[Resenha de Tinta] O Começo de Tudo

PARCERIA NOVO CONCEITO

Título Original: The beginning of everything
Autora: Robyn Schneider
Tradução: Shirley Gomes
Número de páginas: 288
Editora: Novo Conceito
ISBN: 9788581633930
Ano: 2014
Nota: 5/5


Sinopse:

O garoto de ouro Ezra Faulkner acredita que todo mundo tem uma tragédia esperando ali na esquina – um encontro fatal depois do qual tudo o que realmente importa vai acontecer. Sua tragédia particular esperou até que ele estivesse preparado para perder tudo de uma vez: em uma noite espetacular, um motorista imprudente acabou com a perna de Ezra, com sua carreira no esporte e com sua vida social.
Depois que perdeu o favoritismo ao posto de rei do baile, Ezra agora almoça na mesa dos losers, onde conhece Cassidy Thorpe. Cassidy é diferente de qualquer pessoa que Ezra tenha encontrado antes – melancólica e com uma inteligência mordaz.
Juntos, Ezra e Cassidy descobrem flash mobs, tesouros enterrados e um poodle que talvez seja a reencarnação do Grande Gatsby. À medida que Ezra mergulha nos novos estudos, nas novas amizades e no novo amor, aprende que algumas pessoas, assim como os livros, são difíceis de interpretar. Agora, ele precisa considerar: se uma tragédia já o atingiu, o que poderá acontecer se houver mais infortúnios?
O Começo de Tudo é um livro poético, inteligente e de cortar o coração sobre a dificuldade de ser o que as pessoas esperam, e sobre começos que podem nascer de finais trágicos.

Resenha:
Ezra não foi muito bem recebido por mim no início do livro. As atitudes fúteis, a galera de bolsos cheios e mentes vazias e o comportamento compulsivo por popularidade, típico da adolescência americana, me fizeram de cara, julgá-lo como um chato de galocha.
Foi só a partir das tragédias que lhe afetam é que a verdadeira personalidade de Ezra floresce, ou talvez não; ele poderia mesmo ser um chato de galocha antes e que só sofrendo um bocado, descobriu que não era o centro do universo. Quem sabe...
A questão é que no sofrimento da perda e na dor do recomeço, ele não somente amadurece muito como também aprende que é possível ser completo (e até feliz) sem as coisas que antes ele próprio julgava indispensáveis e readquirindo coisas valiosas que tinham ficado para trás. 
Com o passar do tempo, eu me afeiçoei tanto a esse garoto que passei a sentir tudo o que ele sentia, mesmo! Desde a decepção com os próximos, a surpresa dos novos caminhos e principalmente a incerteza de sucesso na reabilitação, tanto física quanto emocional. 
É aí que eu tiro o chapéu para a Robyn! Quanta sensibilidade nas palavras e no seu modo de expressão, as emoções geradas durante a leitura do livro são quase palpáveis de tão intensas! Que escritora sensacional...

Robyn Schneider

Para mim, o grande lance do livro é a mensagem de superação pessoal independente das expectativas de outros. O que descobrimos, junto com Ezra no decorrer da história, é que sempre vale mais a pena se mostrar como você realmente é.

(...) "Percebe? Você está entendendo agora, mas eu descobri há muito tempo que, quanto mais inteligente se é, mais tentado se fica a deixar as pessoas imaginarem você. Nós entramos um na vida do outro como fantasmas, deixando pra trás lembranças assombradas de pessoas que nunca existiram. O atleta popular. A nova garota misteriosa. Mas somos nós que escolhemos, no final, como as pessoas nos veem". (...)
Pág 282

Entre algumas citações de Oscar Wilde, Bob Dylan, Dr. Who, Michel Foucault, entre outros grandes pensadores, o livro se conclui da forma mais linda e até um pouco inesperada; coerente, eu diria.
Pois bem, se você ficou curioso(a) para também rir e sofrer com Ezra e suas escolhas, coloque sua ressaca literária em mode ON e aproveite a oportunidade de conhecer um livro extraordinário.


5 comentários

  1. Gostei da resenha.
    Não conhecia o livro, pela sinopse já me interessei, parece uma história que me agradaria.
    petalasdeliberdade.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Nunca tinha ouvido falar desse livro, mas depois de tão bela resenha ficou na minha lista de livros a ler.
    Tb gosto de livros que me fazem pensar, onde os personagens erram, mas aprendem com seus erros e crescem na história.
    Amei a resenha.. parabéns!!

    ResponderExcluir
  3. Ezra é alguém que vale muito a pena conhecer, espero que concordem comigo. Obrigada pela visita e pelos comentários... Bjs.

    ResponderExcluir
  4. Oi Lana, tudo bom?? Menina, eu nunca imaginaria aio ver esa capa que o livro era tão profundo,conm perdas,cheio de reviravoltas, superação e aprendizado...Fiquei fascinada pela história..quero demais ler esse livro, pois sei que vou amar com certeza..bj e parabéns pela resenha.

    ResponderExcluir
  5. Olá Aline! A capa do livro é uma montanha-russa, para simbolizar o quanto a nossa vida pode mudar de rumo, exatamente como no brinquedo. Acho que ficou pouco explícito justamente para que o leitor só perceba o significado do desenho durante a leitura. Foi o meu caso!! =D
    Obrigada pelo elogio à resenha. Bjos.

    ResponderExcluir

Agradecemos pelo comentário!