Retrospectiva Literária 2016

Êeeeeeeee, e lá vamos nós para mais um final de ano. 2016 passou correndo, não é?
Embora não tenha sido um bom ano para muita gente com muitas mudanças políticas, econômicas e sociais sempre dá para tirar algo de bom, afinal é mais um ciclo que se encerra.
E por falar em coisa boa, é hora de eleger os melhores do ano. A ideia é do Blog Pensamento Tangencial que reúne os blogs literários amigos para indicar aqueles livrinhos que conquistaram o seu coração e pelo terceiro ano consecutivo as Meninas de Tinta participam da festa.
Então vamos lá?
The Oscar goes to:



Agatha Borboleta


A aventura que me tirou o fôlego: A Luva de Cobre (Magisterium #2) - Holly Black, Cassandra Clare
O terror que me deixou sem dormir: O Iluminado - Stephen King (Não sem dormir, mas quase tive pesadelos. O que significa muito vindo de mim)
O suspense mais eletrizante: Não li suspenses esse ano? Acho que não.
O romance que me fez suspirar: A irmã da sombra (As sete irmãs #3) - Lucinda Riley
A fantasia que me encantou: A Noiva Fantasma - Yangsze Choo
A saga que me conquistou: As Lendas de Yelena Zaltana - Maria V. Snyder (O ano foi tão longo que parece fazer séculos que li essa saga e caí de amores pelo Valek)
O clássico que me marcou: O Demônio da Perversidade - Edgar Allan Poe
O nacional que adorei: E de Extermínio - Cirilo S. Lemos
O livro que me fez refletir: Orador dos Mortos - Orson Scott Card
O livro que me fez rir: Manual Prático de Bons Modos em Livrarias - Lilian Dorea
O livro que me fez chorar: O Último Adeus - Cynthia Hand
O livro que me decepcionou: Dragonmark - Sherrilyn Kenyon (Eu leio tradução de fã porque essa série não é publicada no Brasil, mas não consigo dizer se a tradução que atrapalhou a leitura ou foi o livro mesmo, mas decepcionou :/ )
O livro que me surpreendeu: Lava Jato - Vladimir Netto (Não esperava gostar tanto)
O livro que devorei: A Herdeira - Kiera Cass (É a Kiera, precisa falar mais?)
O livro que abandonei: Alucinadamente feliz - Jenny Lawson (Se fosse poucos capítulos como o da Jout Jout ok, mas depois do meio cansei de tal jeito que não dava mais)
O livro que comecei, mas não terminei: Prince of Thorns - Mark Lawrence (Ganhei a versão em inglês, portanto vai demorar....)
A capa que amei: O Circo Mecânico Tresaulti - Genevieve Valentine (ainda não li, mas namorei a capa o ano inteirinho)
A capa que detestei: Orador dos Mortos - Orson Scott Card (Parece HQ infantil, sem preconceito pq eu amo HQ e infantil, mas não é a ideia do livro)
O thriller psicológico que me arrepiou: Doutor Sono - Stephen King (Para alguns é terror, para mim é um terror psicológico muito gostoso)
A frase que não saiu da minha cabeça: “Abre ao cair da noite, fecha ao amanhecer” do O Circo da Noite - Erin Morgenstern (Porque eu fiquei horas e horas imaginando tudo que eu veria no Circo se pudesse visitá-lo)
O(a) personagem do ano: Estrela D’Aplièse de A irmã da sombra (As sete irmãs #3) - Lucinda Riley (Minha favorita da série desde o início, sabia que o manuscrito do próximo volume já está pronto?!)
O casal perfeito:  Celia e Marco de O Circo da Noite - Erin Morgenstern (Eu sei, eles deveriam ser inimigos, mas são tão fofos)
O(a) autor(a) revelação: Cirilo S. Lemos (Porque eu demorei tanto a conhecê-lo? Eu quero mais!)
O(a) autor(a) que mais esteve presente entre as minhas leituras: Edgar Allan Poe (Por conta do desafio #12mesesdepoe que eu abandonei perto do fim, não deu :'(
O gênero literário que mais li: Fantasia (como sempre, mas esse ano exagerei!)
O gênero literário que preciso ler mais: todos rsrsrsrsrs
O melhor livro que li em 2016: Elantris - Brandon Sanderson (Que livro gente, que livro!)
Li em 2016 um total de 64 livros. Eu não imponho metas em quantidade de leitura, e nunca contabilizo releituras, por isso o número pode parecer baixo.
A minha meta literária para 2017 é: Ano passado a meta foi ler mais da minha estante, meta cumprida com sucesso. Para 2017 estou planejando terminar o máximo de séries possível, estando elas ou não na minha estante ;)


Dani Gomez

A aventura que me tirou o fôlego:  Uma chama entre as cinzas - Sabaa Tahir
O terror que me deixou sem dormir: Não li terror esse ano, mas queria ter lido :(
O suspense mais eletrizante: A garota no trem - Paula Hawkins
O romance que me fez suspirar: Depois daquela montanha - Charles Martin
A fantasia que me encantou: Corte de espinhos e rosas - Sarah J. Maas
A saga que me conquistou: As Lendas de Yelena Zaltana - Maria V. Snyder
O clássico que me marcou: Neuromancer -William Gibson
O nacional que adorei: A promessa da rosa - Babi A. Sette
O livro que me fez refletir: Uma curva no tempo - Dani Atkis
O livro que me fez rir: Tentação ao pôr do sol - Lisa Kleypas
O livro que me fez chorar: Depois daquela montanha - Charles Martin
O livro que me decepcionou: Coração da esfinge - Colleen Houck
O livro que me surpreendeu: A fúria e a aurora - Renée Ahdieh
O livro que devorei: O cisne e o chacal - J.A. Redmerski
O livro que abandonei: Não abandonei nenhum.
O livro que comecei, mas não terminei: Poseidon - Anna Banks
A capa que amei: The kiss of deception - Mary E. Pearson
A capa que detestei: Gata Branca - Holly Black 
thriller psicológico que me arrepiou: Nenhum esse ano :(
A frase que não saiu da minha cabeça: Não entre em pânico!
O(a) personagem do ano:  Khalid Ibn Al-Rashid
O casal perfeito: Aidan Bedwyn e Eve <3 
O(a) autor(a) revelação: Charles Martin
O(a) autor(a) que mais esteve presente entre as minhas leituras: Lisa kleypas
O gênero literário que mais li: Fantasia
O gênero literário que preciso ler mais: Terror e policial
O melhor livro que li em 2016: Uma chama entre as cinzas
Li em 2016 48 livros,mas que deve ser mais porque esqueço na maioria das vezes de colocar no skoob.
A minha meta literária para 2017 é: 
Ler mais livros fora da minha zona de conforto, emprestar mais livros e fazer outras pessoas gostarem de ler.


Luana Lima

A aventura que me tirou o fôlego: Não sei bem se Kisses of Deception, Mary E Person pode ser considerado aventura, mas entre meus lidos é o que mais se aproxima disso.
O terror que me deixou sem dormir: Três e o Quarto Dia, Sarah Lotz. Sinistros.
O suspense mais eletrizante: Inverso, Karen Alvarez
O romance que me fez suspirar: Ai que injustiça um só, mas foi ficar com Em busca do Paraíso, Judith Mcnaught
A fantasia que me encantou: Feita de Fumaça e Osso, Laini Taylor.
A saga que me conquistou: Trilogia Incarnate, Jodi Meadows
O clássico que me marcou: O senhor da Moscas e Vidas sem Rumo
O nacional que adorei: A Dama de Papel, Catarina Muniz
O livro que me fez refletir: Surpreendente, Mauricio Gomyde
O livro que me fez rir: Não sou de livros de chick lit ,então não li nenhum.
O livro que me fez chorar: Ih vários mas o que mais chorei foi  A Thousand Boy Kisses, Tilie Cole
O livro que me decepcionou: Embora eu tenha gostado, acho que A Sereia Kiera Kass, eu esperava bem mais.
O livro que me surpreendeu: La Cáncion de Annie, Catherine Anderson. Era bem indicado, mas não esperava que fosse tão maravilhoso.
O livro que devorei: Never Never, Colleen Hoover li as 3 partes em 2 dias.
O livro que abandonei: Não abandonei nenhum livro esse ano ;)
O livro que comecei, mas não terminei: Belgravia, Julian Fellowes, não por falta de vontade, mas porque ele pesa na bolsa e eu acabo não saindo com ele.:(
A capa que amei: A Menina Submersa,Caitlín R. Kiernan versão especial Dark Side. Aliás o livro é todo lindo.
A capa que detestei: Um beijo inesquecível, Julia Quinn Para quem conhece os Bridgertons, sabe que todos eles tem o cabelo castanho escuro. A moça da capa é ruiva e é o livro da Francesca, logo não é ela na capa.
thriller psicológico que me arrepiou: A Menina Submersa, que livro inteligente e intenso.
A frase que não saiu da minha cabeça: Estou entre: "Pode parar de nadar Lily, nós já chegamos na praia" de It Ends of Us, Colleen Hoover e Mantenha-se Dourado de Vidas sem rumo, Susan E Hinton.
O(a) personagem do ano: Ah que difícil. Acho que eu escolho "A" de Todo Dia, David Levithan
O casal perfeito: Six e Daniel  de Em busca da Cinderela, Collen Hoover(todos os casais da CoHo são perfeitos)
O(a) autor(a) revelação: Beth Flinn. Por começar e terminar magistralmente uma série, me fazer apaixonada por Grizz e no fim Grunt.
O(a) autor(a) que mais esteve presente entre as minhas leituras: No fim do ano maratonei os livros dela que ainda não tinha lido, agora que já li todos, o que vou ler? Colleen Hoover
O gênero literário que mais li: Romance e Romance de Época.
O gênero literário que preciso ler mais: ahaha Romance de Época, é meu gênero favorito.
O melhor livro que li em 2016: Por toda a história tão verídica, tão bonita Dois Garotos se beijando, David Levithan.
Li em 2016: 104 livros.
A minha meta literária para 2017 é: Em termos de número, com certeza passar dos 100. Mas eu preciso parar de "economizar" livros. É uma mania horrorosa, ás vezes quero tanto um livro que compro/troco e guardo, não leio, esperando um momento legal. Vou tirar os megas desejados da estante e ler.

Lana Barbosa

A aventura que me tirou o fôlego: Meio Rei - Joe Abercrombie, curto mas eletrizante!!
O terror que me deixou sem dormir: O demonologista - Andrew Piper, sensação de estar sendo observada enquanto lia... Cruzes!!
O suspense mais eletrizante: Peter Pan tem que morrer - John Verdon, chocante!!
O romance que me fez suspirar: Quase não leio romances mas em fevereiro eu li Apenas um ano - Gayle Forman, e suspirei de raiva, serve esse??
A fantasia que me encantou: As Crônicas de Gelo e Fogo - George R. R. Martin, alucinada pela história!!!
A saga que me conquistou: As Crônicas de Gelo e Fogo - George R. R. Martin, esperando pacientemente, pela continuação...
O clássico que me marcou: Macbeth - W. Shakespeare, de todas as peças lidas este ano, foi a que mais me encantou!!
O nacional que adorei: Li bem poucos, gostei muito do Um toque de morte - Luiza Salazar, mas a continuação foi terrível!
O livro que me fez refletir: Quarto - Emma Donoghue, o que marca é a constatação do tamanho da nossa superficialidade no dia-a-dia.
O livro que me fez rir: Como ser mulher -  Caitlin Moran, um manifesto feminista hilariante!!
O livro que me fez chorar: Não choro enquanto leio, vai que estraga meu livro! Eu hein?!
O livro que me decepcionou: O duelo de reis - Joe Abercrombie, PQP que final tosco!! Não gosto nem de lembrar...
O livro que me surpreendeu: Canção do Cuco - Frances Hardinge, gênero completamente diferente do que costumo ler, mas gostei muito também.
O livro que devorei: O prisioneiro do céu - Carlos R. Zafón, continuação do A Sombra do Vento, Záfon seu lindo, bem-vindo à categoria dos meus queridinhos!! 💓
O livro que abandonei: Nenhum!! \o/
O livro que comecei, mas não terminei: A revolta de atlas, vol 3 - Ayn Rand, está difícil mas eu não vou abandonar!!
A capa que amei: Asylum - Madeleine Roux, pra ser beeem franca, só li por causa da capa!! =D
A capa que detestei: Nada - Janne Teller, bem sem graça.
thriller psicológico que me arrepiou: A longa marcha - Stephen King, arrepiou, deu náuseas, tontura.. Putz, que livro difícil!!
A frase que não saiu da minha cabeça: The winter is coming...
O(a) personagem do ano: Tyrion Lannister, meu anão preferido de todos os tempos!!! Sagaz, inteligente, ácido, bêbado e irônico... Tio George, por favor não o mate!!
O casal perfeito: Não é exatamente um casal, mas como eu sou louca por bichos, pra mim Jon Snow e seu lobo Fantasma formaram a melhor parceria!!
O(a) autor(a) revelação: Difícil porque este ano me dediquei a conhecer novos autores de suspense e thrillers, e nenhum me decepcionou... Vou por Nele Neuhaus, só porque a detetive Pia me fez dar boas risadas!!
O(a) autor(a) que mais esteve presente entre as minhas leituras: George R. R. Martin com seis livros, seguido de perto por Willian Shakespeare, com cinco livros.
O gênero literário que mais li: Fantasia e thriller.
O gênero literário que preciso ler mais: Não que eu necessariamente precise, mas quero me dedicar um pouco mais aos clássicos no próximo ano.
O melhor livro que li em 2016: A dança dos dragões - As crônicas de gelo e fogo - vol 5, George R. R. Martin. Sensacional!!!
Li em 2016 um total de 52 livros, não dou muita bola pra quantidade mas estou muito orgulhosa de mim por ter terminado a série As Crônicas de Gelo e Fogo durante um ano.
A minha meta literária para 2017 é: escrever mais e melhor e ainda tenho uma lista de séries inacabadas para encarar!!

Sandra Mika

A aventura que me tirou o fôlego: A IRMANDADE PERDIDA, primeiro livro do ano e com certeza a melhor aventura.
O terror que me deixou sem dormir: HOP-FROG. Li por causa da Agatha e como sou mole merrrmo pra terror, me deixou meio assim sabe..rsrs
O suspense mais eletrizante: QUE FALTA VOCE ME FAZ. O divo Harlan Coben sempre me deixa sem respirar, mas esse, ah esse foi incrível.
O romance que me fez suspirar: A FÚRIA E A AURORA
A fantasia que me encantou: CORTE DE ESPINHOS E ROSAS
A saga que me conquistou: ENDGAME
O clássico que me marcou: EU, ROBÔ. Achei que o filme fosse baseado no livro, mas que nada. São contos e cada um melhor do que o outro. Amei Isaac Asimov <3
O nacional que adorei: A LIGA DOS ARTESÃOS: TALES I. Lauro Kociuba dá um show trazendo anões e elfos pra o subsolo de Curitiba! Maravilhoso.
O livro que me fez refletir: 13 COISAS QUE PESSOAS MENTALMENTE FORTES NÃO FAZEM
O livro que me fez rir: ERA UMA VEZ NO OUTONO. Lilian Bowman é impressionante! Me fez rir muitooo.
O livro que me fez chorar: UMA CURVA NO TEMPO. Não leio livros dramáticos. Nada que chore. Nunca. Mas esse foi inesperadamente lindo e arrebatador. LIGEIRAMENTE SEDUZIDOS também me fez chorar e muito, mas foi mais por minha situação emocional no momento do que o livro em si.
O livro que me decepcionou: A CAÇADORA
O livro que me surpreendeu: A GAROTA SEM PASSADO
O livro que devorei: NINE MINUTES. Comecei sem muita expectativa, mas simplesmente não pude largar e até agora não tenho uma opinião muito bem formada sobre se gostei ou não.
O livro que abandonei: A DESCONHECIDA. Não sei o que acontece, mas não consigo engrenar a leitura desse livro e olha que já comecei 2 vezes.
O livro que comecei, mas não terminei: PETER PAN TEM QUE MORRER
A capa que amei: O CHALÉ DE MOORLAND, me dá a sensação de paz e solidão, o que às vezes, me é muito querido.
A capa que detestei: THE GAME. Dark Side tem capas belíssimas, mas dessa saga são terríveis.
O thriller psicológico que me arrepiou: NÃO CONTE A NINGUÉM
A frase que não saiu da minha cabeça: “...pela tristeza de ter crescido e aprendido que a mudança era a própria essência da vida, que nada era permanente.” Ligeiramente Seduzidos, Mary Balogh.
O(a) personagem do ano: AZOTH (CAMINHO DAS SOMBRAS). Por toda a determinação, amor no coração, bravura e honra.
O casal perfeito: PERRY E ÁRIA de Never Sky. Tão diferentes e tão fofos...um amor que supera tudo!
O(a) autor(a) revelação: BRENT WEEKS
O(a) autor(a) que mais esteve presente entre as minhas leituras: LISA KLEYPAS
O gênero literário que mais li: ROMANCE DE ÉPOCA, não por estar mais romântica, mas por que RdE é meu remédio pra ressaca literária e tive algumas bem brabas..rsrs e porque sim, ler esses livros maravilhosamente doces é uma delícia!
O gênero literário que preciso ler mais: THRILLER POLICIAL
O melhor livro que li em 2016: O FEITICEIRO DE TERRAMAR. Úrsula L. Gun consegue transformar 170 páginas em 1000, pois a sensação é essa...história linda.
Li em 2016 62 livros.
A minha meta literária para 2017 é: Ler mais livros da minha estante. Sempre me ligava em números, mas não para 2017. Minha estante física será minha prioridade!

E foram essas as nossas escolhas.
Desejamos que o novo ano seja de boas leituras e ótimas histórias para contar.


2 comentários

  1. Adorei a retrospectiva literária de vocês, só teve um ponto negativo mais livros pra minha lista infinita de leitura kkkk

    ResponderExcluir
  2. Não conheço quase nenhum dos livros que vocês leram esse ano! Marquei vários no meu skoob :o Eita nozes!
    Parabéns pelo blog!
    Sorteio da Coleção Percy Jackson e os Olimpianos | A Bela, não a Fera Youtube | Converse comigo no Twitter!

    ResponderExcluir

Agradecemos pelo comentário!