[Resenha de Tinta] Quando eu era Joe


Título Original: When I was Joe
Autora: Keren David
Número de Páginas: 318
Tradutor: Geraldo Cavalcanti Filho 
ISBN: 9788581633398 
Publicado: 2014

Sinopse:Imagine o que é perder, em uma única noite, sua casa, seus amigos, Como é possível viver mentindo sobre todas as coisas? Sua escola e até mesmo o seu nome. Aos 14 anos, Ty presencia um crime bárbaro num parque de Londres. A partir desse momento, tudo muda para ele: a polícia o inclui no programa de proteção à testemunha, e Ty é obrigado a assumir uma vida diferente, em outra cidade. O menino ingênuo, tímido, que costumava ser a sombra do amigo Arron, matricula-se na nova escola como Joe... E Joe não poderia ser mais diferente de Ty: faz sucesso com as meninas, torna-se um corredor famoso... Joe é tão popular que acaba incomodando os encrenqueiros da escola. Ser Joe é bem melhor do que ser Ty. Mas, logo agora, quando ele finalmente parece ter se encaixado no mundo, os atentados e ameaças de morte contra sua família o obrigam a viver no anonimato, em fuga constante e sob a pressão de prestar depoimentos sobre uma noite que ele gostaria de esquecer. Um livro – de tirar o fôlego! – sobre coragem e sobre o peso das consequências do que fazemos .
Resenha:
Como é possível viver mentindo sobre todas as coisas?
Ty é um menino de 14 que vive em Londres com sua mãe, Niccki, que deu a luz a ele aos 16 anos. Nunca conheceu seu pai, tem apenas um amigo na escola, sofre bulling e sua vida é solitária.
Toda essa realidade muda quando Ty presencia um assassinato e é colocado no programa de proteção a testemunha.
Assim, Ty se transforma em Joe, e vê sua vida mudar...
Acredito que todo adolescente pense um dia em como seria se pudesse ter uma vida totalmente diferente da que possui. Ty teve essa oportunidade, e se transformou no que queria: Joe é popular, desejado e amigo de todos. 
Mas infelizmente sua vida é uma fantasia e o passado ronda Joe. A família do jovem que cometeu o assassinato o busca para silenciá-lo.
Como é possível viver uma vida nova, quando a antiga te persegue? Como é possível construir uma vida toda baseada numa mentira?
Quando eu era Joe é sobre amadurecer, sobre verdade, e sobre assumir nossos erros. Sobre como se pode mudar, ser alguém diferente daquilo que se é, para o bem ou para o mal, dependendo de nossas escolhas. As vezes a vida nos força a ser algo que não queremos ser. E como fugir daquilo que parece ser nosso destino? Como fugir de quem se é?
Um livro muito bom, fluído e bem escrito. Um cenário adolescente, mas diferente do que se vê hoje em dia nas livrarias. Em fim, um adolescente com tudo que temos direito, mas com um pano de fundo bem melhor tecido do que o colegial apenas.
Recomendo.





3 comentários

  1. Nunca tinha lido uma resenha do livro ainda, mas esta me impressionou! A capa não é muito bonita, parece de livro infantojuvenil; o que serviu para me lembrar que não devemos julgar um livro pela capa. :)

    Beijos! || ape56.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Natália!
    Realmente, neste caso não podemos julgar o livro pela capa... rs

    Obrigada pela visita!
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Olá, conheci seu blog através do Cia do Leitor e gostei muito.
    Tenho um blog imaginemia.blogspot.com.br e sempre que quiser divulgar algo pode me chamar que divulgo. Meu blog ainda não possui muitos seguidores, mas será um prazer ajudar.
    Possuo uma página no facebook (Encontro na noite) onde também gosto de divulgar.
    Sucesso!!!
    Mia Antiery

    *Primeira resenha que li desse livro. Me interessou!

    ResponderExcluir

Agradecemos pelo comentário!