[Telinha de Tinta] Plantão Oscar 2016 - A GAROTA DINAMARQUESA

Olá amigos,

Começando a falar sobre o filmes indicados do Oscar, vamos iniciar com A garota dinamarquesa que não está concorrendo melhor filme mas tem indicações de melhor ator, melhor atriz coadjuvante, melhor figurino e produção de arte.


Título Original: The Danish Girl

Gênero: Drama
Ano: 2015
Diretor: Tom Hooper
Sinopse: Cinebiografia de Lili Elbe , que nasceu Einar Mogens Wegener e foi uma das primeiras pessoas a se submeter a uma cirurgia de mudança de gênero. Em foco o seu relacionamento amoroso com a pintora dinamarquesa Gerda  e sua descoberta como mulher quando sua esposa pede para que ele pose para retratos femininos quando uma modelo falta na década de 20. Sua esposa aceita a cirurgia mas percebe que perdeu a pessoa com quem se casou e Hans Axgil , vem formar um triângulo amoroso. 

 Impressões:

No dia em que o trailer de A garota dinamarquesa foi disponibilizado, corri para assistir e por ele tive a certeza que Eddie Redmayne iria roubar a cena e concorreria ao Oscar. Mas me surpreendi ao me deparar com a atriz Alicia Vikander dando vida maravilhosamente a personagem, pintora Gerda Wegener.  Antes de comentarmos sobre a atuação, vamos à história.

O filme dirigido por Tom Hooper, ganhador do Oscar por O discurso do Rei, conta a história da primeira pessoa a passar pela cirurgia de mudança de gênero. Einar e sua mulher Gerda vivem juntos, são ambos pintores. Einar é mais tímido em relação à exposição de sua pessoa em eventos que aclamam seu talento. Mas aos poucos podemos observar que sua timidez é devido ao drama que está passando de não sentir-se bem com seu corpo. Quando Gerda pede ajuda de Einar como modelo para finalizar uma pintura, onde requer que ele coloque meias e sapatilha de bailarina,  Einar sente pela primeira vez uma conexão com o simples ato de poder ser uma mulher naquele momento, mesmo representando e levando na brincadeira. 

Depois desse episódio, Gerda tem a ideia de Einar se vestir de mulher e ir à um evento onde esperam sua presença. Com o nome de Lili, Einar vai ao evento. Lili se torna uma brincadeira entre Gerda e Einar, só que a brincadeira nunca fora brincadeira para Einar, que começa uma batalha em sua cabeça em saber o que está acontecendo com ele. 
Evidentemente, no decorrer da história vemos a angústia de Einar em não poder ser quem realmente ele é: Uma mulher. Gerda fica com ele todo o tempo, apoia de todas as maneiras possíveis. Mas lógico que ela passa por momentos de completo desespero e tristeza, por querer seu marido de volta, mesmo sabendo que ele não existe mais. O conflito interno de Gerda é visível pela atuação de Alicia que eu havia comentado.
*PELOAMORDEDEUS DÊ UM OSCAR PARA ESSA MULHER*

Não estou tirando o crédito de Eddie Redmayne, que está esplêndido no papel, ele com certeza é um dos atores camaleões atuais e se ele ganhar não será por falta de talento. Mas Alicia roubou a cena nesse filme, ela tem uma atuação tão boa que podemos sentir o que a personagem passa. Ela está concorrendo melhor atriz coadjuvante, e estou torcendo muito para ela. 

O filme é baseado no livro de David Ebershoff, que não conta todos os detalhes reais da vida de Einar e Gerda. Algumas críticas foram feitas, entre elas está a discordância de ator para o papel de Einar. Muitos dizem que devia ser uma transexual a interpretar o papel, o que eu também concordo. Mas enfim, não tiro o crédito de Eddie. 
m.a.r.a.v.i.l.h.o.s.o

O filme todo trata de amor. É isso que falo para vocês, eu me emocionei com esse filme e fiquei tipo: " Caramba, não quero assistir mais nada hoje, só quero deitar e chorar."
*Eu não estou bem.*


Gente, não se assustem que eu posso ser bem dramática, então peguem seus lenços e uma panela de chocolate, deitem na cama e assistam essa belezura. Ah, e não esqueça de comentar aqui, para sofrermos juntos hahaha.

Beijos, queridos.

13 comentários

  1. Ei lindeza tudo bom? E se eu te falar que tenho um preconceito danado com esse tipo de literatura/filme. Sou beem chata nesse quesito, mas adorei todo o melodrama que você deixou nessa postagem haha.
    Um xêro.
    Lydi - http://vinteeumaprimavera.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Olha eu sinceramente nem tinha ouvido falar desse filme.
    Nem sei se faz muito meu gênero viu?
    Mas são tantos filmes sendo lançados hoje que a gente até se perde.
    Mas a estória me parece ser interessante. Espero poder ter a chance de assistir assim que puder. Vamos ver se tenho paciencia para ver também.

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2016/01/resenha-os-segredos-de-emma-corrigan.html

    ResponderExcluir
  3. Oiee ^^
    Eu estou tão doida para ver esse filme desde a primeira vez em que vi o trailer *-* Estou p* da vida por não ter tido tempo de ver ainda *-* Não sabia que o filme tinha sido adaptado de um livro! Imagino que também não vou ficar bem quando ver o filme, mas faz parte né? Só os melhores conseguem isso.
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br/2016/01/nova-parceria-philippe-alencar.html

    ResponderExcluir
  4. Olá Dani,
    Como você está encantada por esse filme!
    Apesar disso, não sei se vou gostar muito desse filme, não por achar a história ruim, mas por achar que não é algo que preciso nesse momento.
    Tenho procurado algo mais alegre e que me faça rir.
    Gostei muito da sua opinião e fico feliz que tenha gostado.
    Beijos,
    http://mileumdiasparaler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. NOssa, eu ainda não tinha lido nada sobre esse filme, tinha visto muito falatório nas redes mas nem mesmo sabia sobre o que fala a história. Fiquei muito curiosa para assistir e eu achava que a melhor atuação seria a dele, por fazer um papel tão complexo e me surpreendi quando soube que ela roubou a cena, deve ser um excelente filme e espero conseguir assistir

    ResponderExcluir
  6. Oi!
    Não sabia que o tema do filme era esse, pensei que era mais algo ligado ao romance, mas pelo jeito me enganei completamente.
    Adorei eles tocarem em um assunto tão importante, a mudança de sexo, mostrando como foi a vida da primeira pessoa que a fez, porque isso é um problema até hoje, as pessoas ainda não humilhadas, tem problemas de adaptação na sociedade, e tudo por causa de um preconceito bobo.
    Com certeza agora vou assistir esse filme, e espero que os indicados ganhem ^^

    Bjs Gordinha Assumida

    ResponderExcluir
  7. Oi, Dani.
    Estou com bastante vontade de assistir esse filme. Sou muito fã do Eddie Redmayne e todos estão falando que ele foi bem. E agora fiquei curiosa para ver as outras atuações também. Espero poder assistir logo.
    Beijos <3

    ResponderExcluir
  8. Oiie,

    Ainda não tinha ouvido falar desse filme, e sabe eu não sou chegada em filmes rs prefiro mesmo ler. Sabe, a estória não me chamou atenção, mais por princípios cristã (questão de troca de sexos) então deixo passar a dica.

    Bjs

    Amantes da Leitura

    ResponderExcluir
  9. Olá... não sabia desse filme, ou sabia e não me lembro rs... curti a premissa do livro... é algo bem diferente, mas não tenho um olhar crítico, portanto fui atrás do trailer e gostei do que vi... acho que assim que der vou assistir o filme... gosto dessas diferenças sendo retratadas.... xero!!!

    http://minhasescriturasdih.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oi, tudo bem
    Não tinha visto a indicação desse filme, mas o que chamou minha atenção foi o drama dessa esposa. Nossa, o apoio que ela dá ao homem que ela ama e saber que está perdendo-o, acho que muitas já teriam ido embora e se chocado. Gostei muito da sua crítica do filme, vamos esperar para ver se ela ganhará o Oscar.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Ei Dani!
    Também sou desse tipo dramático, melhor começar a juntar o nescau no leite condensado e preparar pro filme... Surpreendente essa transformação de Einar em Lili, pareceria despercebido por mim se me falasse que era uma mulher mesmo, ficou perfeito!
    Eu curti muito o enredo do livro, pelo menos, e o filme também não parece deixar a desejar!
    bjss
    http://umavidaliteraria1.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Hello :)

    Então... Ainda não vi o filme (ele já está no meu HD, só falta tempo), e acho que estou enrolando porque a história não me agrada, vou assistir apenas por causa do Oscar e tal. Mas que bom que você gostou dele... Sou muito chorona, mas não sei se choraria com ele.

    Beijinhos e que a Força esteja com você!
    www.cantinhocult.com
    www.galerageek.com.br

    ResponderExcluir
  13. Adorei. Estou muito ansiosa para assistir.

    ResponderExcluir

Agradecemos pelo comentário!