Resenha de Tinta: Império das Tormentas



Série: Império das Tormentas – livro 01
Autor: Jon Skovron
Número de páginas: 368
Editora: Arqueiro
Ano: 2018

PARCERIA ARQUEIRO

“... Ela estava enfiada entre as pilhas de cabos grossos. Parecia imunda e faminta, mas, fora isso, era uma garota bastante normal, de uns oito anos. Era até mesmo bonita, do jeito sulista, com pele clara, sardas e cabelo tão louro que parecia quase branco. Mas havia algo em seus olhos. Parecia vazios, ou pior do que vazios. Eram poços de gelo que extinguiam qualquer calor que a pessoa tivesse. Era vermelhíssimos. Olhos que tinham visto demais.” Pág. 13


Essa é a história de Bleak Hope e Red. Duas pessoas com muitas semelhanças e muitas diferenças. Ambos ficaram órfãos muito novos e foram criados pela primeira pessoa benevolente que apareceu. Mas a benevolência nesse ponto pode ter vários conceitos.
“... – Meus pais morreram. Isso tinha algum propósito? - Você é quem decide. Esse sofrimento o transformou no que você é: um garoto inteligente e um tremendo ladrão que sabe diferenciar o bem do mal. Talvez você se torne o maior ladrão que Nova Laven já viu. Isso não traz seus pais de volta. Mas pelo menos significa que a morte deles não foi em vão. Um sorriso se espalhou devagar pelo rosto de Red. Seus olhos cor de rubi reluziram. - É. O maior ladrão que Nova Laven já viu. – repetiu baixinho, a primeira de muitas vezes.” Pág. 62
Red foi criado e protegido por Sadie Cabra no Círculo do Paraíso, bairro perigoso e miserável de Nova Laven, a maior das ilhas do império das Tormentas. O menino foi ensinado nas delicadas artes do roubo e fuga e tornou-se um exímio arremessador de facas. Sua marca registrada era os olhos vermelhos, sinal do vício em especiaria coral que sua mãe manteve durante sua gestação. Dez anos se passam e o menino se torna um dos maiores ladrões das redondezas.
Bleak Hope cresceu nas ilhas do Sul e era feliz em meio ao pouco, mas ao lado de seus pais. Até que um dia, um navio negro, cheio de biomantes, os terríveis e estranhos soldados do imperador, aportaram na ilha e destruíram tudo. A menina foi então deixada num mosteiro da ordem dos vinchen, grandes guerreiros que serviam ao império. Após dez anos, um acontecimento faz com que ela parta em busca de seu ideal de vida: vingança.
“... De longe veio o ribombo grave de um trovão.- Onde está o seu tesouro? – perguntou Sadie.- Foi embora – respondeu Hope, com a voz ficando distante. [...] A escuridão se espalhou dentro dela como o conforto de um velho amigo. – Agora não tenho tesouro. Só vingança.- Contra quem?- Bem, a lista ficou longa.” Pág. 183
Mas ao chegar em Nova Laven, Bleak Hope descobre que tem mais coisas na vida do que seu objetivo e essas novidades a levam a lutar por ideais nunca antes imaginados...
Livro de estreia de Jon Skovron na literatura fantástica YA, e o que mais me chamou a atenção no livro foi o toque divertido que o autor coloca em meio as miseráveis condições que os morados de Círculo do Paraíso vivem. O vocabulário local, praticamente um dialeto, torna a leitura interessante e bem dinâmica. Temos aventuras em alto mar, que adoroooo, e também muita ação. Bleak Hope é A guerreira.
O livro te tira do lugar comum das fantasias mais tradicionais e complexas, com muitos personagens e lutas entre o bem e o mal (e se o mal ganhar, já era o mundo).


Não me atraiu inicialmente o estilo do autor em alguns momentos, mas nada que uma leve persistência não tenha vencido e, no todo, gostei da leitura e o final.... Que final destruidor foi esse?
Preciso ler a continuação!
Portanto, leiam também! Mais um autor de fantasia na área ;)


                      

Nenhum comentário

Postar um comentário

Agradecemos pelo comentário!