[Desafio Literário 2012] Cotoco - O diário (perversamente) engraçado de um garoto de 13 anos


Autor: JOHN VAN DE RUIT
Tradução: Marcelo Mendes
Número de Páginas: 392
Editora: Intrínseca
ISBN: 9788598078854
Ano: 2010
Nota: 9/10

Sinopse: África do Sul, 1990. Dois grandes eventos estão prestes a acontecer: a libertação de Nelson Mandela e, o que para o garoto John Milton é ainda mais importante, o início das aulas no internato. Cercado por pais no mínimo lunáticos, uma avó gagá e colegas de dormitório para lá de estranhos (com apelidos do tipo Lagartixa, Rambo, Rain Man e Cachorro Doido), John (que graças a suas partes íntimas pouco desenvolvidas é debochadamente apelidado de Cotoco) faz o que pode para se adaptar - e tudo indica que não será fácil. Munido apenas da própria perspicácia e de um diário, Cotoco vive uma série de situações bizarras e divertidas: de mergulhos proibidos no meio da madrugada a acirrados campeonatos de críquete, passando pela caça ao fantasma de um professor e por catastróficas férias em família. E é nas páginas de seu diário que acompanhamos o peculiar - e sobretudo engraçadíssimo - funcionamento da mente de um garoto de 13 anos ao descobrir a vida, a amizade... e a pluralidade da fauna humana.

Resenha: 

Jonh Milton (não o poeta! Nosso personagem de 13 anos) vem de uma família mentalmente perturbada em que o pai tenta matar os cachorros dos vizinhos, enquanto a mãe tenta convencer a avó que esta não está tendo seus iogurtes roubados da geladeira!
                O livro, escrito em forma de diário, nos mostra (ou lembra, depende de como foi a sua) o quanto a vida na escola é dura, difícil para os calouros e especialmente para aqueles que são um pouco diferentes (o apelido Cotoco é referencia ao órgão genital do nosso personagem).
                Com uma linguagem bem simples e engraçada vemos o dia-a-dia de calouro, o preconceito e a tensão entre brancos e negros. A vontade de alguns adolescentes de mudar a realidade na África e o Apertheid.
                Os Oitos Loucos, como ficam conhecidos Cotoco e seus amigos de dormitórios, aprontam mil e uma na escola. Venha acompanhar o ano letivo com direito a campeonatos de Rugbi e Críquete, uma peça de teatro, mergulhos não permitidos no meio da noite e a história de um fantasma de professor na capela da escola. Apenas coisas ‘normais’ de escola.
                Uma história agradável, cativante e que mostra o sentido de união e amizade entre companheiros de aventuras. 


3 comentários

  1. O livro parece ser bem engraçado,assim como a maioria dos diários de adolescentes. =P'
    É a historia acontece num período interessante neh?! O que só vem a colaborar para a riqueza do libro!

    Bjos

    http://oceano-literario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi, Agatha!
    Faz um tempo que coloquei esse livro na minha lista e nem lembrava mais dele haha. Adoro livros narrados a partir de diários :D Parece ser um livro bem engraçado!

    Beijos,
    Bianca - www.epilogosefinais.co.cc

    ResponderExcluir
  3. Adorei sua resenha. O livro parece ser bastante engraçado e é por isso que adoro diários adolescentes. Se tiver a oportunidade irei ler.

    http://livinhas-place.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Agradecemos pelo comentário!