Resenha de Tinta: A Irmandade Perdida

PARCERIA ARQUEIRO

Título original: Lost sisterhood
Autor: Anne Fortier
Número de páginas: 528
Editora: Arqueiro
ISBN: 9788580414523
Ano: 2015
Nota: 5/5

Sinopse:
Diana Morgan é professora da renomada Universidade de Oxford. Especialista em mitologia grega tem verdadeira obsessão pelo assunto desde a infância, quando sua excêntrica avó alegou ser uma amazona – e desapareceu sem deixar vestígios.
No mundo acadêmico, a fixação de Diana pelas amazonas é motivo de piada, porém ela acaba recebendo uma oferta irrecusável de uma misteriosa instituição. Financiada pela Fundação Skolsky, a pesquisadora viaja para o norte da África, onde conhece Nick Barrán, um homem enigmático que a guia até um templo recém-encontrado, encoberto há 3 mil anos pela areia do deserto.
Com a ajuda de um caderno deixado pela avó, Diana começa a decifrar as estranhas inscrições registradas no templo e logo encontra o nome de Mirina, a primeira rainha amazona. Na Idade do Bronze, ela atravessou o Mediterrâneo em uma tentativa heroica de libertar suas irmãs, sequestradas por piratas gregos.
Seguindo os rastros dessas guerreiras, Diana e Nick se lançam em uma jornada em busca da verdade por trás do mito – algo capaz de mudar suas vidas, mas também de despertar a ganância de colecionadores de arte dispostos a tudo para pôr as mãos no lendário Tesouro das Amazonas.
Entrelaçando passado e presente e percorrendo Inglaterra, Argélia, Grécia e as ruínas de Troia, A irmandade perdida é uma aventura apaixonante sobre duas mulheres separadas por milênios, mas com uma luta em comum: manter vivas as amazonas e preservar seu legado para a humanidade.

Resenha:
Como começar essa resenha?
Ao terminar esse livro, pensei “sinto que esse livro vai me dar uma ressaca literária daquelas”...
Uma história única! Vocês devem estar pensando ‘por favor Sandra, todas as histórias são’, mas essa é assim mesmo. Única.
“... Nós somos as amazonas – repetiu ela com mais firmeza, enquanto os homens olhavam boquiabertos e incrédulos para a ave morta. – Somos as matadoras de animais e de homens. Somos selvagens e habitamos lugares igualmente selvagens. A liberdade corre em nosso sangue e a morte sussurra na ponta de nossas flechas. Nada tememos; é o medo que foge de nós. Quem tentar nos impedir sentirá nossa fúria.” Pág. 410
A amazona mais amada! <3

Sentiu a pressão?
Bom, esse livro conta a história de pessoas, civilizações, eras.
Nos leva aos desertos africanos, encostas do Mar Negro, florestas germânicas. Isso tudo nos dias de hoje e há três mil anos, através de Mirina e Diana Morgan.
Mirina, uma hábil caçadora, que se vê de repente sem o braço forte de sua mãe para a guiar e tendo a pequena mão de Lili para segurar. As duas atravessam a imensidão do deserto no norte da Africa para encontrarem o templo da Deusa da Lua, onde encontrariam um lar novamente.
Enquanto isso, nos dias de hoje, a Dra. Diana Morgan tenta provar que as amazonas, mulheres que viviam em uma sociedade exclusivamente feminina, realmente existiram. Diana é uma filóloga bem conceituada em Oxford, mas sua obsessão pelas mulheres guerreiras leva os outros acadêmicos a desacreditar de seu potencial. Mas ela não se preocupa muito com isso e segue sua vida. Até que recebe um estranho convite de um homem desconhecido na rua, que a ‘pesca’ falando simplesmente a palavra amazona.
Diana então embarca em uma aventura pelo mundo e pelo tempo, perdendo-se entre sua vida profissional e vida pessoal. Onde terminava seu trabalho e onde começava o passado de sua avó? Diana não sabia, mas não importava, o importante era sanar as dúvidas. Todas as dúvidas.
Anne Fortier nos leva em uma mágica viagem mitológica guiada por Homero e por todos os grandes autores gregos. Nos leva a uma Tróia magnífica, onde vemos os valorosos e honrados troianos lutando pelo que é bom e justo.
E também tem...romance!!
Uma deliciosa história de amor desabrocha em meio a artefatos antigos, fugas, tiros, festas...enfim, uma história única!

Muito, muito recomendado!
Se você quiser algo mais sobre as amazonas, esse blog fala bastante.

Livro 01 do Desafio Alfabeto Literário lido!





37 comentários

  1. Nossa Amo historias mitológica, sempre leio desde pequena e com certeza entrou na minha lista de livros a ser lidos.
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Oi Kayna,vc vai adorar! E o mais legal é que vai se intercalando com a trama e quando vc percebe,ta louca pra ler Homero! Leia! Você vai gostar muito! Obrigada pela visita,volte sempre ;)

    ResponderExcluir
  3. Nossa, sempre que via essa capa imaginei um romance histórico ou coisa do gênero. Pela resenha parece muito interessante, vou colocar na minha lista de desejados

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade Giselle,a primeira impressão é essa,mas a história é bem elaborada e vamos ao passado e voltamos ao presente pelas palavras das protagonistas. Leia! Vai se apaixonar! Obrigada pela visita,sinta-se em casa no Mundo! Bjs

      Excluir
  4. Gosto muito de mitologia e histórias sobre Tróia. Com certeza esse é um livro que vai me agradar muito.
    Mas, pela capa nem poderia imaginar que era esse o enredo. Achava que era algo sobre bruxas. rs.
    Quero muito ler.

    bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nil. Talvez a intenção da autora fosse essa mesma,nos surpreender! Espero que curta muito essa leitura e depois volte com sua opinião! Obrigada pela visita! Bjs

      Excluir
  5. As unicas coisas que sei de mitologia são as que leio em livros, sorte a minha não.
    me interessei pelo enredo, a parte que ela convida, é começo da aventura pelo menos essa é minha ideia, pela capa eu achei que era um livro de época, mas me enganei.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente Letícia,a aventura dela começa ali,mas não a aventura do livro...só você lendo!! Bjs

      Excluir
  6. Eu sou apaixonada por esse livro, um dos melhores que eu li em 2015 e com certeza um dos melhores que já li na vida, são quinhentas e tantas páginas, mas no final do livro eu queria ler tudo de novo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Beatriz quando terminei a história, fiquei abraçada com o livro e ainda "saboreando" o final e querendo mais! A vontade de ler de novo é enorme msm e tb o considero uma de minhas melhores leituras. Obrigada pela visita,sinta-se em casa no Mundo! Bjs

      Excluir
  7. Só tenho uma coisa a dizer sobre esse livro: FANTÁSTICO!!!! O que eu mais gostei nesse livro é que cada capitulo era dividido entre o presente e o passado,cada descoberta de Diana sobre algum artefato logo no capitulo seguinte ficávamos sabendo como eram feitos e usados, e a angústia pra saber o que realmente aconteceu com a avó dela?! Me corroeu o livro inteiro..ri e chorei em quase todas as páginas!!!!

    http://livroaoavesso.blogspot.com.br/2016/01/resenha-perdida-carina-rissi.html

    ResponderExcluir
  8. Oiee ^^
    Essa capa é tão linda ♥ quando vi entre os lançamentos da editora, confesso que não dei muita atenção, mas tenho visto tantos blogueiros elogiando e dando nota máxima que não me aguento de curiosidade. Adoro livros que abrangem a história de civilizações mais antigas ♥
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br/2016/01/divulgacoes-da-semana.html

    ResponderExcluir
  9. Oi Sandra, desde a primeira vez achei a premissa dele livro encantadora
    e fiquei louca para conhecer profundamente a história, porque gosto muito
    dessa mitologia das amazonas. Infelizmente essa capa não faz Jus a obra né?
    É tão sem graça que chega a desanimar. Beijos

    ResponderExcluir
  10. Olá, eu já ouvi falarem muito sobre esse livro e sempre me deu vontade de ler, eu adoro esses livros que falam de fatos históricos e que tenha toda uma civilização envolvida, por isso acredito que iria adorar o livro.

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  11. Olá!

    Acho muito legal estórias assim que mostram o Girl Power! E adoro essa coisa de amazonas. E acho legal estórias históricas assim é interessante e nos ajuda a prender muito. Afinal sempre tem algo de real de como a sociedade da época se comportava. Gostaria muito de ler esse livro.

    Beijos!

    www.cantinhocult.com

    ResponderExcluir
  12. Sou muito curiosa com as Amazonas, e adoro livros que retratam essa mitologia. Ainda não tive a oportunidade de ler esse livro, mas pela resenha, é com certeza uma história para envolver o leitor e seguir essa guerreira. Pretendo ler esse livro em breve e mergulhar nesse universo.
    Bjim!

    Tammy

    ResponderExcluir
  13. Já quero esse livro! Adoro essas histórias com forte teor mitológico. Amo todo tipo de mitologia e, convenhamos, uma viagem por Troia, guiada por ninguém menos do que Homero, é simplesmente imperdível. Se entendi bem, há dois tempos na história, o atual e três mil anos atrás. Gostei muito disso também. Como disse, o livro já me ganhou, portanto, já o quero! hahaha

    Tatiana

    ResponderExcluir
  14. Oii
    O livro já me ganhou apenas por mostrar todo o poder feminino na sociedade.
    Adoro tudo sobre as amazonas, gosto muito delas e sempre pesquisou sobre elas.
    Vou ter que correr para uma livraria e compar o livro.
    Esse tema mitológico sempre me chama a atenção.
    Por tanto sim! Vou acatar a sua dica e irei ler o livro.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  15. Olá!
    Desde que vi esse livro fiquei interessada. A capa é linda e a sinopse instigante. Sabendo que o livro é uma mistura de aventura e romance me deixou mais curiosa ainda para saber como a história se desenrola.
    Adorei a resenha.
    Beijinhos!
    http://eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Amiga eu tenho esse livro em ebook e tenho curiosidade em fazer a leitura, porque me parece ser uma estória bastante muito envolvente, mas vai depender muito da escrita da autora também, porque eu nunca li nada dela e espero que não seja algo arrastado, porque isso normalmente me dá sono viu? Mas você disse que a estória é uma delicia e provavelmente irei gostar. Vamos ver...Só lendo pra saber mesmo.

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2016/01/reflexao-parte-2.html

    ResponderExcluir
  17. Olá!
    OMG.. já fiquei louca com essa capa! Falando da Grécia antiga então...
    Muito legal fazer essa versão atualizada da história das amazonas, geralmente a história delas sempre vem dentro de outras histórias e achei esse foco muito interessante.
    O livro parece ter todos os elementos que eu gosto, e tem até romance *-*
    Certamente entrou para minha lista.
    bjs
    diariodeumapsicopedagoga.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  18. Admito que esse não é um livro que eu leria e confesso que se eu não tivesse lido sua resenha eu até teria comprado o livro pela capa e teria me decepcionado, pois eu não curto o gênero. Mas talvez vale a pena tentar pelo romance kkkkkk
    Adorei sua resenha

    ResponderExcluir
  19. Olá tudo bem? Eu também amo mitologia grega, tanto que eu estou lendo Rick Riordan, eu também li um livro falando sobre as amazonas não tem nem comparação com esse que você leu, ele era um taanto parado mas tinha o encanto dele, agora esse que você leu ele tem uma história que chama mais a atenção, principalmente pela capa, você olha a capa e já fica com vontade de comprar, além de a história também ser muito boa.
    Sthe - Blog
    http://leesoncre.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Juro que esse não é exatamente o tipo de livro que eu leria. Provavelmente nem mesmo compraria o livro. Mas a sua resenha me convenceu bem. Pode ser que eu ainda o leia, afinal, sempre é bom dar chance aos livros que jamais imaginaríamos. Só o fato de mostrar o poder feminino já é um livro interessante para se ler. Vou colocar na listinha dos livros pra dar uma chance kkk
    Kisses =*

    ResponderExcluir
  21. Olá! Esse livro me chama bastante atenção. Por ser fantasia, já fico feliz. E quando no enredo tem mitologias, ainda mais uma história envolvendo as Amazonas, ai eu tenho que parar para ler. A capa é linda, a premissa é linda...tudo lindo! Beijos!

    http://livrosepergaminhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Eu fiquei curiosa para saber mais do livro, acho que você poderia ter falado mais da leitura em si. A história me atraiu bastante, pois adoro tudo que envolve mitologia, então quero muito ler a obra!
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  23. Oie!!!
    Estou absolutamente MALUCA para ler esse livro, o primeiro livro da autora é simplesmente um dos meus livros favoritos da vida. Ela tem um cuidado em realizar suas pesquisas tão bem, que suas histórias contém sempre uma carga histórica muito fascinante.

    ResponderExcluir
  24. Olá, tudo bem?
    Eu já li o livro Julieta da Anne Fortier e amei a escrita dela, ela tem o dom de nos transportar para o lugares e épocas onde se passam a história, e sem tornar uma narrativa cansativa.
    Fiquei bastante animada com sua resenha a fazer essa leitura.
    Parabéns pela resenha.
    Beijos.

    Giuliana

    ResponderExcluir
  25. Oii Sandra,
    estou looooouca para ler esse livro!!
    Ainda não li nenhum da Anne Fostier, já namorava o Julieta desde o lançamento, rs, e agora fiquei ainda mais encantada por essa nova história, principalmente por falar das amazonas, que é bem raro de se ler, amo demais essas histórias antigas e mitológicas.
    bjooos

    ResponderExcluir
  26. Oii, tudo bem?
    Eu sou apaixonada em Civilizações Antigas e em Mitologia Grega, então esse livro com certeza chamou a minha atenção. E ao ler a sua resenha, tive a certeza de que tenho que ler esse livro rsrs

    ResponderExcluir
  27. Não gosto de ler livros que nos deixam com ressaca literária. Mas...como na maioria das vezes somos pegos de surpresa né?! Não sabia que esse livro era tão bom assim, na verdade não dava muita coisa por ele. Fiquei doida para ler com tamanha empolgação sua. Já anotei para a lista de desejados. Ainda mais sabendo que ele tem um romance. Gostei!!!
    Bjss

    ResponderExcluir
  28. Oi Sandra, tudo bem?

    Gostei bastante da sua resenha, mas não faz muito meu estilo de narrativa. Não curto muito mitologia, mas gosto dessas narrativas que misturam presente e passado. Que bom que é uma leitura envolvente, e fico curiosa para conhecer sobre as amazonas.

    Beijinhos,

    Rafaella Lima || Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir
  29. Olá Sandra!
    O fato de ter as amazonas no meio da história a autora já ganha uma medalhinha de ouro. O livro parece ser legal, passando no principio de que não é uma mistureba ne. Eu gosto muito dos livros homéricos, espero que ela tenha honrado isso..
    bjss
    http://umavidaliteraria1.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  30. Nossa que história legal, cheia de emoção e aventura, foi isso que sua resenha me passou. Como eu não conhecia essa maravilha? Agora to louca para ler, deve ser uma leitura maravilhosa. Anotei a dica.

    ResponderExcluir
  31. show de bola, vou adicionar na lista de presentes e apresentar a minha irmã, que adora temas mitológicos!
    Mas bem que a autora poderia ter usado outro nome que não Diana, pq assim como vc fez, associei com a Mulher Maravilha - Diana! ;)

    ResponderExcluir
  32. Adoro mitologias! Vou adicionar na lista das minhas futuras leituras, ainda bem que li a resenha porque se fosse pela capa nunca ia me interessar pelo livro.

    ResponderExcluir
  33. Bem, como alguém que gostaria de ter cursado História para se especializar em Arqueologia ou Paleontologia, creio que este livro agradaria em cheio. Exceto pela morte dos animais, que se for descrita, eu não curto, por ser defensora deles e vegetariana.
    De qualquer forma, a fórmula de História + Romance = Amor Demais, sempre!
    Beijos.
    Amanda Pampaloni Pizzi.

    ResponderExcluir

Agradecemos pelo comentário!