[OFF-TOPIC DE TINTA] 12 MESES DE POE: METZENGERSTEIN

Hey galera! Demorou mais saiu meu post sobre o primeiro conto do #12mesesdepoe! Mas antes do conto, quero compartilhar com vocês a experiência na Mostra de Cinema que teve nesse mês no Hell de Janeiro 

Os ingressos eram distribuídos 1h antes do início de cada sessão. Só que tinha tanta gente, mas tanta gente, que eu só assisti os curtas das 1º sessão! Eu até conseguiria ingresso para a sessão seguinte, mas a amiga que me acompanharia só chegaria mais tarde e tínhamos planos para depois. 

Então eu assisti:

  • O Corvo (1983) de Valêncio Xavier - tem um vídeo que você pode assistir no Youtube
  • O Coração Delator (2005)  de Anette Jung - também tem no Youtube, mas só achei sem tradução.
Eu me diverti com os filmes, teve sorteio de livro no fim da sessão (que eu não ganhei i.i) e o cinema escolhido era bom, pequeno,  mas bom. Ainda assim, eu trocaria o conforto por mais ingressos! Vocês podem saber mais sobre o que rolou por lá na página do evento.

Agora vamos ao que interessa: falar do conto de nome impronunciável \o/

METZENGERSTEIN

Estou tentando decidir se é mais fácil falar R'lyeh de Lovecraft ou Metzengerstein do Poe rsrsrsrs Depois de ler o conto inteiro 2 (DUAS) vezes eu consigo pronunciar o palavrão do nome do personagem. O conto não é longo, o PDF disponibilizado pela Anna tem 6 páginas. 
O conto todo é bem pitoresco, mas o começo é (para falar o mínimo) diferente. Não é à toa que ele pode ser chamado de mestre. Escrever um conto desses em 1836 foi no mínimo audacioso! 
No começo do conto ele nos prepara para o que esperar do texto. 
O horror e a fatalidade têm tido livre curso em todos os tempos. Porque então datar esta estória que vou contar? Basta dizer que, no período de que falo, havia, no interior da Hungria, uma crença bem assentada, embora oculta, nas doutrinas da metempsicose. 
Para aqueles que como eu que nunca ouviram a palavra metempsicose, eis o que diz o dicionário:
metempsicose me.tem.psi.co.se sf (gr metempsýkhosis) 1 Teoria que admite a transmigração da alma de um corpo para outro. 2 Passagem da alma de um corpo para outro.

Depois disso ele começa de fato a história, a primeira vez que eu li eu fiquei pensando: mas o que tinha haver os primeiros parágrafos?! Pois é, na primeira leitura eu perdi muita coisa. O foco da história é uma briga entre duas famílias ricas e vizinhas (o quintal do vizinho é sempre mais verde!). Mas o problema era que tinha uma profecia envolvendo as duas famílias: 
Parece encontrar-se a origem desta inimizade nas palavras duma antiga profecia: 

"Um nome elevado sofrerá queda mortal quando, como o cavaleiro sobre seu cavalo, a mortalidade de Metzengerstein triunfar da imortalidade de Berlifitzing." 
Aprendemos com Harry Potter e Percy Jackson que profecias são um problema sério. Provavelmente eles que aprenderam com Poe já que esse é muito mais velho, né? Enfim, tudo ia bem com a rixa entre as famílias até que um dia a estrebaria dos Berlifitzing pega fogo matando o velho Conde Berlifitzing! O bizarro na história é que ao mesmo tempo o jovem Metzengerstein estava meditando em um quarto cheio de quadros (estranhos e sombrios) de antepassados.
As ricas, embora desbotadas, colgaduras que balançavam lugubremente nas paredes representavam as figuras sombrias e majestosas de milhares de antepassados ilustres. 
Dica: aqui está a ligação com os primeiros parágrafos!
Não vou contar mais a história porque o conto é curtinho e seria muito spoiler. Para quem gosta de terror e sobrenatural vale muito a pena. É o tipo de livro prato cheio para clube de leitura, dá para ler na hora e discutir pelo resto da noite! 

Deixem seus comentários para falarmos um pouquinho mais dessa história ;)
PS: Se você leu o conto e não entendeu muita coisa, ou apenas quer outras opiniões vale a pena checar os comentários do post fixo de discussão da página do Desafio, é só clicar aqui

29 comentários

  1. Eu consegui entender, mas achei a escrita massante e não gostei muito da história também. Vou continuar lendo os outros do desafio. Ótima resenha.

    ResponderExcluir
  2. Oii Nedina, tudo bem?

    Também estou participando do desafio, mas descobri há pouquíssimo tempo e não sei se vou conseguir ler o conto e trazer a resenha ainda esse mês. Gostei de saber um pouco do que esperar e que bom que o conto é curtinho, então dá para ler mais de uma vez para entender melhor.

    E adoro histórias com profecias... e fiquei curiosa com a sua dica, a relação com o primeiro parágrafo da história.

    Nunca li nada do autor, mas estou animada!!

    Beijinhos,

    Rafa || Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir
  3. eu li esse conto mas vou reler pro desafio tbm... é um dos que mais gosto de Poe. Vai ser um elo deleite poder revisitar esses contos que tanto marcaram presença em minha adolescência... como tenho ele no meu histórias extraordinárias, não vou precisar do pdf...

    ResponderExcluir
  4. Agatha querida, eu adorei o seu post! Obrigada por participar do desafio e compartilhar no seu blog, adorei a forma como você escreveu a resenha! <3

    ResponderExcluir
  5. Nossa... tem bastante gente participando dessa projeto!
    Eu acho incrivel essa disponibilidade, mas minha falta de tempo é tamanha que nem me animo. Adoro Poe, justamente por toda essa excentricidade, esse talento que é só dele, não li esse conto ainda, e fiquei interessada. Pretendo lê-lo em breve ou em Outubro, vamos ver como minha vida vai funcionar esse ano, mas tenho de esperar o carnaval passar pra ter certeza... rsrs

    Raíssa Nantes

    ResponderExcluir
  6. Oi, tudo bem?
    Não sabia desse desafio, mas desejo boa sorte.
    Uma pena que não gosto de terror e acho que não leria esse conto. Ainda mais eu não ter entendido muito a premissa.


    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oi... tudo bem??
    Realmente o nome do personagem é um palavrão rs... mas eu curti muito a premissa do conto, porque adoro uma intriga familiar e maldições kkkk parece que o autor sabe descrever isso muito bem... afinal ele não é um mestre por a caso... incrível foi ele escrever esse conto nessa época, por isso ele é consagrado... mas pontinhos pra ele... adorei a resenha... Xero!!

    http://minhasescriturasdih.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Acho bem interessante esse desafio, principalmente para quem quer conhecer mais sobre o autor. Já li algumas coisas sobre Poe e até agora não me decepcionei, sobre esse conto, que não consigo nem reproduzir o nome, hahaha, a curiosidade é evidente em querer saber mais sobre essa intriga familiar. Parabéns pela resenha.
    Bjim!
    Tammy

    ResponderExcluir
  9. Eu adoro história de terror, e como ainda não tive oportunidade de ler nada do autor, esse conto está na minha lista, pois tenho lido várias resenhas dele. E esse nome ein? Prefiro nem tentar pronunciar, rsrs.
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  10. Oiee ^^
    E bota nome impronunciável nisso...hehe' Li algumas resenhas desse conto recentemente, de outras blogueiras que estão participando do desafio, e fiquei bastante curiosa para ler, mesmo não gostando muito de terror *-* As histórias do Poe parecem ser macabras *-*
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br/2016/01/novidades-de-janeiro-josy-stoque.html

    ResponderExcluir
  11. Oi Agatha, adorei a tua resenha. Poe era um mestre mesmo.
    Achei engraçado o comentário mencionando que achou a escrita massante, caramba vamos pensar bem quando esse conto foi escrito? Lógico que qualquer coisa escrita naquela época pareceria massante pra quem está habituado as escritas atuais com todo seu coloquialismo. Voltando ao conto, realmente nomes escabrosos foram usados, hauhauha, uma coisa que é bem interessante e que vale a pena observar é a influência de Poe não só em livros, mas também no cinema, um belo caso de metempsicose é o que acontece no filme Chucky. Tô pensando em participar da maratona, será que ainda dá tempo?
    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Primeiro: invejei vc nessa mostra de cinema.
    Segundo: adoro os contos de Poe e esse, junto a Berenice é dos meus preferidos. O cara era muito incrível, não dá pra entender de onde ele tirava esse jeito magnético de escrever.
    Terceiro: diquinha- já assistiu Contos de Edgar?
    É uma produção brasileira inspirada na obra de Poe, e este conto (impronunciável) é um dos que virou episódio. Maravilhoso. Tem no YouTube.

    ResponderExcluir
  13. Olá, fiquei super curiosa por esse conto, eu amo contos e o fato de ser escrito pelo Poe já ganha um ponto a mais comigo, eu já li a biografia do autor e gostei muito, apesar de não ter lido nenhuma das suas obras, acho que seria bacana começar por um conto.

    beijos

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2016/01/resenha-tudo-pode-acontecer.html

    ResponderExcluir
  14. uhhhhhhhh! Nossa, agora fiquei mega curiosa. Esse autor tinha um dom mesmo para deixar as pessoas com medo hein? Fala sério! Eu nunca li nada dele e apesar de nunca ter me interessado as postagens que tem surgido tem me deixado com muita curiosidade. Realmente ele escrever este conto foi uma coisa bastante diferente para a época!

    Beijos,

    Greice Negrini

    Blogando Livros
    www.amigasemulheres.com

    ResponderExcluir
  15. Caramba!!!! Que resenha provocativa, kkkk. Diz muito, mas fiquei ansiosa por mais. Preciso ler esse conto. Eu o farei logo, porque estou participando do desafio. Gostei de você ter feito uma pesquisa e do significado da palavra que, ao ser entendida, ressignifica o texto. :)

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Olá!
    Sua resenha está bastante instigante.
    Apesar de gostar bastante do gênero, nunca consegui ler nada do Poe. Infelizmente, parece que eu não consigo me acostumar com o jeito dele de escrever. Não sei o que acontece.
    Gostei sua resenha e acho a leitura muito válida, afinal, é Poe.
    Beijos
    http://mileumdiasparaler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Nunca assisti e nem li nada do Poe, mas quero ler e assistir o corvo heheheheh.
    Esse projeto é realmente muito bacana, se eu tivesse livros do Poe aqui com certeza iria participar.
    Fiquei muito curiosa para saber mais sobre o livro.

    ResponderExcluir
  18. Que bacana esse projeto. Eu quero muito ler mais POE.
    Pena que na minha cidade não tem essas sessões, deve ser tão bom assistir a algo assim. Eu espero que esse projeto traga mais as pessoas para a literatura dele, pois realmente é muito boa. Só não participo do projeto porque já tenho alguns outros e dai ficariam muitos. :( E eu soube tardiamente sobre ele. Enfim, que bacana seu post. Espero que leia cada vez mais Poe. :)

    ResponderExcluir
  19. Oii, tudo bem?
    Acredita que eu não li nada do Poe? Eu sempre vejo as pessoas falando dele, principalmente do inicio do ano para cá, e todas as obras dele que são citadas me chamaram a atenção. Eu gostei muito desse projeto que você está participando, vou adorar conhecer um pouco mais do autor.

    ResponderExcluir
  20. Oi!
    Eu nunca li nada do Poe, mas tenho muita vontade de conferir esse estilo sombrio da narrativa dele... Esse conto parece ser muito bom, ainda que um pouco confuso haha
    Beijos

    ResponderExcluir
  21. Oie Agatha,
    Eu achei muito legal esse projeto, eu tenho alguns contos do Poe para ler aqui, mas ainda não li. Amo sobrenatural e terror, e parece que todos os contos do Poe são assim não é? Esse em si parece ser muito legal, profecias foi o que me chamou a atenção rs.
    Gostei da sua resenha, bem explicadinho.
    Beijos
    Bru, Cantinho da Bruna

    ResponderExcluir
  22. Olá!!

    Já li algumas coisas de Poe, mas esse, se li, não me lembro (foi a mais de dez anos), então vou procurar para ler novamente! Gosto do sinistro que só ele sabe dar as coisas! Gostei muito da explicação sobre a palavra, anexar o que o dicionario diz, foi ótimo!

    Bjus
    blog Fundo Falso

    ResponderExcluir
  23. Oi! Tudo bem?

    Eu também estou participando desse desafio :) Eu li esse conto e adorei! Também acho que foi muito audacioso da parte dele escrever esse conto naquela época. E sim, que nominho mais complicado, né?! hahahah

    Beijos,

    Juliana Garcez | Livros e Flores

    ResponderExcluir
  24. Olá
    Nunca li nada de Poe e se não fosse seus posts eu não saberia do que se tratava seus livros/contos.
    Adoro estórias de mistérios/suspense/sobrenatural e fiquei bem interessada nesse conto...vou baixar pra ler depois ^^

    http://livroaoavesso.blogspot.com.br/2016/01/resenha-mais-uma-chance-abbi-glines.html#comment-form

    ResponderExcluir
  25. Olá, tudo bem? Sempre eu ouvi falar muito bem de Poe, mas esse conto eu não gostei, acho que me decepcionei um pouco, porque de tanto ouvir falar de maravilhas de poe eu comecei a pensar diferente, eu pensava em outro tipo de leitura mais tenebroso, o que não ofoi o caso desse livro... mas mesmo assim eu não vou desistir e vou ver algum livro que me agrade dele. Beijos
    Sthe - Blog
    http://leesoncre.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  26. Oii! Nunca li nada do Poe e também vou participar do desafio. Ainda não li o conto e já estamos no último dia de janeiro. Ainda bem que é curtinho :P hahaha Estou curiosa para saber o que vou achar, pois tenho um pouco de receio de me aventurar no gênero horror e tudo mais. Se bem que eu acho que os contos deles seguem outra linha, vão mais para o lado do mistério. Realmente, esse nome é impossível de pronunciar! hahaha Assim como você, espero gostar do conto. Beijos!

    ResponderExcluir
  27. Ei Agatha!
    Também estou participando do desafio #12mesesdepoe e confesso que agora que li sua resenha acho que dei spoiler, pq contei muito mais pra frente hahahaha não sei se isso é bom..
    Eu particularmente termino os contos do Poe meio bamba e fora do ar, ele é muito impressionista e, vamos ser francas, a última cena do conto é de dar traumas ne... vi uma foto linda de uma cavalo pegando fogo, não dá pra te mandar por aqui, mas acho que se jogar no google junto com o nome do conto você acha, é linda!
    bjss
    http://umavidaliteraria1.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  28. Oiii
    Nunca li nada do Autor.
    Não sei se leria,por ele ser um conto,mas gostei muito do desafio.
    Sempre vejo falarem bem do autor.
    E sua opinião me fez ficar curiosa,mesmo sendo um conto.
    Vou dar mais uma olhada no desafio.
    Obrigada pela dica.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  29. Achei muito legal a ideia do desafio de Poe. Edgar Allan Poe é muito amor!
    Adorei teu post. Ficou bem interessante como você trouxe as informações à tona.
    Abraços

    ResponderExcluir

Agradecemos pelo comentário!