[RESENHA DE TINTA] UM CASO PERDIDO - HOPELESS


Um Caso Perdido
Série Hopless -Livro I
Autor: Colleen Hoover
Tradutor: Priscila Catão
Número de páginas: 384
Editora: Galera Record
Ano: 2014
ISBN: 9788501403940
Sinopse: Às vezes, descobrir a verdade pode te deixar com menos esperança do que acreditar em mentiras... Em seu último ano de escola, Sky conhece Dean Holder, um rapaz com uma reputação capaz de rivalizar com a dela. Em um único encontro, ele conseguiu amedrontá-la e cativá-la. E algo nele faz com que memórias de seu passado conturbado comecem a voltar, mesmo depois de todo o trabalho que teve para enterrá-las. Mas o misterioso Holder também tem sua parcela de segredos e quando eles são revelados, a vida de Sky muda drasticamente.


Resenha:
Há um tempo atrás recebi um e-mail do goodreaders dizendo que alguém tinha me indicado um livro. Apesar de não lembrar ter perfil nesse site, curiosa que sou, fui até lá ver que livro tinham me indicado e quem seria essa pessoa.
Descobri que o livro era Hopless e quem me indicou tinha sido a Camille do projeto Beletristas. Pelo nome do autora fiquei interessada no livro, pois já tinha lido a série Métrica ( se você não leu, veja a resenha da Sandrinha) e adorado, mas como eu ando um pouco cheia de romances new adult (ou seria young adult, pela idade? enfim) e o livro era inglês, deixei para lá.
Depois de um tempo, ouvi falar novamente nele e a curiosidade cresceu. Procurei a tradução mas não encontrei e desisti definitivamente.
Até que um dia, passeando no shopping, vi que ele tinha sido lançado no Brasil, como Um Caso Perdido, pela Galera Record. Confesso que torci o nariz para o título e o preço ( na livraria!).
Dias depois soube que a mesma livraria estava fazendo uma promoção no site virtual. Dessa vez não tive como escapar, comprei o livro! 
Mas por que estou contando tudo isso? Porque esse foi o livro que escolhi para o Desafio do Skoob mês de Julho- Livro Indicado por outra pessoa e que você não leria.
Vamos então para o livro:
Sky é uma menina de 17 anos que tem fama de ser vagabunda. Isso mesmo que você leu, vagabunda. Mesmo que pouco saia de casa, apesar de ter permissão para ir a qualquer lugar e desde que avise poder chegar a hora que quer. Sky é uma menina que prefere ler e sorvete a sair.
Sua criação por Karen, sua mãe adotiva, é muito rígida com relação a conceitos tecnológicos, elas nunca tiveram acesso a internet, celular e até mesmo televisão e além disso toda a educação de Sky foi feita em casa, ela nunca frequentou a escola. Já que ambos são considerados por Karen, a origem de todos os males do mundo.
Mesmo com toda essa rigidez a relação a educação Sky e Karen mantém uma ótima relação, Sky nunca ficou de castigo e elas conversam como irmãs. A única discussão que tiveram, foi com relação ao último ano de ensino médio. Depois de muito brigarem, Karen acabou concordando que Sky o fizesse na escola.

A fama de Sky provém muito de sua amiga Six ( que na verdade se chama Seven!) que troca de namorado como quem troca de sabor de sorvete e toda vez que Six troca de um namorado, e ele tem um amigo, é para o quarto de Sky que o amigo vai escondido.
Six troca de namorado com a mesma frequência com que troco os sabores do sorvete. O sabor do mês para ela é Jaxon. O meu é Rocky Road.
Mas calma, não é para fazer-o-que-você-está-pensando, é apenas para dar um amassos e um beijos que na verdade nem empolgam Sky, por mais que os meninos se esforcem ela não sente nada, nem um desejo, nem um friozinho na barriga,e não ela não é lésbica. O que Sky mais gosta nesse processo é o não sentir. Toda vez que ela está com um menino, ela se desliga do mundo, só retornando quando ele vai embora e ela vai tomar sorvete com Six.
Mas tudo isso muda, quando após o primeiro dia de aula ela "conhece" Holder.


Holder é um tipíco bad boy. Segundo dizem, ficou um ano preso pois bateu em um menino até deixá-lo surdo, abandonou a escola e ainda tem "Caso Perdido"( Hopeless) tatuado no braço.

E para piorar parece ter cismado com Sky. Não só fica transtornado quando a encontra, como parece segui-la.
De todos os meninos no mundo, porque foi por ele que Sky  interessou?
Mesmo com alguns encontros e percalços, Sky e Holder começam uma amizade, que aos poucos vai se transformando em amor, ou "gamor" como eles dizem no livro.

Mas o que fazer, quando o primeiro rapaz por quem você se apaixona tem segredos que podem fazer você se lembrar do que você gostaria que ficasse para sempre escondido?
Antes que você ache esse é um típico new adult onde uma menina "fragilizada" se apaixona por um bad boy, eu aviso que não é. A história é mais densa que isso, e antes que você chegue ao final, tudo tem explicação.
Eu não posso contar muito mais porque seria um mega spoiler.
O tema central é muito mais forte do que isso. O amor entre esses dois "desajustados" é apenas pano de fundo para uma trama com algum mistério, muita emoção, amizade e amor.
Escrito em forma de diário e alguns flashbacks, você vai aos poucos entendendo alguns "manias" de Sky e alguns segredos de Holder e juntando as peças desse quebra-cabeça surpreendente.
No final, fiquei pensando se alguns personagens tinham realmente tomado a decisão correta. E cheguei a conclusão que sim, eu faria a mesma coisa.

Um livro lindo e arrebatador que me tirou algumas lágrimas.
Tem continuação, ou melhor tem um POV do Holder e um livro sobre a Six. Quero muito os dois.
A sugestão da Camille não poderia ter sido melhor.
Collen Hoover entrou definitivamente na lista de minhas autoras favoritas.
P.S: Sobre o título Um Caso Perdido no final ele faz sentido e acabou ficando melhor que a tradução literal "Sem Esperança".
Leia o livro e apaixone-se.
Espero que você tenha gostado,
Um beijo,

3 comentários

  1. Realmente a tradução literal não cairia bem para o título, eu recomendaria "intensamente" esse livro para jovens.

    ResponderExcluir
  2. Oieeee!! Nossa, que resenha show! Eu tenho esse livro na estante me esperando, não vejo a hora de começar a ler ahahha

    Beijos
    Nati

    www.meninadelivro.com.br

    ResponderExcluir
  3. Adorei esse livro tb! Lu, assim que tiver um tempinho, leio os demais livros da série Hopeless. Amei a continuação da história, que na verdade dá uma nova tônica à história. O enredo fica mais amarradinho... e parabéns pela resenha! Vc tem um jeito muito gostoso de passar seu ponto de vista!
    bjsss

    ResponderExcluir

Agradecemos pelo comentário!