[Resenha de Tinta] Vinte Garotos no Verão

Na verdade, as coisas não vão embora. Elas se transformam em algo diferente. Em algo mais bonito.

Página do Skoob
Parceria Novo Conceito
Título Original: Twenty Boys Summer
Autora: Sarah Ockler
Número de Páginas: 288
Tradutor: Edson Rochedo
ISBN: 9788581633657
Publicado: 2014
Nota: 3/5
Sinopse: Quando alguém que você ama morre, as pessoas perguntam como você está, mas não querem saber de verdade. Elas buscam a afirmação de que você está bem, de que você aprecia a preocupação delas, de que a vida continua. Em segredo, elas se perguntam quando a obrigação de perguntar terminará (depois de três meses, por sinal. Escrito ou não escrito, é esse o tempo que as pessoas levam para esquecer algo que você jamais esquecerá). As pessoas não querem saber que você jamais comerá bolo de aniversário de novo porque não quer apagar o sabor mágico de cobertura nos lábios beijados por ele. Que você acorda todos os dias se perguntando por que você está viva e ele não. Que na primeira tarde de suas férias de verdade você se senta diante do mar, o rosto quente sob o sol, desejando que ele lhe dê um sinal de que está tudo bem.

Resenha
Fiquei com medo de ler esse livro porque ele parecia ser triste. Mas resolvi encarar.
Anna é apaixonada por seu amigo de infância Matt. Matt é irmão de Frankie, que é a melhor amiga de Anna. Eles são vizinhos e cresceram brincando juntos. Quando Anna faz 15 anos, Matt a presenteia com um beijo - exatamente o que ela tem desejado desde os doze anos. Eles começam a se encontrar escondido toda noite e o sentimento só cresce. Anna está vivendo um conto de fadas.
Pena que essa felicidade dura pouco, muito pouco! :/ Por um problema no coração, Matt tem uma morte fulminante - morre antes que eles possam decidir o que estavam tendo, antes que eles tenham contado para Frankie ou pra qualquer outra pessoa. O peso é grande demais, Anna não sabe como lidar com isso, não consegue se abrir com ninguem. E ainda tem que achar forças para ajudar sua amiga Frankie, que não está nada bem, claro!
Um ano após a morte de Matt, Frankie e Anna ainda estão sofrendo com a perda de Matt. Os país de Frankie às convidam para passar as férias de verão na casa de praia deles, numa baia da Califórnia. De acordo com Frankie, "vinte dias na baia de Zanzibar é a perfeita oportunidade para paquerar, e se elas conhecerem um garoto por dia, há uma grande chance de Anna ter seu primeiro romance". Como Anna não contou para Frankie que já teve seu primeiro romance - e que foi com seu irmão Matt! - ela acaba aceitando.
Todos estão ainda aprendendo a lidar com a ausência de um ente tão querido, um garoto de 17 anos, cheio de vida, carinhoso e gentil. A escrita é agradável, o livro é adolescente mas interessante, consegui sentir a dor e confusão de Anna, sofri com ela.
A relação de Anna e Frankie tem seus altos e baixos durante o verão. São muitos sentimentos conflitantes, e Frankie não conversa mais sobre as coisas importantes, apenas sobre beleza e garotos. Mas esse tempo juntas e longe de tudo pode ajudá-las a se entender e evoluir. E, é claro, elas se meterão em encrencas, e conheceremos alguns carinhas legais e outros nem tantos. Afinal, elas só são duas adolescentes aprendendo a viver.
Não sei se esse livro ajuda os adolescentes, ou ajuda os adolescentes a mentir. As meninas ficam impunes de todas suas saidinhas escondidas, suas bebedeiras e mentiras. Sei que é normal adolescente não contar tudo para os pais, mas não precisava enaltecer tanto. Fiquei incomodada. Será que estou sendo inocente? Não sei!
        Anna é muito bestinha sobre sexo, não acredito que as meninas de 15 anos sejam mais assim. E odeio essa forma de narrar sobre sexo entre adolescentes, no qual a menina parece que não está no seu corpo... como se ela se afastasse do ato, não fosse humana com desejo e prazer; ficando esses sentimentos apenas para o garoto.
É isso, não sei se daria esse livro para uma adolescente ler. O livro tem algumas partes bem bonitas mas ... . 
      Ah, descobri que mais uma vez estou lendo o livro de estréia da autora. Outra coisa, não gostei do título do livro, fica parecendo que é um livro sobre "pegação", mas não, fala sobre perda, luto e como continuar. Esse livro foi lançado nos Estados Unidos em 2009. Essa autora tem outros livros publicados, todos no estilo 'young adult' quem quiser conferir clica aqui, mas esse é o único publicado aqui no Brasil até o momento. Grande abraço.

Um comentário

  1. Parece uma boa história, já tinha lido outras resenhas e cada vez fica melhor! ^^

    Beijos! || ape56.blogspot.com

    ResponderExcluir

Agradecemos pelo comentário!