Resenha de Tinta: 13 Coisas que as Pessoas Mentalmente Fortes não Fazem

PARCERIA SEXTANTE

Título Original: 13 things mentally strong people don’t do                                 
Autor: Amy Morin
Tradutor: José Eduardo
Número de Páginas: 272
Editora: Sextante
Ano Publicação: 2015
ISBN: 978858043102733
Nota: 5/5

Sinopse:
Depois de superar uma séria crise pessoal, a psicoterapeuta Amy Morin escreveu em seu blog um post sobre as principais características das pessoas que conseguiam enfrentar as dificuldades sem se deixar abater. O artigo se tornou viral e foi lido por mais de 10 milhões de pessoas em uma única semana.
O texto se baseava no conceito de força mental – a capacidade de ser resiliente, de controlar pensamentos e emoções e de evitar comportamentos negativos, como sentir pena de si mesmo, ficar preso ao passado ou desistir depois do primeiro fracasso. Continue lendo...

Resenha:
            Quando li o título desse livro, pensei “receitinha milagrosa do pensamento positivo, o segredo e todas essas coisas?”. Mas me enganei. E fiquei bem feliz com meu engano. Entendam queridíssimos, não é preconceito. Jamais. Cada um com seu estilo e gosto e amo tudo isso porque a diversidade é que faz tudo ser lindo e colorido. Simplesmente não curto, porque não acredito que dê certo. Eu, Sandra. 
              Mas vamos voltar à resenha.
            Esse livro te pergunta literalmente se você tem uma mente forte. Mas primeiro, te explica o que é esse conceito. E dentre as várias verdades e equívocos que dizem sobre o assunto, ela cita alguns.

            Também nos fala sobre os benefícios de se ter uma mente forte e descobri que dois deles já busco. Se penso que com isso tenho a mente forte? Não. Não penso e não tenho. Mas depois que li esse livro, vejo que já estou no caminho certo em algumas das 13 coisas.
E então são 13 capítulos falando sobre as coisas, rsrs.
“... Os 13 capítulos a seguir não pretendem ser um checklist do que você faz ou deixa de fazer. Na verdade, são uma descrição dos hábitos em que todos nós caímos em algum momento e tem como objetivo ajudar você a encontrar maneiras melhores de lidar com os desafios da vida. Trata-se de uma orientação para auxiliá-lo a crescer, se aprimorar e se tornar alguém um pouco melhor do que era antes.” Pág. 23
Gostei do modo dinâmico como é escrito cada capítulo: uma frase de alguém famoso sobre o tema; um estudo de caso, a análise inicial da situação; um check list só pra saber se você se encaixa na situação discutida. Então partimos para o porquê disso, como parar com isso, o que ajuda e o que não ajuda.
            Parece que estou conversando com a terapeuta no consultório dela! Me senti deitada no divã..rsrs
Uma leitura super esclarecedora que vale a pena!
Recomendo!






6 comentários

  1. Oiii
    Preciso confessar que pensei a mesma coisa quando vi o título kkkkkkk Fico muito contente que tenha tido essa opinião referente ao livro, quero ler sim, só não sei quando, a lista está enorme aqui.
    Beijão

    ResponderExcluir
  2. Confesso que esse tipo de leitura não me apraz... não gosto de livros que tenham 'fórmulas prontas', pois cada caso é único em suas particularidades, não dá pra por todos num mesmo prato de balança... enfim..

    ResponderExcluir
  3. Oii,

    Não conhecia esse livro.
    Mas não me interessei pelo livro. Acho que não é um tipo de livro me agrade sabe? Mas a sua resenha está ótima.

    beijos

    ResponderExcluir
  4. O livro parece bom, mas não é para mim no momento
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  5. Olá, pelo título já vi que é auto-ajuda e cara, não consigo gostar. Já ganhei alguns, já comecei a ler alguns, mas não consigo me conectar com o que está escrito, e vendo que você se identificou e tal, isso não acontece comigo. Mas que bom que ele lhe foi útil. Bjs

    ResponderExcluir
  6. Sandra, não é bem meu estilo de leitura, mas achei a premissa do livro bem interessante e acho que daria uma chance e leria de boa.

    Lisossomos

    ResponderExcluir

Agradecemos pelo comentário!