Resenha de Tinta: Caiu do céu



DESAFIO ALFABETO LITERÁRIO

Autora: Heidi W. Durrow
Número de páginas: 276
Editora: Leya
ISBN: 8580442710
Ano: 2012
Nota: 3/5

Sinopse: Rachel, filha de uma dinamarquesa com um negro, torna-se a única sobrevivente de uma tragédia familiar, depois de uma fatídica manhã no terraço de um prédio em Chicago. Forçada a se mudar para uma cidade estranha, tendo como tutora sua severa avó afro-americana, Rachel é obrigada a viver, pela primeira vez, em uma comunidade de maioria negra, na qual sua luminosa pele clara, seus extraordinários olhos azuis e sua beleza fazem com que seja alvo de constante atenção, por onde quer que passe. Enquanto cresce nesse ambiente e tenta engolir a dor, ela começa a entender como o mistério e a tragédia de sua mãe podem estar ligados à sua própria e oscilante identidade. Criada até então para pensar em si mesma como branca, agora se espera de Rachel que “aja como negra”. E, nesse meio-tempo, a jovem continua se perguntando por que tem de ser definida por sua pele e que motivo justifica que rótulos digam mais sobre o que ela é, em um mundo que insiste em classificá-la tanto como negra quanto como branca. Caiu do céu é um emocionante e perspicaz retrato de uma jovem bi-racial que precisa lidar com as concepções da sociedade sobre raça e classe.


Resenha: Olá queridos, tudo certo?
Quando escolhi esse livro para leitura, me enchi de expectativas. Esperava um discurso intenso sobre a realidade da discriminação racial vista pelos olhos de quem nem imaginava que isso pudesse existir. Mas não foi exatamente o que encontrei...
Quando Rachel muda-se para a casa de sua avó, pouco lembrava-se da tragédia que havia sobrevivido. Sua criação até então, não tocava na questão da discriminação que poderia sofrer somente por causa da sua cor.
Rachel não entende porque em casa, precisa se comportar como branca e nem porque é provocada e castigada na escola, justamente por tal comportamento. Morando com a Vovó e a Tia Loretta numa comunidade negra, a necessidade do entendimento de sua raça é um assunto sempre tocado e cobrado. Nesses trechos, até pensei que leria relatos emocionantes sobre episódios de discriminação racial, o que enriqueceria e muito a trama, mas não rolou.



A autora concentrou-se em abordar o desenvolvimento emocional e sexual de Rachel, relacionando às histórias de outros personagens que também foram afetados pela tragédia da família de Rachel. Honestamente, fiquei mais interessada na história de James/Jamie/Brick que na da protagonista.
Não indico para quem esteja querendo ler sobre o racismo. Caiu do céu até tem bons ingredientes para ser um livro marcante, mas acho que a autora divagou no desenvolver e a conclusão foi pobre e inespecífica.
Se estiver afim de ler sobre relações inter-raciais... até indico, mas não se empolgue muito, viu?!





Não esqueça de deixar seu comentário para participar do sorteio dos comentaristas do mês!
Obrigada pela visita!!
Bjinhos!!



2 comentários

Agradecemos pelo comentário!