[Desafio Literário 2012] Um cientista na cozinha

Título Original: Les secrets de La casserole
Tradução: Marcos Bagno
Número de Páginas: 240
Editora: Ática
ISBN: 85080558837
Ano: 2006
Nota: 4/5


Sinopse
Há mais fenômenos na cozinha do que pode imaginar nossa vã (e deliciosa) gastronomia. Mas não são fruto do acaso nem passe de mágica: na verdade, resultam de importantes e às vezes complexas reações químicas. A cozinha é, portanto, um grande e divertido laboratório científico, e conhecê-lo em detalhes pode ser uma viagem fascinante.
Redator-chefe adjunto da revista francesa Pour La Sience e exímio mestre-cuca, Hervé This resolveu unir neste Um Cientista na Cozinha duas grandes paixões – a ciência e as panelas – e nos contar suas profundas implicações.
O resultado: um livro inovador, que revela os segredos da química culinária através de muita criatividade, humor e conhecimento científico.

Resenha
Como fazer 24 litros de maionese com uma única gema de ovo? Por que o leite derrama quando ferve e a água não? Por que a casca do pão tem mais gosto do que o miolo?
Sabe aquelas perguntas que você fez para sua mãe quando tinha 5 anos, e a resposta foi “porque é assim que é”, e no final das contas você mesmo se acostumou com a idéia de não saber a resposta? Este livro delicioso do francês Hervé This veio para elucidar suas questões.
Cozinhar não é lá uma das coisas mais fáceis do mundo, e cozinhar bem – e quando digo bem, quero dizer maravilhosamente – é ainda mais difícil. Que tal saber por que as coisas acontecem, e assim aprimorar suas artes gastronômicas?
O livro explica com detalhes técnicos quais as reações que acontecem quando misturamos ingredientes, quando os cozinhamos, assamos ou fritamos, quando cortamos uma fruta ou colocamos no vapor um legume. Mas prepare-se para a linguagem.
Se você fugiu das aulas de química no ensino médio, este livro não terá nada de interessante para você. Se não fugiu, mas termos como polímeros, colóide, enzimas e fosfolipídio te assustam mais que o Zé do Caixão, este livro também não é para você (mas se mesmo assim quiser tentar, há um glossário no final do livro que ajuda muito a relembrar as aulas esquecidas!).
Para apreciar esta obra, o leitor há de ter primeiro paixão pelas coisas que os outros simplesmente ignoram: o porquê por trás dos porquês, e a base antes do resultado. A fome por saber o que acontece num mundo que ninguém vê. Há de ter, finalmente, um quê de cientista (maluco?).
Aos que tem inclinação à cozinha, aconselho. Este livro trata, principalmente – e se você buscar o nome do autor na internet, comprovará por si só – de uma modalidade gastronômica muito difundida e tida como “moderna”: a cozinha molecular, que na verdade nada tem de atual. A química por trás da comida já é estudada há bastante tempo.
Mas eu diria que este livro é, principalmente, um guia dos curiosos.
Um brinde às artes da cozinha, da química e da física – alquimias modernas – e ao prazer do saber e da boa mesa!

Nenhum comentário

Postar um comentário

Agradecemos pelo comentário!