[Resenha de Tinta] O Desaparecimento de Katharina Linden




O DESAPARECIMENTO DE KATHARINA LINDEN
Título original: The vanishing of Katharina Linden
Autor: Helen Grant
Tradutor: Flávia Carneiro Anderson
Número de páginas: 322
Editora: Bertrand Brasil
ISBN: 9788528615098
Ano: 2009
Nota: 4/5

Sinopse:
No dia em que Katharina Linden desapareceu, Pia foi a última pessoa a vê-la com vida. O terror se espalhou pela cidade. Como uma garotinha de dez anos poderia desaparecer num lugar em que todos se conheciam? Pia está decidida a descobrir o que aconteceu com Katharina. No entanto, quando outra menina desaparece...

Resenha:
Uma cidadezinha da Alemanha. Daquelas em que todo mundo sabe da vida de todo mundo e que as velhinhas (algumas somente, claro) são as maiores fontes de fofocas. Verdadeiras e inventadas.
            Pia Kolvenbach é uma menina de 10 anos, filha de um alemão casado com uma inglesa que, como todos os outros, acham que a Inglaterra é o melhor lugar do mundo J, mas convenhamos, quero muito conhecer a locação de Orgulho e Preconceito hein ;)
            Mas então, Pia é uma criança com todos os ‘problemas’ de criança: pais que, ao mesmo tempo, são protetores e ausentes, autoritários e complacentes, deixando as cabecinhas infantis bem confusas. E o bullying na escola. Sim, as escolas alemãs também tem bullying. Principalmente quando acontece algo bem desagradável com sua avó.
            Mas você deve está se perguntando: cadê a Katharina?

            Ela tá lá, mas quem conta a história é a Pia.
            Além de Katharina também há as outras...todas desaparecidas, mas quem levou? Eis o mistério que Pia e Stefan Fedido precisam resolver.
Um aspecto muuuuiiito legal é que no meio do texto há expressões, palavras em alemão! Mas acompanhado com um glossário no final que também fala das festas e personagens folclóricos. Nada que atrapalhe a leitura, algumas são traduzidas por dedução e dá todo um charme.
“... – A-hã, claro – meteu-se alguém. – E provavelmente será um de vocês dois. Coma outra Wurst e com certeza vai explodir mesmo, seu Fettsack.” Pág. 59
Outro detalhe é que a autora mora na pequena cidade onde a história se passa, Bad Müstereifel.
Olha a cidadezinha de Pia



Fala das festas típicas, feriados, as tradições, comidas; enfim, um mergulho na cultura alemã. Além de colocar um contador de histórias locais que nos traz várias lendas do folclore alemão como Hans, o Inabalável, o Caçador e o Homem Assustador de Hirnberg.
            Uma história dramática, com um final feliz. É? Não sei.
            A mãe de Pia faz uma constatação interessante no final
“... Era típico, dissera a minha mãe, todos os habitantes locais passarem o tempo livre falando da vida dos outros e ainda assim não ver o que acontecia bem debaixo dos próprios narizes.” Pág. 302
            Gostei. Diferente e interessante.
            Esse é o primeiro livro de Helen Grant, mas já lançou mais 2. Quem quiser ler mais sobre ela aqui o site oficial e a página do Skoob.
            Recomendo!




Nenhum comentário

Postar um comentário

Agradecemos pelo comentário!