[Desafio Literário 2012] MIL DIAS EM VENEZA

Título original: A Thousande Days in Venice: An Unexpected Romance
Tradução: Fernanda Abreu
Editora: Sextante
Número de páginas: 232
ISBN: 9788575425602
Ano: 2010
Nota: 5/5

Sinopse: Este livro pode parecer um conto de fadas, mas é uma história de amor verídica – o amor entre uma mulher e um homem, o amor pela comida e o amor por uma cidade. Em Mil dias em Veneza, Marlena evoca vividamente as imagens, os sons e os aromas de uma das cidades mais românticas do mundo e divide com os leitores as receitas que estiveram presentes em alguns dos momentos mais importantes de sua vida.

Resenha

Essa história poderia muito bem ser um conto de fadas moderno se não fosse por um pequeno detalhe: é totalmente real!! Aconteceu mesmo!!
Marlena abre seu coração e suas lembranças e escava fundo, arrancando todas as ervas daninhas e se preparando para viver mais uma incrível aventura, como sempre foi sua vida... de cigana...sempre levando seus adamascados e suas taças de cristal fino...mas você deve tá se perguntando...o DL de janeiro é sobre gastronomia, então “cadê a bendita comida??!!”
Marlena de Blasi é chef e crítica gastronômica e enóloga e quando seu chefe lhe enviou pela primeira vez à Itália, ela hesitou muito em ir a Veneza, mas precisava verificar uns bares novos. Então foi no meio de Refoscos, Proseccos e Torbolinos que Marlena se encantou por Veneza e a Princesa se encanta por ela e daí por diante, sempre volta, ano após ano e nesse vai-e-vem é que ela encontra um veneziano apaixonado por seu perfil e por seu casaco branco e ele diz a ela que lhe esperou a vida toda. E não desejando perder mais tempo, a pede em casamento e ela aceita. Loucura? Não!! Amor!! Amor em sua mais pura essência e sabor. Em meio a cozidos suculentos, massas espetaculares (atenção, fica-se passando mal, desesperada por um rodízio de massas infinito....sentindo o sabor do queijo, do vinho, #babandomuitooooo) e gellattos refrescantes e inesquecíveis. A riqueza de detalhes dos pratos preparados é o mesmo destinado a mostrar como é grande o seu amor por Fernando:
“...Amar Fernando é como uma única e incisiva jogada do destino que me permite ver todos os padrões que outrora me deixavam perplexa e às vezes me torturavam. Não tenho a pretensão de compreender esses sentimentos, mas estou disposta a respeita o caráter sagrado do inexplicável. Parece que eu também herdei minhas ataduras. É incrível o que um homem carinhoso pode fazer para abrir um coração...” pág. 30.
Ao final do livro ainda tem-se mais duas surpresas maravilhosas: as receitas dos melhores pratos servidos e como prepara-los e em que momento de sua vida foram servidos e quais sensações transmitiram e ainda um delicioso roteiro dos melhores restaurantes, bares e quais as épocas mais alegres ou mais religiosas ou ainda mais românticas...
Marlena de Blasi nos mostra o quanto comida e amor estão interligados...Ama-se a comida e come-se o Amor (literalmente!!!)
Sirvam-se desse livro delicioso! Bom apetite!

Nenhum comentário

Postar um comentário

Agradecemos pelo comentário!