[Resenha de Tinta] Trilogia Wake


            O tema ‘apanhador de sonhos’ me lembra o filme O apanhador de Sonhos (que foi baseado em um livro do King). Eu vi esse filme, há muito, muito tempo. Mas é tudo que sei sobre o tema. Em outras palavras, nada. Então fiquei entusiasmada com a série. Pena que não era tudo o que eu esperava.
            É um YA, mas eu esperava algo um pouquinho só mais adulto. No mínimo algo não tão previsível. Estou sentindo uma falta dos livros que te levam por um caminho disfarçado e quando você percebe, nada mais é o que parece. Eu sei que a culpa não é do livro, é minha por querer outra coisa. Essa série é infantil de um jeito pejorativo. Sabe aquele seu primo que já tem 19 mas age como se tivesse 12 e você diz a ele: ‘Nossa, você é tão infantil!’ palavrões, drogas, álcool e sexo não tornam um livro legal, nem adulto nem nada do tipo. Não me entendam mal, a série não é ruim. Como cada livro possui duzentas e poucas páginas de letras MUITO grandes e frases muito CURTAS, dá para ler em um dia cada um.
            Sobre a narração. Bem. Eu leio vendo as cenas. Quando a cena acontece no presente, tenho a sensação que é um narrador frio falando. E não alguém. Contando a história. E essas frases curtas. Elas me enlouquecem. Consegui me fazer entender? Não é nada que realmente seja ruim. Mas é ruim. Bem ruim. Rsrs E engraçado, as vezes. Esse parágrafo foi uma tentativa inútil de imitar o estilo da autora.
                Um comentário sobre os livro 2 e 3, não é Spoiler. Não existe agradecimentos nesses dois livros. Como assim, não tem agradecimentos? A autora não agradeceu às pessoas que a auxiliaram ou a editora resolveu cortar essa parte? De qualquer forma me deixou chocada. o.O
Wake - Despertar
Autor: Lisa McMann
Tradução: Ana Death
Número de Páginas: 236
Editora: Novo Século
ISBN: 9788576793816
Ano:2010

Nota: 8/10

Sinopse: Para Janie, uma garota de 17 anos, ser sugada para dentro dos sonhos de outras pessoas está se tornando normal. Janie não pode contar a ninguém sobre o que acontece com ela - eles nunca acreditariam, ou pior, achariam que é uma aberração. Então, ela vive no limite, amaldiçoada com uma habilidade que não quer e não pode controlar. Mas, de repente, Janie acaba presa dentro de um pesadelo horrível, que lhe causa um imenso terror. Pela primeira vez, ela deixa de ser expectadora e se torna uma participante... "Um romance lírico, cujas imagens permanecem com você, muito tempo depois de virada a última página, como o mais memorável dos sonhos." Cassandra Clare

Resenha:
 
Mas, de repente, Janie acaba presa dentro de um pesadelo horrível, que lhe causa um imenso terror. Pela primeira vez, ela deixa de ser expectadora e se torna uma participante...” Onde?!?!?!?! Ainda estou procurando por essa parte especifica citada na sinopse, mas deixa quieto.
            Em Wake, conhecemos Janie e seu estranho dom. Ela não faz idéia do que seja, apenas que a vida que leva é um inferno. Penultimo ano da escola, trabalhando em um asilo sempre que pode para juntar dinheiro para a faculdade. Lidando com a mãe alcoólatra que passa o tempo todo bebendo/dormindo/bebendo. Nessa ordem.
            Conhecemos também a melhor amiga de Janie, Carrie (eu me esforcei para não pensar nesse livro aqui). Garota rica que mora do lado errado da cidade, tem seus próprios problemas com os pais, mas é uma boa menina. E então vem a melhor parte! Conhecemos Cabel! Gótico, possível maconheiro, mas muito meigo. Mora perto das meninas e por ter repetido um ano está na mesma série delas. Janie se envolve com ele, são as melhores cenas da série toda.
            Não posso contar mais do enredo porque seria Spoiler. Falando nisso, o próximo livro tem Spoiler desse aqui, então cuidado ao ler a próxima resenha.

Fade - Desvanecer 

Autor: Lisa McMann
Tradução: Ana Death
Número de Páginas: 236
Editora: Novo Século
ISBN: 9788576793816
Ano:2010
Nota: 8/10

Sinopse: Para Janie e Cabel a vida real está se tornando mais difícil do que os sonhos. Eles estão tentando (em segredo) passar um tempo juntos, mas ainda não tiveram esta sorte. Coisas perturbadoras estão acontecendo em Fieldridge High, mas ninguém quer falar a respeito. Quando Janie penetra os pesadelos violentos de um colega de classe, o caso finalmente se torna claro, mas nada sai como planejado. A cabeça confusa de Janie e o comportamento chocante de Cabe têm graves consequências para ambos. Pior ainda. Janie Descobre a verdade sobre si mesma e sua habilidade. E é desolador. Realmente desolador. Não só o seu destino está selado, como o que está por vir é muito mais sombrio do que seu pior pesadelo
Resenha:
            Janie está namorando Cabel, porém ainda escondido. Ele era namorado da Shay, lembra? Janie descobre um pouco mais sobre seus poderes e como controla-los. A Capitã lhe entrega as anotações da Srta. Stubin, o que ajuda e amedronta Janie.
             Paralelo a tudo isso, temos um caso policial para a dupla dinâmica resolver. A sinopse não diz o que é, mas se você tiver acesso à orelha do livro saberá. O que eu posso dizer é que é perigoso, e Cabel fica desesperado com medo que Janie possa se ferir ao se envolver. Isso prejudica bastante o relacionamento dos dois. Como ele tem muitos demônios por causa do pai e ela tem os próprios com os Sonhos, é necessário que eles aprendam a conversar para resolver isso. Esse romance ainda é minha parte favorita no livro, porque ele é muito, mas muito carinhoso com ela.


Gone - Desaparecer 

Autor: Lisa McMann
Tradução: Ana Death
Número de Páginas: 200
Editora: Novo Século
ISBN: 9788576794073
Ano:2010
Nota: 8/10


Sinopse: No início Janie acreditava que já sabia o que o futuro lhe reservava e pensou que estava em paz com isto. Mas, o que Janie não suportou, foi ver Cabel afundando com ela. Janie só vê uma maneira de dar a Cabel a vida que ele merece – ela precisa desaparecer. Mas isto pode destruir os dois. Então, um estranho entra em sua vida – e tudo se desfaz. Seu futuro, antes previsto, sofre uma reviravolta trágica e suas escolhas se tornam mais terríveis do que Janie jamais imaginou. Ela só precisa escolher o menor dos dois males. E o tempo está se esgotando…
Resenha:
            Resolvi não ler a sinopse antes de começar o livro para tentar ao Maximo diminuir as expectativas. Não deu certo. Em Gone, Janie está desesperada porque o futuro não é nada promissor, e talves Cabel não esteja preparado para enfrenta-lo ao lado dela. Como o ama demais ela não sabe o que fazer.
            Não apreciei tanto essa leitura porque muito antes da Janie descobrir como ajudar o estranho citado na sinopse, eu já sabia exatamente o que ela deveria fazer e como isso afetaria o futuro dela. Então ler ela gritando: ‘Não sei o que fazer, não sei o que fazer!’ Estava me irritando.
            Cabel continua carinhoso demais, só que Janie me incomodava por não contar a ele sobre os sonhos que ele tinha. Caramba, ela ainda não entendeu que nem todo mundo lembra dos sonhos que teve?! Depois de tudo que passaram com o professor lunático eles ainda não são capazes de conversar o.O Eu sei que isso acontece com muitos casais, mas continua sendo ruim. Conversar sempre é o melhor a se fazer.
          
Disposições finais sobre a serie: vale a pena ler, mas não vale a pena apressar a leitura. Nada do tipo: Leia imediatamente! Apenas, leia assim que possível. 




PS: A idéia de fazer resenhas de um série inteira em um único post é da Sandra Mika ;) Em breve ela postará resenhas das séries que leu também.

3 comentários

  1. Logo Wake foi lançado aqui que quis muito ler, mas acabei dando prioridade a outras obras. A série tem muito dos elementos que eu normalmente gosto, mas por alguma razão nunca passei das primeiras paginas quando tive chance, mas como não sou do tipo que simplesmente deixa pra lá, o livro está na estante esperando que eu termine o 4ª das Crônicas do fogo e Gelo e tenha tempo para lê-lo.

    Meu blog é novo, mas se puder dá uma visitada:
    http://convergindocultura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Olá, conheci a trilogia wake pelo submarino que está fazendo promoção agora, adorei suas resenhas, são diferentes, pelo menos para mim, que não sou acostumada a ver resenhas de trilogias juntas, enfim, gostei delas também por serem curtas, que é o sonho de várias blogueiras conseguir escrever resenhas pequenas e mesmo assim colocar o que é importante do livro, parabéns.
    meu-finalfeliz.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. É Estu um pouco atrasada no comentario ja que estou a comentando só agora, porem só agora comprei e li o primeiro livro da serie, e sinceramente ainda estou procurando o mesmoq ue vc, cade a parte que ela fica preza no pesadelo horrivel, summiu, evaporou, simplesmente não existe e isso me irritouu tantooo, pq comprei exatamente por que foi essa parte que me chamou a atenção na sinopse, bom estou com o ultimos 2 livros para ler ainda, confesso que nãõ estou com vontade de ler nesse momento... #chatiada..
    Adorei a resenha e vou coeçar a seguir aqui.. até

    ResponderExcluir

Agradecemos pelo comentário!