[Resenha de Tinta] A Amante do Rei


Título Original: The King's Mistress
Autor: Emma Campion
Tradutor: Patricia Cardoso
1ª edição
Ano:2013
Editora:Record
ISBN:97801404671
páginas: 544
Sinopse: Em meio às armadilhas da corte, o amor de um monarca pode representar poder e riqueza, mas também a mais brutal das ameaças. Viúva de um mercador, dona de um segredo capaz de abalar todo o reino, a plebeia Alice Perrers é afastada da família para viver sob a proteção da rainha Filipa da Inglaterra. Porém, sua beleza e perspicácia atraem Eduardo III, e o caso de amor entre eles logo se transforma em um escândalo na corte. Condenada por todos como uma oportunista que enriqueceu manipulando um rei doente, Alice precisa lutar para defender sua honra.


Olá Pessoal,

Bom, todo mundo já sabe, mas eu amo ler. Não importa o gênero ou espécie, eu me perco totalmente nas páginas de um livro aberto e viajo junto com a história a lugares e épocas diferentes.
Porém, dentre todos os gêneros, o que mais me encanta são os Romances Históricos. Sejam eles fictícios ou com pinceladas reais, me encanta o modo de vida das gerações passadas.Eu simplesmente nasci no século ou errado, ou para quem acredita, devo ter vivido na Idade Média ou no século XVIII e reencarnado agora, tal eu me sinto tão bem quando leio qualquer coisa sobre esse assunto.
Por isso, esse livro me era muito desejado. E ele acabou sendo um presente de uma pessoa que embora eu não conheça #aovivo, eu tenho imensa afinidade. 
Não posso revelá-la pois o presente foi um amigo secreto que por motivos alheios a nossa vontade, ainda não foi revelado. Então "pessoa" meu muito obrigada, você não poderia ter escolhido melhor o meu presente.
Agora, vamos deixar de sentimentalismo e cair na história.
Preparados? Então , entrem na sua máquina do tempo e vamos a Ingletarra Medieval, conhecer a história de Alice Perres, talvez a mais conhecida amante da família Real Inglesa.

# Um pouquinho da História:

"Houve uma mulher na Inglaterra chamada Alice Perrers. Era uma meretriz sem-vergonha, impudente e de baixo nascimento... Não era nem atraente nem bonita, mas sabia compensar esses defeitos com sua voz sedutora. A cega fortuna elevou essa mulher a grandes alturas e a levou a ter uma intimidade com o rei muito maior do que era apropriada, uma vez que ela fora criada e amante de um homem da Lombardia... Mesmo quando a rainha ainda vivia, o rei amava essa mulher mais do que amava a rainha. "(página 43, St Albans Chronicle,Thomas Walsingham)
A história começa em 1355 com a jovem Alice, com então 14 anos "debutando" em busca de conseguir um casamento.
Conhecemos um pouco de sua adolescência, sua relação com a família e seu primeiro casamento arranjado com um mercador lombardo que trará enormes consequências a vida de Alice, até sua vida na corte e na cama de Eduardo III e as consequências que sofreu após a sua morte.
Poderia Alice ter fugido do seu destino? Poderia ela ter escrito outra história?

#Resenha:
Como eu disse lá em cima, Romances Históricos são realmente a "minha praia".
Esse livro é mais uma ficção histórica do que propriamente um romance.
Emma Campion, dá voz a Alice Perres , um dos grandes ícones da era Plantageneta, e recria a sua história, eximando -a das terríveis acusações que sofreu e aliando a isso fatos históricos importantes que aconteceram no período.
O livro é divido em 4 partes:
Na primeira, Uma inocente conhece o mundo, conhecemos Alice com então 14 anos, se preparando para ser apresentada a sociedade, que na época, acontecia nos cultos clericais, diferente dos bailes do século XVIII.
Alice, filha de um mercador de tecidos, totalmente inocente, sem nunca ter viajado, nem mesmo andado a cavalo, é impelida a casar com Janyn, um mercador 20 anos mais velho e amigo do seu pai.
O início de seu casamento é tranquilo, mesmo contra a vontade de sua mãe, que foi amante de Janyn e a jovem Alice desenvolve uma paixão por seu marido com quem tem uma filha Isabel, que por conta das relações da família de Janyn com a corte tem como madrinha a Rainha Isabel de França, rainha da Inglaterra.
Relembrando a escola:
Como todo mundo sabe, Isabel,conhecida também como a Loba da França, é mãe de Eduardo III, e tramou a deposição de seu marido, Eduardo II, junto com seu amante, Roger Montimer.
Com Eduardo II deposto, Eduardo III, assume o trono.
Voltando...
As relações da família de Janyn com a rainha Isabel são muito misteriosas e a jovem Alice, nada sabe a respeito, mas muito teme, porque por conta dela, ela é afastada por muitas vezes de seu marido. Até que dois anos depois, ela recebe um comunicado que está sendo requisitada como dama da corte da Rainha Filipa, a esposa de Eduardo III.

Na segunda parte do livro, A Criada da Rainha, Alice mesmo contrariada, segue para a corte, sozinha, inclusive sem sua  filha Bel que  é mandada para ser criada na casa da rainha Joana.
Nessa parte, conhecemos inicialmente uma Alice triste e amedrontada pela separação e posterior termino de seu casamento. 
Mas logo após. seu conhecimento sobre tecidos e contas a levou a posição de destaque e bem querida pela Rainha Filipa que adorava consultar-se com Alice para determinar as vestimentas para as festividades.
 É aqui  também que , A presença de Alice começa a despertar a atenção do Rei e também de Willian Wyndsor.
Encantada com a imagem e a imponência de Eduardo III, é difícil a Alice resistir aos seus encantos.

"Janyn se fora. Eu afinal acreditava. Eu tivera um casamento muitíssimo feliz, assim como um longo período em que me sentira muitíssimo abandonada. Meu corpo ansiava pela atenção de um homem, e esse homem era meu rei. 
"Se havia um modo de resistir a um rei, eu não o aprendera. E não o aprenderia."
Na terceira parte, A Amante do Rei, é descrita toda a sua relação de amor com Eduardo III que começou quando ela tinha apenas 17 anos e Eduardo III já com 50.
Ela tornou-se amante do rei seis anos antes da morte da rainha Filipa .
Durante todo o relacionamento que durou 15 anos e só terminou com a morte de Eduardo, ele a presenteou com roupas e jóias da rainha. Ela enfeitou-se com as roupas opulentas e por vontade do Rei ostentava jóias da rainha morta , no valor de mais de 200.000 libras, Alem disso, ela começou a acumular casas senhoriais e terras, todas as doações e subvenções por seu amante, o rei. Ela se tornou a mais rica mulher comum , nascida em toda a Inglaterra .
Com Eduardo ela teve 4 filhos, sendo um menino, John de Southeray que foi inclusive, consagrado Sir pelo próprio rei e se não admitido de direito, mas de fato integrou a familia Platageneta com todos os direitos. 
Após a morte de Eduardo III, Alice foi considerada subversiva e influenciadora do Rei.

Boatos circulavam dizendo que Alice manipulou e feriu o rei com magias ocultas e bruxaria. Como resultado, o médico foi levado em custódia e acusado de inventar poções do amor e talismãs em seu nome.Como as suspeitas aumentaram , assim fizeram as acusações. O parlamento a despiu de toda a terra e casas, e baniu do país .Sendo destinada ao exílio, se livrando apenas dessa pena pelo casamento com Willian Wyndson.
 A quarta parte do livro, Uma Fênix, trás uma Alice já na casa dos 30 anos, vivendo em uma das suas propriedades com as filhas e relatando toda a história para que no futuro, diante dos boatos e acusações, suas filhas conhecessem realmente sua verdadeira história.
"QUANDO TIVE EU A escolha de ser diferente do que fui? Deveria eu ter sido mais egoísta, mais inflexível, mais rebelde? Terei sido muito complacente, rápida demais em dar aos homens da minha vida aquilo que eles julgaram querer? Serei uma pecadora, ou uma criada obediente? Na condição de ser do sexo feminino, eu era aceitável apenas como filha virginal, esposa ou viúva - a menos, é claro, que eu fizesse os votos a Deus. Fui as três coisas - filha, esposa, e viúva -, além de amante."
Esse foi um "resumo não muito resumido" de toda a vida que Emma Campion criou em torno da vida de Alice. 
Escrito em primeira pessoa, a autora que hoje é a  mais importante especialista  em Alice Perres. ( Ela é graduada em história Medieval) traz em suas quase 550 páginas questionamentos sobre a reputação aceita dessa mulher da idade média que se tornou uma lenda.
Um romance conflitante, uma heroína? julgada por todos e amada pelo seu rei. A vida de Alice Perrers é dificil, intensa e  duvido que  depois de conhece-la, vou esquecer  me dela.
Emma Campion tem uma escrita brilhante  e realmente  conhecedora das mulheres dessa época,
No final, me vi concordando com a autora: A ficção criada é com toda a certeza  a história que ela,
Alice, gostaria de ter vivido. 
Um final merecido para uma mulher que sofreu e amou intensamente.
Afinal, poderia Alice, ter tido um destino diferente? Quando teve ela a escolha de ser diferente do que foi?
Emma e Alice ganharam uma fã.
Esse livro foi minha leitura eleita  para o Desafio do Skoob 2015, mês Janeiro, último livro que você comprou, ganhou.
Espero que tenham gostado, 
Um beijo.

Nenhum comentário

Postar um comentário

Agradecemos pelo comentário!