[ Resenha de Tinta] A Herdeira

Desafio Alfabeto Literário - Abril
Kaelium #1
Edição: 1
Editora: Independente
ISBN: B0192GH0Y6
Ano: 2015
Páginas: 263
Nota: 3/5
Sinopse: "Kaelium aparentemente é um mundo pacifico, mas por baixo da diplomacia existe uma sede de poder muito grande. Por esse motivo a herdeira do trono de Zefir foi sequestrada quando com meses de vida e enviada ao espaço para morrer, mas o destino decidiu diferente e sua pequena nave foi parar em um mundo novo, o planeta Terra.
Samantha, como passou a ser chamada, encontrou uma família, cresceu em um lar com amor e carinho, mas sem conhecer sua verdadeira origem. 
Prestes a completar dezoito anos a cidadezinha onde vive com os pais é atacada por uma estranha nave. A vida de Samantha vira de ponta cabeça. Ela descobre que não é humana e não é filha dos seus pais.
Agora ela precisa fugir para sobreviver. Aprender a usar seus dons e descobrir quem realmente ela é. "



Hey Pessoas,

Levantem a mão \o/ quem estava esperando essa resenha!
Pois é, devido as mudanças de layout aqui do Mundo ( não ficou lindo?) as resenhas do mês atrasaram um bocadinho. 
Mas, vamos falar do livro,que é o que interessa.

#Resenha: 
 Imaginem-se estando aí na cidade de vocês, vivendo uma vida normal com amigos, preocupados com que faculdade cursar, com um namorico para passar o tempo e ...
Aparece uma nave espacial e de dentro dela saí uma louca de quimono com uma espada querendo te matar?
Pois é, isso é o acontece na vida da Samantha, nossa protagonista. Um dia ela está lá curtindo sua humanidade, no outro descobre que é um extraterrestre.
Claro que o livro tem um prólogo explicando o que a moça faz na Terra, mas ela não sabe disso. Ela sabe até que tem um poder de controlar o vento, mas nada específico.
Bom, o intento da  gueixa doida   moça do espaço só não dá certo porque Samantha é resgatada junto com Daniel, um tenente do exército, amigo de seu pai terrestre, por outra nave espacial e levada para Kaelium, seu planeta natal.
Lá chegando, ela descobre que ela é a princesa Akira  de Zefir e  foi sequestrada ainda bebê e jogada no espaço ( por que eu lembrei do Superman?) vindo cair na terra.
Kaelium é um planeta fora do sistema solar. Divido em quatro reinos, de acordo com os elementos da natureza. Zefir, é o reino que controla o ar, Amanzi quem controla a água, Zwe a terra e Umlilo o fogo.
Samantha como seu dom, chamado de ukimoro,  já mostrava, é do reino do ar, e é a próxima na linha de sucessão do seu reino. Aos 18 anos, deve assumir o trono e casar-se.
Então, pensem: Se já é difícil entender de um dia para outro que é uma e.t, imagine se descobrir princesa, prestes a assumir um trono de um lugar que você nunca ouviu falar e ainda ter que se casar com alguém que nunca viu?
Fora isso, ainda ser tratada com  indiferença pela própria mãe e alguns  parentes  e  ter que lidar com costumes absurdos, que fazem da nossa monarquia da idade moderna, um primor de tolerância?
É claro que nossa protagonista Akira/Samantha não quer ficar lá e isso gera uma série de situações difíceis para ela e o seu próprio reino. Mas ao mesmo tempo, caso ela não fique, o reino poderá passar para as mãos de alguém muito ruim. Então o que Samantha deve fazer? Ser uma rainha de um lugar desconhecido ou tocar o dane-se e voltar para terra para viver sua "vida humana"?
Não sou a melhor pessoa para julgar fantasia, nem seus subgêneros. Vocês que lêem as minhas resenhas, sabem que eu sou a rainha do romance e do drama, mas esse é um livro da Tatiane Durães, e se ela já me fez gostar de elfos,( se quiser, veja  a resenha de outro livro dela) extraterrenos, seria fácil . E foi.
Esse pouco que contei da história, já mostra como o enredo desse livro é rico.  A autora foi muito feliz em explorar cada detalhe de Kaelium desde a construção do cenário até criar uma monarquia matriarcal ( valeu Tatiane!) com regras e costumes próprios.
Os personagens também foram bem criados. Os habitantes de Kaelium, dos diferentes reinos, também tem características físicas e psicológicas próprias que são diferenciadas entre si.
 A protagonista Samantha mostra toda a sua revolta com os rumos que sua vida levaram e a difícil missão entre escolher servir à seu reino ou voltar a sua vida anterior. Já Daniel, desempenha bem o papel de protetor e par romântico da protagonista.
Falando em par romântico, a autora ganha mais um ponto em não escrever um "amor miojo", o romance  entre o casal demora a acontecer. É na convivência que ele se desenvolve.
Mas, embora o livro tenha todas essas nuances interessantes, eu o achei, digamos, um pouco introdutório demais. Talvez por, como eu disse, não estar muito acostumada ao gênero, o livro tem pouca ação. 
As batalhas são épicas, mas pequenas, toda a história é baseada mesmo nas tradiçôes do planeta e a escolha de Samatha.
Apesar disso, as cenas de luta foram bem descritas. Sejam as contra o exército brasileiro na chegada da nave a Terra, ou entre os povos de Kaelium, Muitos  tiro, porrada e bomba  saltos e lutas de espada e uso de poderes e tecnologia, dão movimento ao livro.
Já quando chega ao epílogo, a coisa muda. O livro dá um reviravolta e nos mostra realmente o que será, o que creio eu, a verdadeira batalha da protagonista. Mas aí é o fim e temos que esperar pelo próximo volume.
Em resumo, a história tem um enorme potencial a ser explorado, e tenho certeza que o talento da autora irá nos brindar com uma saga única e bem desenvolvida.
Espero com ansiedade o próximo.
Se você gosta de viagens ao espaço, sci- fi e fantasia, eu recomendo o livro.
Ah! deixa eu avisar uma coisa: Devido ao atraso na publicação das resenhas, a participação do comentarista do Desafio Alfabeto Literário de Abril foi estendida até 15/05. Então não perca a chance de concorrer ao livro.
Até mais,

17 comentários

  1. Interessante... mas parece o enredo do Superman mesmo...
    A principio, não me interessei muito pelo livro, mas quem sabe eu adiciono ele na minha biblioteca de livros futuros para leitura.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gizelle,
      É tem um quê de superman mesmo, mas é bom, como é um mundo vasto, acredito que a autora venha se aprofundar nos demais livros da série.
      Dê uma chance, de repente você se surpreende.
      Obrigada pelo comentário,
      bjs
      Luana

      Excluir
  2. Oi Luana,

    Fico feliz que tenha gostado. Engraçado, você não é a primeira a citar o SuperMan, mas juro que não pensei nele quando criei a história. Tanto que ela partiu de um sonho que tive. hahaha... Mas entendo que seja impossível não fazer a ligação, já que temos a semelhança da nave e o bebê. rsrs... Muito obrigada pela resenha. bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uia! Tem autora comentando no Mundo!! Que honra! *-*
      Volte sempre...
      Bjos!!

      Excluir
    2. Oi Tatiane,
      Acredito quando você diz que ele não foi sua inspiração, e tenha escrito a história da Akira/Samantha com tal empolgação que não tenha percebido,rs. Mas sim, guarda uma lembrança, o que não é nada demais, já que fazem parte do gênero. Gostei bastante e estou ansiosa para as demais aventuras do casal, seja na Terra ou em Kaelium.
      Obrigada pelo comentário,
      bjs

      Excluir
  3. Bom, realmente não é difícil fazer comparações, levando em consideração que há o fato de um beber chegar na terra e só depois de muito tempo perceber sua real identidade. Mas também percebi que possui caracteres bem especiais e marcantes. Sem contar que eu amo o gênero de fantasia e sci-fi. Espero poder ler, se tiver minha oportunidade.
    Beijos, Fer

    ResponderExcluir
  4. Oi Luana,
    não conhecia o livro, mas já amo loucamente essa capa. E apesar de não gostar muito de histórias de extra terrestres, acredito que leria essa, que me lembrou um pouco a história de Clark kent, meu amado superman, já anotei a dica aqui e vou procurar pra ler.

    Abçs
    Nosso Mundo Literário

    ResponderExcluir
  5. Oii, tudo bem?
    A premissa desse livro é muito interessante, e confesso que ela me lembrou um pouco a historia do Supermen rsrs. Eu gostei muito da sua resenha, fico feliz que tenha gostado da historia e se envolvido. No momento eu estou dando um tempo em livros de fantasia, mas pode ter certeza de que esse vai entrar para a minha listinha, e que vai ser lido em um futuro não tão distante.

    ResponderExcluir
  6. Eu quero muito ler esse livro. O enredo é muito instigante e a trama parece ser maravilhosa. Acho que vi spoiler na resenha mas tudo bem, estou mesmo curiosa para saber mais sobre esse livro. A capa é linda e espero que quando eu for ler, eu possa gostar muito pois a história parece mesmo que vai me agradar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Beatriz,
      Tudo o que está na resenha, tirando a minha opinião, claro, está na sinopse.
      Quando a resenha tem spoiler, nós marcamos, mas fique tranquila o que contei não é um décimo do livro.
      Obrigada pelo comentário.
      bjs

      Excluir
  7. Oi Luana!

    Adoreiii o layout do blog!! Parabéns!
    E adorei também a premissa do livro! Confesso que nem li todas as partes da resenha para não pegar muitos detalhes, faço isso com os livros que quero ler e esse foi com certeza para lista!
    Diferente de você eu sou A garota da fantasia e sci-fi hahahhahah AMO! E achei muitooo legal a ideia do livro! Gosto muito de histórias de extra-terrestres ❤️❤️❤️ Muito sucesso para autora, não a conhecia. Assim que tiver a oportunidade comprarei o livro. Já vou curtir a página do face xD
    Beijos
    Every Little Book

    ResponderExcluir
  8. Olá Luana,
    Que premissa mais inusitada...
    Confesso que o livro tem muito a explorar e acho que não foi tão bem explorado, pelo que notei. Fiquei imaginando como a vida de Samantha mudou tanto e isso me deixou meio perdida.
    Não é uma leitura que faria de imediato, mas muitas pessoas poderiam gostar.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  9. Hey... Também me lembrou um pouco o superman kkk embora eu tenha amado, amado e perai!! AMADO... esse gênero e meu favorito, e o enredo e muito intrigante, nunca tinha ouvido falar desse livro mas agora quero muito ler ele, Sam parece uma personagem e tanto e estou curiosa com o desenvolver da estoria... Obrigada pela dica...
    Beijocas...
    https://westfalllivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Primeiro tenho que dizer que essa capa está lindíssima!! Adorei tua resenha, a primeira que leio sobre esse livro. Eu achei a premissa interessante e acho que irei gostar! Só não anima saber que tem continuação, mas não foi uma grande surpresa isso! haha
    Espero ter a oportunidade de ler!

    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Oi, Luana
    Confesso que não conhecia o livro, mas ele tem uma premissa boa, apesar de você ter feito algumas ressalvas. Mas que bom que no geral, ele tem bons personagens e a autora soube conduzir bem os acontecimentos. O que me desanimaria a ler ele é que tem continuação. Já tenho tanta série que tenho que continuar e quero começar que vou descartando rs
    Mas é uma ótima dica.

    ResponderExcluir
  12. Olá!

    Fantasia e ainda envolvendo extraterrestres? Adorei! Achei o enredo bem legal e o que de Superman é só na parte dela caindo na Terra, porque sequestrado ele não foi kkk Eu hein... essa mãe indiferente a filha que ficou sumida por anos... isso é muito estranho. Fiquei curiosa para ler o livro e mais ainda descobrir se Samantha vai poder casar com seu par romântico. Adorei a imagem do Paah lá m cima hahaha deu o toque cômico especial a resenha.


    Beijinhos!
    Cantinho Cult

    ResponderExcluir
  13. Oi, Luana!
    Eu não conhecia o livro, mas gostei muito da premissa, gosto de fantasia e romance, principalmente quando o lado romântico é bem escrito sem aquela coisa instantânea demais. Fiquei com vontade de ler, mas como tem continuação prefiro espera o próximo ser lançado para investir na leitura porque já tenho muitas séries ainda para concluir e quando o lançamento demora demais acaba batendo o desanimo. Mesmo assim, já anotei a dica! :)

    Beijos,

    Rafa [ blog - Fascinada por Histórias]

    ResponderExcluir

Agradecemos pelo comentário!