[Off Topic de Tinta] Minha Releitura de Hop-Frog

Releitura do conto de Edgar Allan Poe 'Hop-Frog'. Escrevi esse conto para o desafio #12mesesdepoe.  

Cara de Baba


Aos 9 anos de idade eu estudava em um caro colégio particular. A história que vou contar não é engraçada nem bonita. Ao longo dos anos alguns aspectos podem ter sido alterados por minha imaginação fértil de criança, mas vou contá-la tal qual a vejo em minha mente. 

Na turma de crianças de 12 anos havia um garoto que liderava as travessuras junto com seus amigos, como não me lembro nomes vou chamá-lo Rei. Eles adoravam infernizar a vida de outros alunos com brincadeiras que hoje vocês chamam de bullying. Naquele tempo eram apenas “brincadeiras de crianças”. Uma aluna em especial era uma das vítimas favoritas, vou chamá-la Maria. Com a mente de 12 anos presa em seu corpo 3 vezes mais velho, Maria não era bem quista entre os estudantes. Comunicativa e carente de amizade, ela tentava a todo custo se aproximar dos companheiros de classe. Os mais educados apenas sorriam e ignoravam, os outros a escorraçavam. O Rei é claro fazia questão de rir às suas custas. Um dia colocou laxante em seu suco, porém achando a piada deveras engraçada tanto o Rei quanto seus amigos gargalhavam antes mesmo que a pobre Maria pusesse a boca no copo. Prevendo um ataque, a menina jogou o conteúdo fora, gritou e esbravejou, mas foi apenas mais humilhada. 


Nesta mesma turma havia um garoto, João, que usava aparelho ortodôntico que impedia que sua boca se fechasse por muito tempo. Sendo assim o pobre garoto estava sempre com saliva escorrendo de sua boca. Desprovido de grande capacidade intelectual ele era um alvo perfeito para o Rei. Porém tão inocente era João que ria das piadas feitas consigo e o Rei quase o tinha em boa conta por isso. 
Um dia o Rei decidiu que a brincadeira suprema seria juntar João e Maria. Espalhou o boato de que João estaria apaixonado e queria a todo custo um beijo de Maria. Um dia em que os dois estavam a sós na sala de aula Maria foi lhe conceder o beijo. No momento em que as bocas se aproximava, o Rei invadiu a sala com seus amigos e forçou as cabeças a se aproximarem e completarem o beijo. Os amigos riram a valer gritando que Maria estava toda babada. Horrorizada a menina saiu correndo. Neste dia todos passaram a chamá-la de Cara de Baba. 

Uns dias depois era aula de ciências no laboratório. O professor dividiu a turma em grupos de 4, porém João e Maria ficaram sem grupos. O Rei chamou João para seu grupo e incitou seus outros amigos a chamarem Maria para seu lado. A experiência já marcada a algumas semanas era misturar essências e aromatizantes comestíveis e em seguida provar a mistura para avaliar o resultado. Cada grupo fez sua experiência. No grupo do Rei ele foi o primeiro a beber seguido dos amigos. Na vez de João o Rei derramou o conteúdo na bancada e acusou o menino da bagunça. O professor o pôs de castigo após a aula limpando todas as bancadas para que aprendesse a se concentrar nas atividades. Já o grupo de Maria fez a mistura mais estranha que conseguiram e queriam forçar a menina a beber. O professor vendo a discussão forçou os garotos a beberem primeiro, quando chegou na vez dela ainda assim se recusou e alegou preferir zerar a aula do que beber aquilo e jogou o conteúdo fora. 

Acabada a aula era hora do intervalo e foram todos para o pátio interno pois era um dia chuvoso. Chegando lá o Rei e seus amigos começaram a salivar muito e procuraram o banheiro para cuspir, porém este estava em manutenção, ao que parece algum aluno com diarreia não havia conseguido chegar ao reservado a tempo. Presos no meio do pátio entre todos os alunos eles começaram a cuspir no chão. Era tanta saliva que mais parecia que estavam vomitando. A confusão se formou no pátio apertado, alguns gritavam histéricos e os outros riam, mas todos tentavam fugir da poça que se formava. Eu presa na multidão observei Maria que havia subido na bancada da cantina e sorria um sorriso frio e calculista. Quando os professores chegaram os garotos já estavam de joelhos, fracos e desesperados. Ouviu-se alguém gritando 'Cara de Baba' e logo todos os estudantes estavam gritando em coro 'Cara de Baba', como se estivessem em transe. Nesse momento o primeiro garoto desmaiou gorgolejando um som terrível de afogamento. Os outros como se estivessem esperando algum tipo de deixa o seguiram. Os professores se olhavam em pânico ao ver os alunos se afogando na própria saliva. Todos estavam mortos antes mesmo que uma ambulância pudesse ter sido chamada. Na confusão que se seguiu ninguém encontrou Maria. João que estaria no laboratório também nunca mais foi visto. Como nenhum outro aluno apresentou qualquer sintoma o professor do laboratório não foi considerado culpado. Mas todos os alunos sabiam quem era o responsável. E surgiu o boato de que um anjo bom havia ido à escola e levado de volta ao inferno seu Rei Demônio junto com seus 7 ministros.  

16 comentários

  1. Oi Agatha, releituras sempre são bem vindas né. Estava pensando no autor esses dias e foi muita coincidência ler sua postagem, que por sinal está ótima. Seu conto está incrível e é muito bom participar desses desafios né?! Sua imaginação "fértil de criança" pôde ter dado um jeito ainda mais especial no contexto. Parabéns!
    Beijos, Fer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkkkkkkkkkkk Obrigada pelo elogio, mas lembra que o conto é fictício! Mas tentei imitar o jeito do Poe de nos por em dúvida: será que isso foi verdade?!

      Excluir
  2. Oi Agatha, li o conto original do Poe a muito tempo, mas adorei sua releitura, me fez lembrar de determinadas características do autor e claro, conhecer as suas características de escrita.
    Amei muito!!!
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! Eu me esforcei ao máximo para imitar o autor mas manter minha própria história. Não vou nem dizer estilo pq eu não tenho nenhum rsrsrsrsrsrs

      Excluir
  3. Oi, Agatha! Tudo bem?
    Adoro os contos do Poe, mas ainda não conheço o original da sua releitura. Ainda assim, adorei a forma como você o escreveu, fiquei completamente ansiosa pelo final, aguardando mesmo uma vingança da garota e do garoto humilhados. Foi maravilhosa a forma como isso aconteceu. Parabéns pelo texto! Beijos! ^-^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que vc gostou, meu namorado ficou me zoando dizendo que fui muito malvada com todos os personagens kkkkkkkkkkkkkkk
      O original vc pode ler na página do desafio #12mesesdepoe https://www.facebook.com/notes/12-meses-de-poe/hop-frog-edgar-allan-poe/186547945054624

      Excluir
  4. Oi Agatha,
    nunca li nada de Poe e de repente hoje é o segundo post que leio fazendo referência a ele, não conheço o texto no qual se baseou para criar esse conto, mas já quero ler, amei sua escrita, o conto ficou magnífico, sombrio e bem desenvolvido, parabéns.

    Abçs
    Sou bibliófila

    ResponderExcluir
  5. Eu sou uma apaixonada por Poe, leio desde criança. Tinha 10 anos a primeira vez que li o poço e o pêndulo, esses dias meu sobrinho leu também, aos 10 anos <3. Também estou participando desse desafio, e estou amando. Nossa, eu adorei o seu post. Uma releitura. Muito massa. Eu adoro escrever, mas ainda não cheguei nesse nível de conseguir reescrever algo. Mas adorei a ideia, faça mais vezes.

    ;D
    Nelmaliana Oliveira

    ResponderExcluir
  6. Eu nunca li nada do autor, mas seu conto ficou ótimo! O tema foi bem abordado e essa frase no final... '' um anjo bom tinha ido até as escola e levado de volta ao inferno seu rei demônio e seus 7 discípulos'' imaginei um livro... Se escrever eu leria com certeza.

    ResponderExcluir
  7. Não conhecia o conto original do Poe nem a escrita dele, daí após a leitura fiquei me perguntando o quanto daquilo está de inspiração, gostei muito do que li! Com um início, meio e fim redondinho e de forma malignoa boa (pois quem era do mal se ferrou).

    http://deiumjeito.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Olá Agatha, eu não conhecia o conto do Poe ainda, mas a sua releitura me deixou bem intrigada, com esse quê de suspense e mistério, sim estou bem animada para conhecer a obra de perto, e parabéns pela releitura!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  9. Puxa vida que bacana você escolher um escritor tão maravilhoso como o Poe para fazer uma releitura. E parabéns pois seu texto ficou muito bem escrito e elabadorado!
    Bj

    ResponderExcluir
  10. Oi *--*

    Não conheço o conto que você se inspirou mas caramba quero maisssss. Adorei o que tu escreveu e fiquei curiosa pra saber no que você se baseou. Parabéns está maravilhoso.

    Bjos
    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2016/05/series-04-scream.html

    ResponderExcluir
  11. Olá!!
    Ahh kk, como amo essa excentricidade de quem lê Poe!
    Gostei do seu conto! Achei muito legal vocês terem feito essa proposta de escrita no desafio! Um desafio que vai alem né?! Ótimo!!
    Parabéns!

    Bjus
    Blog Fundo Falso

    ResponderExcluir
  12. Borboleta!! Adorei!!Nunca li nada do Poe, então não conheço o estilo. Mas acho q consegui perceber um pouco. Beijosssss

    ResponderExcluir
  13. Nedina... Pouco li do Poe, porque a bem da verdade sou a maior cagona e sempre fico com aquela dúvida sobre ser ficção ou realidade. Teu conto me passou a mesma impressão. Muito bem escrito, história bem amarrada e fim perfeito! Gostei de ver o Rei gorgolejando em sua própria baba! Parabéns!

    ResponderExcluir

Agradecemos pelo comentário!