Resenha de Tinta: Caminho das Sombras


PARCERIA ARQUEIRO

Série: Anjo da Noite - Livro 01
Autor: Brent Weeks
Páginas: 304
Editora: Arqueiro
ISBN: 9788580413144
Ano: 2016
Nota: 5/5

Sinopse:
Para Durzo Blint, matar é uma arte... e ele é o artista mais talentoso da cidade. Temido por muitos, Durzo é uma lenda viva com as mãos manchadas de sangue e nenhuma culpa pelas vítimas que deixa pelo caminho.
Esse mundo sombrio também não é novidade para o jovem Azoth. Sobrevivendo entre becos sujos, ele aprendeu que a esperança é uma piada. Pelas regras das guildas, crianças são agredidas e surradas todos os dias.
Tentar contestar essa realidade seria um risco alto demais. Mas quando a morte se torna questão de tempo para ele e seus amigos, Azoth se vê forçado a vencer o medo e agarrar a chance de virar um derramador, um assassino. Ele precisa se tornar discípulo de Durzo Blint.
Para ser aceito, o garoto abandona sua antiga vida e abraça uma nova identidade. Ao se tornar Kylar Stern, ele aprenderá a transitar no mundo dos nobres, sobreviver às magias de seus inimigos e cultivar uma amizade muito especial: a da escuridão.


Resenha:
            Em Cenária reina a corrupção, escravidão e todo o tipo de imundície humana. As Tocas é o reduto do Saka’gé, organização criminosa que domina toda a parte pobre, mas seus tentáculos se espalham por toda a cidade. Cenária é um reino frágil, sem muito desenvolvimento, com um rei incompetente, fraco e arrogante. As conspirações políticas são a roda que move toda a nobreza em busca de um único troféu: o trono.

            Mas o pequeno Azoth ainda não tem noção de nada disso. Ele quer somente não sentir mais medo e ter comida suficiente para ele e seus amigos Jarl e Menina-Boneca. Azo faz parte de uma guilda, chefiada por adolescentes malvados e agressivos, mas é lá que está menos desprotegido. Seu sonho é ser aprendiz de Durzo Blint, o maior derramador da cidade, e assim não ter mais medo.
            Durzo então o desafia, ele aceita e consegue tornar-se seu aprendiz.
"... - A vida é vazia. Quando tiramos uma vida, não estamos tirando nada de valor. Derramadores são matadores. É só isso que fazemos. É só isso que somos. Não há poesia no ofício da amargura - falou Durzo Blint." pág. 68
            Depois de 10 anos de treinamento e algumas missões pequenas, Azoth, que agora é Kylar Stern, está seguro, determinado e pronto pra qualquer coisa. Mas algumas decisões tomadas no passado e suas consequências ainda o assombram.
"... - Este é o seu batismo - disse mestre Blint, pondo as duas mãos de Kylar mp sangue. Estava quente. - Essa é a sua nova religião. Se você precisa venerar, venere como os outros derramadores: venere Nysos, deus do sangue, do sêmen e do vinho. Pelo menos essas substâncias têm poder. Nysos é uma mentira, assim como todos os deuses, mas pelo menos não vai torná-lo fraco. Você hoje virou um assassino. Agora saia daqui e não lave as mãos. E mais uma coisa: quando precisar matar um inocente, não o deixe falar." pág. 140
Kylar e Retribuição, a espada de Durzo

            Kylar e Durzo se embrenham nas intrigas políticas de Cenária e se veem bem no meio de uma tentativa de golpe armada por Khalidor, reino vizinho, comandado pelo deus-rei Orsuul. E Kylar e Durzo são forçados a tomarem decisões difíceis e impactantes.
            Brent Weeks nos dá um mar de personagens maravilhosos!
            Mama K, Regnus, Logan, Dorian, Solon, Roth, Drake, Serah... Todos com sua devida importância na história; não estão lá só de enfeite, pra fazer volume. O estilo é ágil, instigante e preciso. impossível não se prender à leitura.
            Uma trilogia que promete!
Essas são as capas americanas, mas a Arqueiro vai manter o padrão. Lindas!

Recomendo!


            

7 comentários

  1. Não dúvidas que essa trilogia seja ótima, mas para eu que não sou fã de fantasia, fico um pouco longe do livro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Helana! A série é muito boa sim. Obrigada pela visita! Volte sempre. Bjs

      Excluir
  2. Oi Sandra, tudo bem?
    Eu achei a capa do livro super bacana me remete aos games, aliás a história me lembra bastante alguns games. A premissa do livro é bem interessante, as escolhas que Azoth precisa fazer para se manter vivo me despertou a curiosidade. Recomendação anotada.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Anna! Dá pra sentir uma pegada meio Assassins Creed né...mas vai mais além. Quando li a sinopse e vi a capa pensei o msm que você, mas depois me surpreendi de forma positiva. Espero que você se aventure por Cenária! Obrigada pela visita. Volte sempre ;-) bjs

      Excluir
  3. Vi quando esse livro foi lançado, mas confesso que ele não chamou minha atenção. Depois de passar pela experiência de ler Joe Abercrombie e senti que seu estilo e narrativa não funcionou comigo, evito tudo que for similar. Fico feliz que você tenha gostado, apesar de em seu texto não ter muito sobre suas impressões, você focou na história e faltou detalhar sua opinião. Mas tudo bem, parabéns pela leitura.

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir
  4. Olá Sandra até que enfim uma resenha perfeita sobre esse livro, estava quase riscando da lista. Mas vc salvou com sua resenha completa que instigou a minha curiosidade. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dani! Não desista! Azoth vai te conquistar igual fez comigo! Bjs e obrigada pela visita

      Excluir

Agradecemos pelo comentário!