[Resenha] Em Busca de um Final Feliz

Vida, Morte e Esperança em uma Favela de Mumbai


Página no Skoob
Parceria Novo Conceito
Título Original: Behind the Beautiful Forevers
Autora: Katherine Boo
Tradução: Paula Mathias de Siqueira
Número de Páginas: 288
Editora: Novo Conceito
ISBN: 9788581630328
Ano: 2013
Nota: 4/5
Sinopse:
‘Em Busca de um Final Feliz’, de Katherine Boo, é um livro brilhantemente escrito. Através de uma forte narrativa, descobrimos como é o dia a dia dos moradores de Annawadi, uma favela à sombra do elegante Aeroporto Internacional de Mumbai, na Índia. A história de seus habitantes nos faz rir e chorar, porque “o que é celebrado neste livro não é o que poderíamos chamar toscamente de ‘o encanto da lama’, mas a riqueza das pessoas que — para o bem e para o mal — compõem um tronco social que está cada vez mais presente no nosso mundo moderno (Zeca Camargo, em prefácio a esta edição).
O leitor vai se apaixonar por Sunil Sharma, o menino catador de lixo que quer ficar rico, por Manju, a moça mais bonita da favela, que quer ser professora, e até pela tresloucada Fátima, a Perna Só, que só quer um pouco de atenção."

Resenha:
A jornalista americana Katherine Boo passou quase quatro anos fazendo pesquisa nas favelas de Mumbai. Um dos resultados desse trabalho é esse livro. Em busca da Felicidade nos mostra um pouco da realidade da grande cidade de Mumbai, mas não a parte que vemos nas agências de turismos: somos imersos na realidade daqueles que são negligenciados - não! - mais correto seria dizer daqueles que são sumariamente esquecidos.
Através do seu livro, Katherine Boo foi capaz de nos inserir nesse meio e nos dar uma visão do funcionamento dessa favela mas também uma visão mais rebuscada, interiorizada de alguns de seus marcantes personagens.
Annawandi é uma favela, nem a maior nem a menor favela da "cidade favelada Munbai". Escolhida pela autora para esse trabalho por sua localização: a favela mais próxima do Aeroporto Internacional de Mumbai e vizinha há um grande e luxuoso hotel. Com seu três mil habitantes, Annawandi tem todos os tipos de problemas e discrepâncias imagináveis e inimagináveis. Grande parte de seus habitantes vivem da coleta de lixo da região, e todos os pontos de coleta são disputados com a própria vida.
Conhecemos Abdul, um catador de lixo introspectivo e esforçado, sofrendo nas mãos da polícia corrupta por um crime que não cometeu. Temos Asha, a primeira 'universitária' de Annawandi, e sua mãe que vê como saída da extrema pobreza a corrupção política. Passamos os dias acompanhando um pouquinho de cada um: seus sofrimentos, anseios, medos, doenças... e, acima de tudo, a esperança que os move, o que alimenta seus corações para enfrentar mais um dia. Também conhecemos alguns que não são mais capazes de aguentar e terminam com seu próprio sofrimento. Longe de mim julgá-los!
Uma teia infinita de corrupção policial e política, mentiras, preconceitos, injustiças. Eu sofri com esse livro - é um murro na boca do estômago! Li sobre seres humanos vivendo em condições muito além da pobreza que eu achava que seria possível. Além dos problemas com a pobreza, ainda tem o problema religioso, no lugar onde a maioria é hindu, os mulçumanos vivem sem direito algum. Melhor, se os hindus já não tem direito a nada, imagine os mulçumanos?
Mas no meio de tudo isso, ainda conseguimos ver pessoas com disposição, vontade de viver e progredir, de se apaixonar e ser feliz. 

Curiosidades:
Confiram algumas fotos de Annawadi e seus moradores no site do livro (em inglês) aqui.
Como já venho reclamando desde que aprendi um pouquinho de inglês, o título original do livro é muito mais bonito (e tem muito mais a ver com o texto) do que sua versão em português. Sinceramente, não sei o que acontece em nosso país. O título em português nos remete a livros de romances e finais felizes. Não que seja ruim, mas convenhamos, não atrai muito os leitores que preferem outros etilos literários como o de um drama não-ficcional (como neste caso). Eu, por exemplo, tive que explicar que o livro não era um romance e sim um livro que fala sobre a realidade de pessoas que vivem em condições inimagináveis, para alguns amigos porque quando disse o título eles já o descartaram.

Nenhum comentário

Postar um comentário

Agradecemos pelo comentário!