[Resenha de Tinta] O Oráculo Oculto

Série: As provações de Apolo #1
Autor: Rick Riordan
Tradutor: Regiane Winarski
Número de páginas: 320
Editora: Intrínseca
ISBN: 9788580579284
Ano: 2016
Nota: 5/5

Sinopse: Como você pune um deus imortal? Transformando-o em humano, claro! Depois de despertar a fúria de Zeus por causa da guerra com Gaia, Apolo é expulso do Olimpo e vai parar na Terra, mais precisamente em uma caçamba de lixo em um beco sujo de Nova York. Fraco e desorientado, ele agora é Lester Papadopoulos, um adolescente mortal com cabelo encaracolado, espinhas e sem abdome tanquinho. Sem seus poderes, a divindade de quatro mil anos terá que descobrir como sobreviver no mundo moderno e o que fazer para cair novamente nas graças de Zeus. O problema é que isso não vai ser tão fácil. Apolo tem inimigos para todos os gostos: deuses, monstros e até mortais. Com a ajuda de Meg McCaffrey, uma semideusa sem-teto e maltrapilha, e Percy Jackson, ele chega ao Acampamento Meio-Sangue em busca de ajuda, mas acaba se deparando com ainda mais problemas. Vários semideuses estão desaparecidos e o Oráculo de Delfos, a fonte de profecias, está na mais completa escuridão. Agora, o ex-deus terá que solucionar esses mistérios, recuperar o oráculo e, mais importante, voltar a ser o imortal belo e gracioso que todos amam.

Resenha:

Antes de falar da minha experiência de leitura acho melhor fazer um FAQ para responder os principais questionamentos dos leitores que vi pela WEB. Assim eu não solto spoilers das séries anteriores e vocês podem saber um pouco mais do livro:

Apolo perdeu a memória? R: Não, ele lembra que é um deus e tal, mas não possui todo o conhecimento de 4 mil anos, afinal ele é humano.

Ele virou um semideus? R: Ele virou mortal. Semideus é um filho de um deus com um humano, logo ele não tem como ser um semideus. Quanto aos poderes que ele pode ou não ter mantido eu não vou falar :P

O Percy aparece? R: Sim, ele faz umas pontas mas ele não é um dos principais nessa aventura. Portanto não vá querendo só o Percy! Lembre que titio Rick tem muitos personagens legais.

E os outros personagens aparecem? R: Alguns sim, outros são mencionados.

Essa é uma série nova ou não? R: SIM, é uma série nova, mas é como o filme Vingadores. É ‘novo’ mas tem personagens antigos, se você não os conhece pode levar spoilers e perder referências.

O que eu tenho que ler para não me perder na história? R: Percy Jackson e os Olimpianos, PJO, e Os Heróis do Olimpo, HDO. Parecem ser muitos livros mas a história toda é muito boa e os fios que o Rick Riordan está costurando nessa série nova está unindo muito coisa.

Apolo é legal? R: Depende do ponto de vista, ele ainda tem muito de deus e aos poucos vai ficando mais humano. A personalidade dele está em mutação. Pense em um filho de Apolo e aumente a dosagem, você tem Apolo. Sinceramente eu me divertia cada vez que ele caía numa lata de lixo, ele precisava aprender um pouco de humildade.

Cronologicamente quando a história se passa? R: Seis meses depois do fim de HDO, em Janeiro. Sabiam que a história de Magnus Chase também se passa no mesmo Janeiro? ;) {Vou re-ler o livro para ver se deixei algo passar, agora que sei que estão no mesmo tempo rsrsrs}

Não lembro se esqueci alguma pergunta, mas se tiverem alguma dúvida específica deixem nos comentários. Não esqueçam de sinalizar se houver spoiler de qualquer um dos livros lançados até agora!

Aviso importante: Não leiam os títulos dos capítulos quando forem folhear o livro na livraria ou ao comprar, MIL spoilers! Quando percebi eu estava na metade do índice :’(

AAAAAAAAAAAAAAAAAAATENÇÃO! A partir de agora vou falar da minha experiência lendo ‘O oráculo Oculto’ por isso haverá spoilers das séries PJO e HDO, se você não terminou as duas pode finalizar a leitura desta resenha por aqui e deixar nos comentários dúvidas ainda não respondidas.

Quando eu vi que tinha lançado eu enlouqueci! Precisava ler. E li em 2 dois como sempre ¬¬ Odeio os livros do Riordan por causa disso, 1 ano esperando sair, leio em 2 dias. E só não li em apenas 1 porque peguei o bendito já de noite. Esse está ainda melhor que os outros *o*

Apolo caiu na terra, em uma lixeira (bem feito!) e já foi atacado por trombadinhas. Sabe onde exatamente ele caiu? Hell’s Kitchen! Fiquei esperando o Demolidor ou a Jéssica Jones aparecerem kkkkkkkkkkkkkkkkkk Como das outras vezes que ele virou mortal dessa vez ele também será obrigado a trabalhar para um semideus durante um tempo. Entra na história Meg McCaffrey, uma semideusa de 12 anos que mora na rua. Meg é uma personagem meio enigmática porque ela luta bem demais para alguém que vive nas ruas, me lembrou um pouco a Thalia. Enfim, Apolo está revoltadíssimo porque tem músculos flácidos, espinhas e é mortal. Gargalhadas garantidas. Ah, e as referências à cultura Pop são ótimas!

Em meus quatro mil seiscentos e doze anos fiz muitas coisas. Castiguei com uma praga os gregos que sitiaram Troia. Abençoei Babe Ruth com três home runs no quarto jogo da Série Mundial de 1926. Despejei minha ira contra Britney Spears no Video Music Awards de 2007.

Óbvio que ele quer logo ir para o Acampamento, o único lugar seguro em Nova York e só consegue pensar em um semideus que possa escoltá-lo até lá! Me impressionou que Apolo soubesse onde Percy mora, não porque ele agora é mortal, mas mesmo o Deus Apolo sabendo onde um mero semideus mora? Tá bom que Percy é o melhor candidato a fazer trabalhos escravos para os deuses, mas acho que ele não gosta muito dessa atenção toda.

É fato que Apolo vai chegar ao Acampamento e é fato que todos estavamos esperando que o casal mais fofo de HDO aparecesse, né?! Não sei se foi a comoção nas redes sociais depois do fim de HDO ou se o Rick já planejava, mas temos ótimas cenas protagonizadas por Nico e Will! Eu vomitei arco-íris negros gente, é muito fofo eles interagindo <3 !!!! Vou colocar aqui um quote pra vocês:
Will se virou para mim.
— Peço desculpas pelo meu namorado.
— Você pode não… — pediu Nico, revirando os olhos.
— Você prefere pessoa especial? — perguntou Will. — Alma gêmea?
— Alma geniosa, no seu caso — resmungou Nico.
A história toda se desenrola bem ao melhor estilo Rick Riordan e essa foi apenas a 1ª provação, nem Apolo sabe quantas serão. Ele tem esperança que 1 ano de trabalhos forçados seja suficiente (como foi das outras vezes), mas sabemos que dessa vez é diferente e sabemos o que colocou ele nessa situação, né? O que será que Zeus está planejando??? E os vilões que Rick trouxe???? Gente, MUITA loucura! Ele pirou, fumou um do forte, não sei, mas eu fiquei de queixo caído!

Eu como fã do Rick ADOREI o livro e estou já sonhando com o próximo. Ah, o próximo livro a sair é o do Magnus Chase que sai ainda esse ano #muitofeliz Por favor, deixem comentários principalmente se você já leu O oráculo perdido, eu estou explodindo aqui precisando compartilhar ideias, falar sobre esse livro!!!!!

20 comentários

  1. Oi Agatha, adorei sua postagem, ainda mais por conta do FAQ. Eu tinha algumas dúvidas sobre essa leitura, então como essa é a primeira resenha que leio desse livro, fico cada vez mais curiosa sobre esse enredo, especialmente por já conhecer a escrita do autor. Sua resenha super empolgante conseguiu me contagiar também!
    Beijos, Fer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem um mês que li e ainda estou empolgada com ele rsrsrsrsrsrs Depois de ler volte para conversarmos mais *o*

      Excluir
  2. Oi Agatha,
    Ainda não li nenhum livro do Rick e o que conheço de suas histórias são justamente as resenhas que leio. Com toda empolgação contida nessa resenha deu até vontade de ler algo, hahaha.
    Mas deve ser uma história complemente envolvente e digna de ser compartilhada pelo que vi. Algum dia ainda crio coragem e coloco todos na lista de leitura.
    Bjim!
    Tammy

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os livros do Rick são ótimos! Mas vou te contar, eu só percebi que estava viciada quando ao ler Os Heróis do Olimpo eu percebi a falta que tinha sentido do Acampamento Meio-Sangue rsrsrsrsrs Então se ao ler o 1º vc não se sentir tão envolvida, apenas espere pq é como a relação dos amantes de HP com Hogwarts ;)

      Excluir
  3. A serie Percy Jackson não funcionou para mim, mas sempre quis ler outra coisa do autor, em outro universo. Sinto que ainda não será com este livro, uma vez que ainda temos toda aquela mitologia e o Percy aparecendo, ainda que não em um foco principal. Sua resenha está muito completa e você escreve muito bem!!!
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Rick tem outras 2 séries infanto-juvenis: As cronicas dos Kane que são sobre a mitologia Egipcia e Magnus Chase e os Deuses de Asgard que é da mitologia nórdica. Sendo que nessa a Annabeth aparece, faz uma pontinha e deixou os fãs curiosos se as duas vão se encontrar. Mas é beeeemmmm outra coisa. Vc terminou PJO ou voltou ao acampamento com HDO? Pq eu só percebi o qto eu gostava do autor e desse mundo que ele criou qdo li O herói perdido q é o 1º de HDO até então tinha achado 'legalzim' mas nada demais rsrsrsrs hj ele me causa ressaca literária pq eu n qro sair daquele mundo XD

      Excluir
  4. Olá!
    Até agora só li PJO, tenho HDO aqui mas nunca me chamou a atenção ler. Muito bom saber que tio Rick está fazendo um bom trabalho e costurando os finais, me chamou bastante aa atenção. Talvez eu leia os outros agora para poder ler esse também.
    Beijos.
    http://arsenaldeideiasblog.wordpress.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como fã absoluta eu só lhe digo: leia kkkkkkkkkkkk Na minha experiencia eu viciei total qdo li HDO apenas pq eu n tinha percebido como eu tinha sentido saudade do acampamento já q li PJO um atrás do outro e isso é 'normal' pra mim, se pego uma serie p ler eu vou lendo todos os disponiveis e nem por isso quer dizer q viciei na série. mas nesse caso tinha viciado sem nem perceber rsrsrs

      Excluir
  5. Oi, Agatha!
    Já li alguns livros do Rick e gosto bastante do estilo dele. Ainda não sabia dessa nova série, mas já fiquei curiosa. Vou seguir seu conselho e ler na ordem começando pelas anteriores. A capa é linda!

    Beijos,

    Rafa [ blog - Fascinada por Histórias]

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc vai conseguir usufruir do máximo da história lendo em ordem, e é tão bom! Eu já reli todos os PJO e HDO esse ano XD {vicio define}

      Excluir
  6. Olá Agatha,
    Esse livro parece ser maravilhoso.
    Gostei de você ter feito essa FAQ no começo, pois, quando vi o lançamento estava cheia de dúvidas. Confesso que pulei uma parte de sua resenha, pois não li HDO. Entretanto, as partes que li me deixaram muito animada para fazer a leitura, acho que vou curtir.
    Adorei saber que a história se desenrola no melhor estilo Rick Riordan.
    Parabéns pela resenha.
    Beijos,
    http://mileumdiasparaler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo elogio! Enquanto estava lendo eu estava enlouquecendo querendo conversar sobre o livro e vi muita gente na net com dúvidas foi daí q surgiu a FAQ, e até para quem está na metade de algumas séries saber o que esperar desse livro novo.
      E que bom que vc pulou, eu choro quando recebo spoilers de livros q eu qro muito manter o mistério e por isso sempre me policio nas minhas resenhas. E poxa, ninguém merece ficar sem ler nadinha de uma resenha só pq ela tem pedaços de outra história, né?

      Excluir
  7. Oie! Eu já li as duas séries anteriores do Rick Riordan e eu adoro o autor e todo esse universo que ele criou. E claro que estou louca para ler esse livro também...
    Aliás a capa dele está maravilhosa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Conforme titio Rick foi ficando famoso as capas foram ficando melhores, já viu as capas novas de PJO???

      Excluir
  8. Oi,

    Eu sou apaixonada por Rick Riordan e acho que ele é muito feliz nas narrativas de seus livros. São Histórias envolventes e que nos ensinam algo sobre a mitologia. Adorei a resenha.

    Beijo
    Juci Pauda
    Queroinspiracao.Blogspot.Com.Br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu já gostava de mitologia antes, mas agora então *o*
      E a forma de narrar dele é realmente a melhor parte :D

      Excluir
  9. Oi flor, sei que você está louca para encontrar alguém que possa discutir o livro com você, infelizmente, não posso ser essa pessoa pois não li nada. :( Enfim, mesmo lendo a resenha com spoilers (muito bem avisado por você) confesso que não sei se lerei o livro, não faz o meu tipo. Mais o importante aqui é que você adorou e curti sua resenha.

    P.S. Gostei da dica que você deu dos títulos do capitulo, pena que acho difícil um leitor não ler, né? :(
    Vento Literário / No Facebook / No Twitter

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na hora que vc vai ler o livro okey, mas não leia antes disso, eu tomei uns spoilerzinhos qdo passei o olho no índice.

      Well, se um dia vc quiser sair da zona de conforto (as vezes faz bem, eu achava q não até sair de vez em qdo), fica a dica, é um autor que vale muito a pena ;)

      Excluir
  10. Olá. Estou esperando este livro chegar para mim e não vejo a hora de ler. Mas confesso que fiquei triste pois ainda não li HDO :( :(
    e AGORA SENHOR? Não sei, mas irei tentar ler mesmo assim e tentarei não ler os titulos do capítulo, amei esta dica também.
    Mas estou bem ansiosa pois pelo que vi da sua resenha, parece ser bem divertido.
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, se possível recomendo MUITO a leitura de HDO antes pq vc vai tomar uns spoilers com garra de dragão. E olha, HDO é muito bom tbm, vale a pena ler ^^

      Excluir

Agradecemos pelo comentário!