[Resenha de Tinta] Antes de partir

Desafio Alfabeto Literário


Título original: The Top Five Regrets of the Dying - A Life Transformed by the Dearly Departing
Autora: Bronnie Ware
N° de páginas: 316
Editora: Jardim dos Livros
Ano: 2012
ISBN: 9788563420312

Sinopse:
Que tal tirar lições preciosas dos relatos de pacientes terminais e transformar a experiência num alento para todos nós? É exatamente isso que fez a escritora australiana Bronnie Ware, que passou a trabalhar como cuidadora apenas para sobreviver, mas que, aos poucos, foi se apaixonando pela profissão, tendo a sensibilidade de aprender filosofia com os últimos suspiros.

Antes de reunir as principais histórias num livro, Bronnie, que também é compositora de músicas populares na Austrália, publicou alguns relatos em seu blog, sempre trocando os nomes dos pacientes, para proteger a privacidade deles e dos familiares. A repercussão a assustou, pois recebeu a "visita" de mais de um milhão de internautas em pouco tempo.



Resenha:
Antes de partir é um relato da autora sobre a sua experiência como cuidadora de pacientes terminais. Bronnie nunca se sentiu satisfeita com seu trabalho burocrático como bancária, e após alguns problemas de relacionamentos tanto amorosos quanto familiares, ela abandona a sua antiga vida e parte a procura de aventuras que a vivência nômade pode trazer.
O trabalho como cuidadora lhe caiu de pára-quedas e foi uma boa pois oferecia um ganho financeiro e também um teto. Pela sua personalidade agradável e a sua gentileza natural, logo Bronnie se dá muito bem e inicia-se aí um grande processo de aprendizado que somente os mais velhos podem proporcionar. 
Baseada nas lições passadas pelos clientes e pela própria vida, Bronnie evolui muito na sua função e também no seu aspecto espiritual e emocional.
Por eu ser médica, o contato com a morte é inevitável. Por isso, me interessei pelo livro rapidamente. No início, ele é arrebatador. As histórias são tocantes e as descrições ricamente detalhadas. Não, eu não chorei, mas é fato que para isso eu não sou referência, né?! (a cold blood)
As partes sobre os maiores arrependimentos foram as principais e também o que salvou o livro. No restante, a leitura fica maçante, aquela descrição exagerada que eu citei antes, é tão boa que cansa.
O que fica pra mim é o relato de alguém não-técnico que aprendeu a conviver com a morte e reagiu da melhor forma possível. Apesar da minha visão ser sempre muito técnica, me identifiquei muito quando ela diz:

"... O mundo sempre pareceu surreal depois de eu experimentar um falecimento. Meus sentidos ficavam intensificados e eu sentia que estava observando o mundo de outra parte..."


Qualquer profissão tem seus altos e baixos, porém acredito que lidar com a saúde e o sofrimento seja físico e/ou mental do outro, é imensamente mais difícil que qualquer outra função. Bronnie desabrocha ao entrar nesse mundo e tem a oportunidade de praticar o maior dos seus dons, a bondade.

A autora Bronnie Ware

Não diria que é um livro sobre a morte, é o oposto. Dele é possível absorver valiosas lições de vida.
Indico para os que tenham interesse em desenvolver ou em criar novos comportamentos com retorno de qualidade de vida garantido!!

Deixe o seu comentário para participar do sorteio de comentaristas...

Obrigada pela visita, beijos!!




2 comentários

  1. Eu admiro as pessoas que largam tudo e vão procurar algo que os façam crescem e ver a vida de outro jeito.
    Mas não o leria, estou passando longe de livros com descrição exagerada deixando a leitura massante.

    ResponderExcluir
  2. Tinha visto esse livro e achei a sinopse interessante, mas livros com muitas descrições me cansam. Fora que sou a maior manteiga derretida. Acho que vou deixar passar esse livro.

    ResponderExcluir

Agradecemos pelo comentário!