Resenha de Tinta: A Filha do Pântano


DESAFIO ALFABETO LITERÁRIO

Autora: Franny Billingsley
N. Páginas: 408
ISBN: B01H5NO40G
Editora: Novo Conceito
Ano: 2016
Nota: 4

Sinopse:
Há anos, a jovem Briony Larkin esconde alguns segredos...
Segredos que comprometeram para sempre a saúde mental de sua irmã gêmea, Rose, e que mataram sua madrasta. Mistérios que a impedem de sair de Swampsea.
Consumida pela culpa, Briony só encontra alívio nas profundezas do pântano, cercada pela presença dos Antigos os espíritos que assombram o lugar.
O problema é que só as bruxas podem vê-los, e na sua aldeia elas são condenadas à morte. Por isso, ela vive com medo de que seu segredo seja descoberto, mesmo que ela acredite merecer as piores punições por todo o mal que já fez às pessoas que ama.
A chegada de Eldric faz sua vida mudar, pois ele representa o que ela sempre desejou ser, tudo aquilo que ela teme sentir.
Prender-se à magia ou libertar-se para o amor? Caberá a Briony fazer a decisão mais importante.


Resenha:
            Essa é a história de Briony Larkin, a filha do pântano de Swampsea, pequeno vilarejo onde seu pai é o pastor local. Mas ela também é uma bruxa.
            A mocinha vive assombrada pelos Espiritos Antigos do pântano e pelo medo de descobrirem o que ela realmente é: perversa, malvada, assassina. Perdeu a mãe ao nascer e ganhou uma irmã gêmea com problemas. Mas nem sempre Rose foi assim. Isso também foi culpa de Briony. As crianças crescem sem mãe até os 7 anos quando o pastor Larkin casa-se com a Madrasta, uma pessoa boa e generosa que conquista Briony rapidamente. E então, um dia, a moça também a machuca. Sua bruxidade fica descontrolada quando ela sente raiva ou ciúmes, e um acidente acaba acontecendo.
Mas no momento, ela está à espera da balsa que trará um hóspede para sua casa: Sr. Eldric, rapaz de 22 anos que irá morar em sua casa por um tempo.
            Briony quer ser uma pessoa normal. Uma garota normal. Mas ela não ama ninguém. Nem ela mesma. Porque bruxas não amam. Muito pelo contrário, bruxas odeiam e Briony odeia muito a si mesma. Mas Eldric chega para mexer com a moça. Mas ela não cria expectativas quanto a isso. Só pensa em ir embora e salvar Rose da tosse pantaneira indo embora para sempre. Ela não tem uma relação com o pai faz tempo. Ele abandonou-as e, se não fosse a Madrasta nem imaginava o que poderia ter acontecido. Mas nem tudo é o que nós vemos e lembramos. Nossas memórias são nossas mesmo? E meus sentimentos?
            Esse livro foi uma surpresa!
            Procurando um autor com F para o desafio literário desse mês, havia escolhido outro, mas a leitura não estava fluindo, então achei esse por acaso, perdido no Kobo (sim, coloco um montão de livros lá, os quais só vão ser lidos em um futuro não muito distante).
            A história é contada em primeira pessoa e dá pra sentir toda a raiva, sarcasmo e indiferença da moça, tanto que dá vontade de bater nela às vezes. O estilo da autora é quase poético. Ela vai entremeando metáforas e fazendo comparativos inusitados, mas nada muito meloso ou arrastado. Algo diferente. Me lembrou um pouco o estilo da autora de Estilhaça-me.
            O final desse livro é surpreendente e lindo. E não vou dizer mais nada para que vocês possam ‘sentir’ as palavras da autora.

Leiam!



Nenhum comentário

Postar um comentário

Agradecemos pelo comentário!