[Resenha de Tinta] A Menina da Neve

Ela é a resposta das suas orações ou um pequeno e mágico sonho?

Título Original:The Snow Child
Autor: Eowyn Ivey
Tradução: Paulo Polzonoff Junior
Número de Páginas: 352
Editora: Novo Conceito
Ano Publicação: 2015
ISBN:9788581638010
Nota: 9/10

Sinopse: Alasca, 1920: um lugar especialmente difícil para os recém-chegados Jack e Mabel. Sem filhos, eles estão se afastando cada vez mais um do outro. Em um dos raros momentos juntos, durante a primeira nevasca da temporada, eles constroem uma criança feita de neve. Na manhã seguinte, a criança de neve some. Dias depois, eles avistam uma criança loira correndo por entre as árvores. Uma menina que parece não ser de verdade, acompanhada de uma raposa vermelha e que, de alguma formam consegue sobreviver sozinha no frio e rigoroso inverno do Alasca. Enquanto Jack e Mabel se esforçam para entender esta criança que parece saída das páginas de um conto de fadas, eles começam a amá-la como se fosse sua própria filha. No entanto, nesse lugar bonito e sombrio, as coisas raramente são como aparentam, e o que eles aprenderão sobre essa misteriosa menina irá transformar a vida de todos.

Resenha:

      Alguns livros são difíceis de resenhar, ou porque são ruins, ou muito bons, ou como nesse caso: tudo que eu disser vira spoiler! Eu estava pensando coisas erradas e ruins sobre o livro e por isso fui atrás de resenhas durante a leitura. Fiquei p. da vida com uma delas em que a pessoa contava uma coisa que me pareceu tremendamente importante! Mas quando concluí a leitura percebi que a pessoa só tinha contado um pouco da história, como em qualquer resenha normal… Mas esse não é um romance normal, ele é absolutamente psicológico. O que eu quero dizer com isso é que dependendo do seu estado de espírito você vai encarar o livro de forma diferente. Eu sei que isso é óbvio e acontece com qualquer leitura, mas esse livro em específico, o mistério e tudo o mais envolve você, mas só se você deixar. Não é um livro chiclete ou um best-seller nato. Ele apenas é. Por isso a minha nota para esse livro é mais do que nunca minha avaliação pessoal. Dessa vez eu não posso prometer a vocês se vão gostar ou odiar… Se assim como eu vocês vão achar o começo lento ou não… Dependerá mais de vocês o gostar da história, do que do livro em si. Sendo assim, meu conselho: pegue o livro e comece a ler quando sentir vontade, se achar que não desce, não cola, guarde na estante e espere algum tempo para tentar de novo. Tenho a sensação de que ele curou minha ressaca, mas só vou saber mesmo nos próximos dias...

      Como eu não posso falar da história, vou falar do resto. A escrita da autora parece poesia em prosa. As paisagens que ela descreve, da forma como ela escreve, me dão uma vontade de saber desenhar! De colocar no papel os picos nevados, as florestas de abetos, a raposa vermelha… A história começa em 1920 no Alasca. Nessa época o Alasca é um pedaço de chão esquecido por todos, os vizinhos mais próximos estão a alguns quilômetros, assim como a cidade mais próxima, que por sinal não passa de um aglomerado de prediozinhos. Eu consigo acreditar que nesse lugar, nessa época, era muito fácil de ter mágica. Se você quiser conhecer um pouco mais do Alasca, a Eowyn criou um blog Letters from Alaska.

      Todos os personagens são bem construídos e trabalhados. A evolução de alguns deles é incrível! A minha favorita é a Menina da Neve, mas como não posso falar dela sem soltar spoilers gelados, vou falar de uma personagem secundária: a Esther! Nessa época, 1920, ela já era uma mulher forte, casada (obviamente) e mãe de 3 meninos. Se tornou amiga da Mabel quase que por imposição. Isso porque a presença dela é tão forte, tão entusiasta! Eu conheço na vida real uma mulher assim. Sem medo da sociedade machista, sem participar de movimento feminista. Ela simplesmente é ‘uma mulher de peito!’. Pega o que quer e não espera que os outros facilitem sua vida. Mão de ferro para criar os filhos, mantém o marido sob rédea, mas sem ferir seu ‘orgulho masculino’. Ninguém tem dúvida de que quem manda na casa é ela, mas o marido fica feliz de posar ao seu lado como se fosse o chefe. A Eowyn deu vida a uma ótima personagem.

39 comentários

  1. Amo esse livro! E amei sua resenha! O blog esta lindo, parabéns! Que 2016, venha com muito sucesso e muitos seguidores!

    ResponderExcluir
  2. Olha eu ainda não tive a oportunidade de fazer a leitura desse livro, mas andei bem curiosa, ainda mais depois de ter lido aquelas primeiras impressões que a novo conceito sempre manda sabe? Eu tenho visto ótimos comentários e não duvido que o livro seja muito bom. E olha parabéns pelo desenvolvimento da sua resenha. Ficou muito bom. Gostei da maneira que tu escreveu. SUCESSO para o teu cantinho viu?

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2016/01/memorias-literarias-5-um-picante-ano.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! As meninas de Tinta dedicam muito carinho ao Mundo. Leia o livro sim e venha nos contar o que achou ;)

      Excluir
  3. Realmente, acho que pior do que resenhar um livro muito bom ou muito ruim é resenhar um livro onde você não pode de fato resenhar! Eu evito ao máximo ler qualquer coisa sobre livros que eu pretendo ler justamente pelo fato de ter medo que vá conter algum spoiler de algo importante... Mas parabéns por não fazer isso e dar as informações para atiçar a curiosidade sem fazer com que a história seja estragada!
    Beijos
    - Bruna
    www.brookebells.com

    ResponderExcluir
  4. Olá
    Esse é um livro que tenho muita curiosidade ler, se fala muita coisa dele, e fiquei bem curiosa para conhecer essa menina 'mágica', quem será ela e tudo mais, falam ser uma releitura de uma lenda russa e isso me deixou ainda mais curiosa. Adorei que você falou da Esther, fiquei ainda com mais vontade de ler o livro depois de conhecer ela, aqui por você.
    Beijos

    www.poyozodance.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esqueci de falar da lenda mas é q é quase um spoiler. Se vc for de coração aberto acho q vai gostar sim

      Excluir
  5. Amei a Resenha e estou apaixonada pela capa e ate peguei esse livro na livraria mas tava caro e eu vou espera uma promoção pra compra .
    Bjss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem vinda ao clube de quem le o livro pela capa, aqui no blog a gente tbm faz isso kkkkk mas como n se encantar nao é?

      Excluir
  6. Oi Flor
    Também tive dificuldades para escrever a resenha desse livro, mas assim como você opter por revelar bem pouco.
    Realmente acho que a história toca cada pessoa de forma diferente.Gostei da construção da narrativa e das personagens. Para mim ela existiu.
    Gostei da forma como você retratou o livro. Acredito que quem ainda não leu, vai ficar curioso.
    Ótima dica.
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! P mim tbm existiu , o Alaska tem outro encanto agora...

      Excluir
  7. Ola lindona
    Eu amei a delicadeza dessa capa, gostei de saber que o livro pode ser interpretado dependente do olhar do leitor, estou bem curiosa com minha interpretação sobre a existência da menina para o casal, por isso preciso ler logo o livro. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia sim! Depois volta aqui p me convidar a ler sua resenha ;)

      Excluir
  8. Olá!!!
    Já ouvi alguns comentários controversos deste livro e ainda não consegui me interessar em ler-lo. Sua resenha esta clara e deixa um pouco de suspense, parabéns.

    Carla Fernanda
    http://livrosqueliblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, esse cada um vai ter q julgar por si mesmo ... da uma espiadinha qdo for na livraria ;)

      Excluir
  9. Já tinha ouvido falar desse livro mas nunca me interessou em ir atrás de saber mais sobre ele e vejo que continuo tendo a mesma sensação de que não vou gostar e no momento ainda não me interesso e pegar ele pra ler e é bem verdade que essa capa é linda demais!!!!

    http://livroaoavesso.blogspot.com.br/2016/01/resenha-vai-sonhando-megan-maxwell.html#comment-form

    ResponderExcluir
  10. Oii!

    Desde o lançamento dessa obra não há uma resenha negativa para a obra, morro de vontade de ler a obra !
    Gostei de ler sua resenha e a forma como tratou o enredo com bastantes detalhes e sem spoiler *---* Gosto de conhecer lugares por atraves da leitura e saber que ela descreveu bem o ambiente me conquista!
    Fiquei mega curiosa em saber sobre a evolução da Menina!

    Beijos,

    ResponderExcluir
  11. Eu preciso ler este livro. Sempre que leio uma resenha dele mais me interesso pelo livro.

    ResponderExcluir
  12. li outras resenhas sobre este livro e confesso que fiquei bem curiosa, ja o coloquei em minhas metas deste ano, acredito que este livro ira me tirar de minha zona de conforto, estou com grandes expectativas em relação a ele mais ainda não me sinto preparada para lê-lo, não quero me decepcionar então prefiro esperar o momento certo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espere sim, muitas expectativas podem te deixar um pouco frustrada

      Excluir
  13. Oi Agatha, tudo bem?
    Realmente bem complicado resenhar um livro assim, pois ficamos entre fazer uma resenha mais curta e com poucos detalhes e fazer uma resenha mais completa porem com spoilers.
    Eu detesto Spoiler, então gostei de sua resenha, pois você soube falar um pouco sobre a história sem dizer aparentemente nada que comprometerá a minha leitura.
    Fiquei interessada pelo livro pois parece bem interessante, então espero ler em breve.

    Beijos :*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
  14. Olá,
    Já estava muito curiosa com relação a esse livro e agora estou ainda mais. Como assim ele é um livro muito psicológico. E por que não pode falar da menina de neve? Eu já fiquei louca quando vi o lançamento dele. Quando eu era menor, eu tinha um livro com vários contos e dentre eles tinha um chamado Florzinha de Neve, que nada mais é a mesma história contada nesse livro. Mas continuo curiosa. E com sua resenha fiquei ainda mais kk'
    Beijos,
    Delírios Literários da Snow

    ResponderExcluir
  15. Acho que nunca li nenhum livro que se ambientasse no Alasca. Vire e mexe, vejo algum documentário, mas livro não lembro. O plot desse me deixou super curiosa pra conhecer a história, e essa capa, e demais. Que massa isso da escritora ter feito um blog pra que possamos conhecer mais sobre o lugar, né? Parabéns, você conseguiu despertar meu real interesse em um livro.

    ;D
    Profissão: Leitora

    ResponderExcluir
  16. Oii, tudo bem?
    Eu tenho lido ótimas criticas em relação ao livro, confesso que fiquei curiosa pois a premissa é um tanto quanto diferente, e parece que a autora soube desenvolver bem os personagens. Fico feliz que você tenha gostado do livro e obrigada pela resenha, com certeza o livro está na minha lista de desejados.

    ResponderExcluir
  17. Eu não tinha ficado curiosa com a obra por conta de capa e sinopse. Mas fiquei curiosa por se tratar de uma obra que qualquer coisa pode ser spoiler, já li uma obra assim e te entendo, apesar que ao passar do tempo não fui achando a tal obra mais incrível assim. Que legal que a escrita da autora é "bela" e ela criou um blog sobre a região da história.

    http://deiumjeito.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Oi Agatha,
    eu li o livro tem pouco tempo, e amei.
    Achei o livro muito bonito apesar dos pesares. E também tive o desprazer de ler algumas resenhas irritantes sobre eles, mas a pior foi uma onde a garota reclamava da caça na história. Queria ver ela tentar ser Vegana no Alasca em 1920. Enfim, adorei a sua resenha, der um tato incrível, pois esse livro é realmente muito difícil de resenhar, beijos

    ResponderExcluir
  19. Sua resenha só me deixou mais curiosa para ler a obra, rs. Eu li diversas resenhas, então minha empolgação para conferir a trama é grande. Eu curti bastante a premissa, e fiquei curiosa para conhecer os personagens.
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  20. Vejo muitos comentários sobre esse livro e, de fato, são bem divergentes. Não estou muito ansiosa para ler por não ser fã da temática, mas confesso que fico curiosa a cada resenha que vejo. Gostei bastante da sua, achei muito legal da sua parte evitar ao máximo qualquer pequeno spoiler e entendo sua dificuldade em escrever uma resenha dessas, já passei por isso! :p

    ResponderExcluir
  21. Oie,
    Li apenas metade deste livro e não sei se terminarei a leitura, mas vi ótimas resenhas e uma amiga também fala muito bem dele. Gostei de sua resenha e vou tentar terminar de lê-lo.

    Beijos da Fê
    As Catarina´s

    ResponderExcluir
  22. A Esther é realmente uma personagem excelente, uma mulher admirável, que sabe o que quer e não se preocupa com o que os outros vão pensar dela, só quer ser feliz e ver os outros bem à sua volta. Mas, fora a presença dela, não gostei tanto do livro como você. De repente pode ter sido o momento em que ele foi lido mesmo, mas achei que as coisas eram mais sobre o mistério a respeito da menina e não é bem isso, afinal. Acabei não me envolvendo direito e me decepcionando um pouquinho. Espero que ele tenha mesmo curado sua ressaca!

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  23. Oie!!!
    Estou LOUCA para ler esse livro, desde que o vi pela primeira vez logo me encantei pela capa. E depois só encontrei criticas positivas o que me deixou ainda mais curiosa.

    ResponderExcluir
  24. Oi,

    Este livro está colocado na minha lista de desejados. Sua resenha maravilhosa só me fez ter mais vontade de lê-lo. Adoro a capa, a história, o casal, tudo.

    Beijos,

    Juci Pauda
    jusemfrescura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  25. Olá!
    Eu sei como é essa dificuldade de resenhar algo assim, você gosta tanto do livro e ele foi tão bom, mas não parece, então para mostrar para as pessoas você quer contar o que acontece, para elas entenderem, mas não pode porque a surpresa delas foi grande parte do motivo de ama-lo. Resultado: Uma resenha cheia de "ruas" sem saída, que terminam em um "não posso falar pois seria spoiler". Eu sou muito fã desses livros e esse já havia me chamado atenção - pela capa, tenho que confessar - acho que leio haha.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  26. Oi, Agatha!
    Estou lendo a sua resenha e suspirando ao mesmo tempo, está foi uma linda forma de descrever um livro, que na minha opinião é magico. Se eu já tinha planos de ler o livro, agora estou colocando ele no topo da minha lista.
    Beijokas!
    http://viciadaporlivro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  27. Acho que você acertou na mosca quando diz que tudo vai depender do momento para gostar ou não desse livro. Ao menos é o que mais faz sentido depois de eu ter lido tantas resenhas positivas do livro e não acreditar que as pessoas tinham lido o mesmo livro que eu...rs
    Quer dizer, eu não consegui me prender a história e realmente não estava rolando, então eu abandoei ele - sem pensar em dar outra chance... Mas, agora estou meio que reconsiderando a ideia... Quem sabe mais para a frente eu tente de novo e, dessa vez termine? Espero que sim :)
    Beijinhos,
    Lica
    Amores e Livros

    ResponderExcluir
  28. Olá, tudo bem??
    Sua resenha ficou bem escrita e com os detalhes necessários da obra para instigar o leitor... pelo que descreveu parece ser uma boa história e com um enredo bem desenvolvido, mas infelizmente o livro não me atraiu para leitura, ele foge de minha zona de conforto e não seria um livro a qual eu teria vontade de arriscar... mas se você gostou e até descreveu sobre a personagem secundária... é isso que importa... Xero!!!

    http://minhasescriturasdih.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  29. Oi!
    Estou morrendo de vontade de ler esse livro também, principalmente por se tratar de um livro ambientado em um cenário antigo.
    Os mistérios que envolvem essa menina me deixam supre intrigada, fico morrendo de curiosidade de saber se ela é uma menina real, uma ilusão...

    www.gordinhaassumida.com.br

    ResponderExcluir
  30. "A escrita da autora parece poesia em prosa." Percebi isso e foi uma das coisas que me prendeu a atenção por dias e noites. Como não tenho muito tempo para ler, acabei tendo que guardá-lo para as horas de folga.
    A Ester é uma figura, uma mulher de beleza e força como a natureza. Mas me vi apaixonada pelo Jack e por Mabel também. As mudanças graduais no relacionamento deles deixou um sorriso em meus lábios e fiquei torcendo para eles. A Menina Da Neve foi um presente tanto de uma amiga querida como da história em si. Recomendadíssimo. Adorei sua resenha. bjs

    ResponderExcluir

Agradecemos pelo comentário!