[Resenha de Tinta] A Rainha Normanda

PARCERIA ARQUEIRO

Série: Emma da Normandia - Livro 01
Título original: Shadow on the Crown
Autor: Patricia Bracewell
Tradutor: Maria Luiza Newlands
Número de páginas:400
Editora: Arqueiro
ISBN: 9788580413779
Ano: 2015
Nota: 5/5

Sinopse:
Em 1002, Emma da Normandia, uma nobre de apenas 15 anos, atravessa o Mar Estreito para se casar. O homem destinado a ser seu marido é o poderoso rei da Inglaterra, Æthelred II, muito mais velho que ela e já pai de vários filhos. A primeira vez que ela o vê é à porta da catedral, no dia da cerimônia. Assim, de uma hora para outra, Emma se torna parte de uma corte traiçoeira, presa a um marido temperamental e bruto, que não confia nela. Além disso, está cercada de enteados que se ressentem de sua presença e é obrigada a lidar com uma rival muito envolvente que cobiça tanto seu marido quanto sua coroa. Determinada a vencer seus adversários, Emma forja alianças com pessoas influentes na corte e conquista a afeição do povo inglês. Mas o despertar de seu amor por um homem que não é seu marido e a iminente ameaça de uma invasão viking colocam em perigo sua posição como rainha e sua própria vida. Baseado em acontecimentos reais registrados na Crônica Anglo-saxã, A rainha normanda conduz o leitor por um período histórico fascinante e esquecido, no qual fantasmas vigiam os salões do poder, a mão de Deus está presente em cada ação e a morte é uma ameaça sempre à espreita.
Governando na época compreendida entre o rei Artur e a rainha Elisabeth I, a rainha Emma é uma heroína inesquecível cuja luta para encontrar seu lugar no mundo continua fascinante até hoje.

Resenha:
            Em uma época onde as mulheres eram mercadorias de troca, ela se ergue com toda a nobreza e determinação de uma rainha guerreira que luta com todas as suas armas para se impor como soberana e como mulher.
            Emma da Normandia vivia seus dias com a indolência dos jovens que ainda não tem grandes responsabilidades sobre os ombros. Como filha caçula e com uma irmã ainda solteira, Emma achava que ainda demoraria alguns anos para ter que cumprir com seus deveres para com sua família e sua nação.
            Então sua mãe a chama e anuncia que sua vez chegara
“... – Não é Mathilde quem vai para a Inglaterra, Emma. Tem de ser você. [...]
- Sua irmã não tem força física nem força de vontade para se defrontar... – Gunnora parou, como se tivesse se arrependido de suas palavras e quisesse apaga-las – com as provações de uma rainha. – Terminou a frase devagar. – Só você, Emma, de todas as minhas filhas, tem qualidade para isso.” Pág. 57
            Inicia então na vida de Emma uma sucessão de fatos intrigantes, revoltantes, desconcertantes... uma menina que se torna rainha antes de ser mulher e se torna mãe de uma nação antes de gerar o primeiro filho.
            A autora cria uma trama espetacular ao redor de fatos históricos e nos presenteia com uma escrita precisa, dinâmica e sensível como só as mulheres conseguem fazer.
            Quem como eu, é fã de Bernard Cornwell, vai se apaixonar por Patrícia Bracewell. A descrição das guerras, toda a selvageria dos dinamarqueses e as intrigas políticas dos ingleses estão presentes. Um rei obcecado por sua coroa de forma que não confia em ninguém e joga todos na frente da espada em seu lugar, até seus filhos. Æthelred era assombrado pelo espírito de seu irmão e isso o deixava mais desconfiado e imprudente. Um rei fraco e incompetente, que via traição em tudo e em todos. E no meio de todo esse caos, Emma conhece o amor e não é por seu marido. Um amor profundo e pecaminoso.
            Que livro maravilhoso! Sabe o que é ‘economizar’ as últimas páginas? E morrer com o final? Como assim? Cadê a continuação?
            Arqueiro pleaseeeeee...rs
            É sério pessoas...leiam.
            Sofram, amem, odeiem junto comigo e com Emma. 
            Muito, muito recomendado!
Uma imagem de Emma apresentando seus filhos ao rei.
Quem quiser conhecer um pouco mais dessa rainha que fez história tem bem aqui e sobre a autora, aqui.
A capa do volume 2 (O Preço do Sangue em tradução livre), edição americana é essa aqui....olha que linda...

Aguardando desde já ansiosa...








Um comentário

  1. Oi Sandra
    Adorei a resenha! Estou doida pra ler este livro. Amo romances históricos.
    Ja esta na minha lista
    Bjks mil

    www.blogdaclauo.com

    ResponderExcluir

Agradecemos pelo comentário!