[Resenha de Tinta] O Palácio de Inverno

Página no Skoob
Título Original: The house of special purpose
Autor: John Boyne
Tradução: Denise Bottmann
Número de Páginas: 453
Editora: Companhia das Letras
ISBN: 9788535917109

Ano: 2009
Nota: 9/10
Sinopse: Pode-se fugir da história? Será possível viver no anonimato após uma existência de fausto e glória? A vida comum é assim tão diferente da vida pública? Geórgui Jachmenev passou a vida inteira se debatendo com essas questões, e agora, prestes a perder o grande amor de sua vida, tenta encontrar uma resposta para elas ao refletir sobre seu percurso num século XX que sempre lhe pareceu longo demais. Continue lendo no Skoob

Resenha:
     Desde que eu li O menino do pijama listrado me apaixonei pela escrita do John Boyne. Então, é claro que quando a Gisele Lótus ofereceu seu lindo livrinho para nós do blog, eu gritei logo um sonoro "Eu quero!!!". 
     A história começa com Geórgui aos 80 e poucos anos e sua esposa Zóia. Sendo que ela está com câncer, já nas últimas mesmo. Aí ele vai contando seu passado. Mas não na ordem que se possa imaginar. Imagine uma linha do tempo,  ela começa a esquerda, vai avançando e termina na direita, ok? O livro começa no fim dessa linha do tempo e vai correndo ela ao contrário, mas em certo ponto, a história vai lá para o início da linha do tempo e vai correndo para frente. Então temos 2 personagens narradores, o jovem Geórgui de 17 anos e o velho Geórgui de 80 anos que está rejuvenescendo conforme vai contado a história. 
Imagina essa figura como um PADRE!!!
     Por tudo isso, é necessário prestar muita atenção nas datas e nos fatos. Senão a gente se enrola. Mas o Boyne consegue nos conduzir direitinho e chegamos as conclusões sem tanto esforço assim. De certa forma é um livro leve. E eu adoro a história dos Romanov, acho tão cheia de magia *.* [já assisti a Anastasia um sem conta de vezes! E ainda assisto XD] Então quando Rasputin entrou em cena no livro eu quase cai para trás na cadeira! 
      O romance entre Geórgui e Anastasia é lindo *-* Fala sério, ela é uma fofa!!! 
      Eu deveria ter separado uns quotes para vocês mas esqueci XD #sorry fico devendo dessa vez. De qualquer forma, é um livro que recomendo muitíssimo. 
     Vocês lembram da música do filme da Disney? 

Essa foi uma leitura para o Desafio Literário  – mês de Abril - Estação no título.

3 comentários

  1. Butterfly,
    Eu sabia que devia ter comprado esse livro na promoção.Também adoro Anastácia e o bom que eu tenho desculpa para ver pois minha afilhada também adora, rsrsrs
    Otima resenha como sempre.
    bjs,

    ResponderExcluir
  2. Oi, Nedina!
    Bom saber que vc gostou do livro. Já adquiri "O menino de pijamas listrado" e entrei no LV de "O Pacifista". Mas ainda não li nada! Ainda falta "O Palacio de Inverno". Pelos bons comentários acho que vou ler tudo de uma vez só! rsrs

    ResponderExcluir
  3. Eu adorei "O menino do pijama listrado" e fiquei com vontade de conhecer outros livros do autor. Ainda não tive a chance, mas lerei "O palácio de inverno". E não sabia que tinha relação com Anastasia. Um dos poucos filmes Disney que nunca vi. Vou atrás agora.
    bjo

    ResponderExcluir

Agradecemos pelo comentário!