Resenha de Tinta: A Irmã da Sombra

PARCERIA ARQUEIRO

Série: As Sete Irmãs #3
Autor: Lucinda Riley
Tradutor: Fernanda Abreu
Número de páginas: 512
Editora: Arqueiro
ISBN: 9788580415933
Ano: 2016
Nota: 5/5

Sinopse: Em A irmã da sombra, terceiro volume da série As Sete Irmãs, duas jovens igualmente determinadas, porém de séculos distintos, conectam-se por meio de diários que retratam uma vida intensa de superação, amor e perdão. Estrela D’Aplièse está numa encruzilhada após a repentina morte do pai, o misterioso bilionário Pa Salt. Antes de morrer, ele deixou a cada uma das seis filhas adotivas uma pista sobre suas origens, porém a jovem hesita em abrir mão da segurança da sua vida atual. Enigmática e introspectiva, ela sempre se apoiou na irmã Ceci, seguindo-a aonde quer que fosse. Agora as duas se estabelecem em Londres, mas, para Estrela, a nova residência não oferece o contato com a natureza nem a tranquilidade da casa de sua infância. Insatisfeita, ela acaba cedendo à curiosidade e decide ir atrás da pista sobre seu nascimento. Nessa busca, uma livraria de obras raras se torna a porta de entrada para o mundo da literatura e sua conexão com Flora MacNichol, uma jovem inglesa que, cem anos antes, morou na bucólica região de Lake District e teve como grande inspiração a escritora Beatrix Potter. Cada vez mais encantada com a história de Flora, Estrela se identifica com aquela jornada de autoconhecimento e, pela primeira vez, está disposta a sair da sombra da irmã superprotetora e descobrir o amor

Resenha:

Quem aí devorou o livro em 2 dias? E conseguiu com ele sair da ressaca literária? Quem ganhou autógrafo da autora???? Eu \o///// Vocês não imaginam  o tamanho da minha felicidade com esse livro. Sou apaixonada pela Estrela desde o livro da Maia. Claro que o livro da Maia sempre vai ser meu favorito porque ele se passou aqui no Rio onde moro, mas Estrela é  a  irmã que conquistou meu coração.

No primeiro livro, que é o da Maia, conhecemos Estrela apenas um pouquinho e ficamos sabendo da sua ligação com Ceci. É como se as duas fossem gêmeas porque elas chegaram na casa com poucos meses de diferença. Acontece que Ceci cresceu falante e espalhafatosa e Estrela calada e tímida. As duas se completavam e não se desgrudavam. Andavam como mochileiras por aí, sendo espíritos livres. Até que Pa Salt morre, Ceci decide fazer faculdade em Londres e comprar um apê por lá. Estrela começa a se sentir sufocada por não ter uma vida própria e quando ela abre a carta que Pa Salt lhe deixou parece que tudo conspira para que ela persiga seu passado.

Os livros da Lucinda se passam no presente e no passado. Neste aqui temos Londres de 1909 e vai indo até os dias de hoje. Passamos por ambas as Grandes Guerras, mas dessa vez ela não foca nas guerras em si, apenas mostra um pouco do que acontece na área em que as personagens vivem. Eu não consigo decidir qual das duas partes da história eu gosto mais: da parte que fala da Estrela ou da Flora. Ambas são maravilhosas! 

Porém eu tenho que avisar vocês: este livro contém muito clichê. Deixa eu falar de outra forma, cada vez que a Lucinda dizia 'aqui tem um mistério' eu sabia qual era a resposta. Nos outros livros dela eu sempre descobria junto com os personagens, mas nesse não. Só que isso NÃO é um problema, é mais uma característica. Ao olhar para a construção da história e dos personagens, dá para entender e saber que é assim que as coisas são, que simplesmente faz sentido. E qualquer outra coisa fora os clichês não teria lógica. 

Outro aviso: eu achei um dos personagens muito chato, o Mouse. Até a Estrela achou no início, mas aí percebi que eu não podia odiar ele, porque percebi que ele ia ter sua redenção (ao menos foi o que senti, lembra que falei dos clichês?). Então para não odiá-lo permanentemente eu lembrei da descrição física feita e passei a imaginá-lo assim (só que sem o sorriso):
Meu Mouse, só que sem o sorriso, ele é carrancudo.
Eu sei, foi apelativo kkkkkkkkkkkkkkkkkk Mas gente, era imaginar ele como o Richard ou morrer de ódio! A Lucinda não poupou esforços em construir um personagem odiável. 

A história da Estrela é dolorosa, a família dela sofreu bastante e sem ter culpa no cartório. A família que ela encontra ao começar a sua busca é a mais louca e calorosa que se pode esperar! #adorei 

Também vemos um pouquinho das outras irmãs. Estou começando a pensar em montar uma linha do tempo porque a Estrela visita a Ally na Noruega, vimos isso no livro da Ally e quando agora no livro da Estrela voltamos à Noruega, as lágrimas não  puderam deixar de rolar pela Ally. E já tinha acontecido da Ally interagir com as outras irmãs; Eu vou enlouquecer no futuro, tentando visualizar onde cada irmã estava ao longo do ano da morte do pai.

Uma coisa que não tem a ver com a história, mas com a autora e que eu preciso mencionar: ela é feminista com o mesmo ponto de vista que eu \o/ Comecei a desconfiar por causa da seguinte passagem:


Na hora eu lembrei da seguinte imagem:

E no fim do livro a autora reafirma seu pensamento feminista na parte Nota da Autora: 

[...] a definição de "feminismo" é igualdade, não dominação, e as mulheres sobre as quais escrevo, tanto no passado quanto no presente, aceitam querer e precisar dos homens em suas vidas.
Estou ainda mais apaixonada pela autora, ainda mais depois de tê-la conhecido pessoalmente. Ansiosíssima pelo próximo livro. E AH! Informações quentes:
  • Essa série terá 8 livros! Sendo que são "apenas" 6 irmãs, porque a sétima nunca foi encontrada. O que a Riley trará nos dois últimos?! 
  • A Série foi comprada para ser transformada em seriado de TV \o/ Isso mesmo! Vamos ver As Sete Irmãs com a mesma expectativa de um GOT da vida kkkkkk :D 
    • Por causa disso ela já rascunhou os 8 livros e os produtores sabem o que vai acontecer. Mas ela não quis contar pra gente lá na Travessa :'(

Bjos
Curtiu? Clica em uma das reações aqui embaixo para sabermos ;)

2 comentários

  1. Mas, gente!
    Posso confessar uma coisa, Ned? Eu sempre deixei meus livros da Lucinda que foram ganhados em parceria meio que de lado... ficava olhando pra eles e pensando "Poxa, é romance, e eu sou uma ogra, melhor pular pro próximo..."
    Mas só de ver essa passagem sobre o feminismo já me deu vontade de ler! É a mais pura verdade!!! Se você quer ser presidente de uma empresa ou de um país, vai lá garota! Mas se você quiser ser bela, recatada e do lar, ótimo também!
    Amey

    Desi Gusson
    www.desigusson.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mulher, faça um favor a si mesma e vá ler os livros dela! Vc vai encontrar mulheres fortes, situações realmente dramáticas de guerra e pós-guerra. Um romance lindo sim, mas como eu sei que vc curte romances em fantasia, vc vai gostar ;)

      Excluir

Agradecemos pelo comentário!