteriores, apesar dela demostrar um pouco de sagacidade principalmente em um Perfeito Cavalheiro, você não imaginará do que ela é capaz.
Mas por justiça e por gostar muito da personagem eu dou o prêmio de melhor personagem do livro não a Colin nem a Penélope, mas a Lady Danbury. Ela é o fio condutor da história. Com seu humor esplêndido, #sqn,  a velhinha da bengala mais perigosa dos salões de baile, dá show, mais uma vez, e rouba a cena.
O pitaco ficou gigante, mas falar dos Bridgertons é sempre um prazer.
Agora é aguardar o da Eloise.
Leiam! Recomendamos!




2 comentários

  1. Oi meninas...eu adorei essa ideia de resenha dupla..ficou sensacional...sou suspeita pra falar desse livro, pois é um dos meus favoritos , afinal eu amo a Penny (super íntima)..eu adorei as conversas divertidas e sarcásticas entre ela e o Colin... Eu já perdi a conta das vezes qu li essa série todoa...estou louc apr ater esse livro na minha estante..vai ficar lindo. :D Parabéns pela resenha..bjs e fiquem com Deus

    ResponderExcluir
  2. Adorei a resenha e as gifs bem colocadas.
    Bjs doces.

    ResponderExcluir

Agradecemos pelo comentário!