[Resenha de Tinta] Apenas Um Ano

PARCERIA NOVO CONCEITO

Título Original: Just One Year
Autor: Gayle Forman
Tradutor: Ana Paula Doherty
Número de páginas: 352
Editora: Novo Conceito
ISBN: 9788581636719
Ano: 2015
Nota: 5/5
                             
Sinopse:
Em Apenas um Dia, os momentos de paixão entre Allyson e Willem foram interrompidos de maneira abrupta, lançando a jovem em um abismo de questionamentos e dor. Agora a história é contada pela voz de Willem. Sem saber exatamente o que o atraiu na garota de olhos grandes e jeito comportado, o rapaz inicia uma busca obsessiva por pistas que levem até a sua Lulu mesmo sem saber sequer o seu nome verdadeiro.
Enquanto tenta compreender o mistério que os separou, Willem se esforça para costurar relacionamentos desgastados e procura respostas para o futuro. Mais do que uma aventura de verão, o encontro em Paris significou para ele o início da vida adulta. Da mesma autora dos best-sellers Se Eu Ficar e Para Onde Ela Foi,
Apenas um Ano reúne todos os ingredientes de um romance imperdível: viagens, saudade, encontros, desencontros e amor.

Resenha:
Em Apenas Um Dia, Allyson acorda sozinha em uma cidade onde não conhece nem o idioma e a única pessoa que a conhece sumiu. Ela espera e espera e espera. Nada. Então vai embora. E vimos tudo o que aconteceu (Você não sabe? Leia bem aqui).
            Agora em Apenas um Ano vamos saber o que aconteceu, mas sob o ponto de vista de Willem.
            Quando ele sai cedo para comprar café para os dois nem imagina que sofreria um acidente e que Lulu sumiria de sua memória. Por algum tempo, mas sumiu. E esse tempo foi o suficiente. Para perder Lulu. Para se perder no mar de mágoas e tristezas que se encontrava sua vida. Para se encontrar.
            Willem decide partir em busca da moça comportada, a qual não sabia nem o nome, mas conhecia o som da risada, o sabor dos lábios, o cheiro da pele. A moça que prometeu cuidar dele.
            Willem sai à procura de Lulu, que acha que perdeu. Será?
“... Há uma diferença entre perder algo que sabia ter e perder algo que se descobriu ter. Uma é decepção. A outra é perda de verdade.” Pág. 103
            Então na primeira tentativa que não dá certo, ele acha que o destino, o acaso, não quer eles juntos. Mas às vezes, o destino só quer testar o tamanho da sua persistência.
“... às vezes o destino ou a vida, ou seja lá como queira chama-lo, deixa a porta entreaberta e você simplesmente entra. Mas, às vezes, ela tranca a porta e é preciso encontrar a chave, ou arrancar o cadeado, ou colocar a porcaria da coisa para baixo. E, outras vezes, nem mesmo lhe mostra a porta, e é necessário construí-la por conta própria. Mas, se ficar esperando as portas serem abertas para você...” pág. 149.
            E nessa busca por Lulu, Willem encontra Yael. Encontra porque nunca realmente a viu, a entendeu. Sempre se achou colocado de escanteio diante de todo o amor dela por Bram. Mas ele não sabia, e de repente, ele entende, ele vê.
“... Yael estica a mão para tocar a cicatriz no meu rosto. Agora está quase imperceptível, graças aos cuidados dela. Ela sorri para mim. E me ocorre que talvez eu tenha encontrado exatamente o que estava buscando.” Pág. 237
            E entre idas e vindas, Willem se reconcilia com a vida, com seu lar, consigo mesmo e se descobre. O Sebastian, o Orlando. Um maravilhoso ator shakespeariano. E é atuando que ele entende a verdadeira essência do que sente por Lulu mesmo achando que nunca mais a verá.
“... Naquele momento, quando encontramos segurança, eu olhei para ela, a determinação queimando em seus olhos, o amor já ali, improvável depois de apenas um dia. E eu senti tudo – o querer e o precisar - , mas também o medo, pois já sabia o que perder esse tipo de coisa poderia causar. Queria ficar sob a proteção do amor dela, mas, ao mesmo tempo, me proteger dele.” Pág. 321.
Meu Willem <3

            Gente, me apaixonei por essa história! Precisa ter uma continuação! Preciso saber o que acontece depois que ela entra naquele apartamento...
            Willem enfrentou todos os seus medos, venceu todos os problemas. E quando parou de procurar, ela apareceu. Às vezes precisamos deixar as coisas nas mãos do destino né. E às vezes temos que fazer nosso destino.

Muito, muito bom!!


22 comentários

  1. Olá linda,

    Quase choro lendo essa sinopse e resenha.
    Sou muito boba e sentimental quando o assunto é amor, acho porque sou muito sensível e uma eterna apaixonada.

    Vou comprar esses dois livros e me envolver com essa história.

    Feliz 2016!

    Beijocas!
    poesiaqueencantavida.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Olá, Sandra.
    Eu me surpreendi muito com Apenas um dia e gostei ainda mais desse. A autora conseguiu se superar e contar uma história maravilhosa. Virei fã dela. Já tem uma continuação, mas é um conto, Apenas uma noite, mas não sei se será lançado no Brasil. Espero que sim hehe

    ResponderExcluir
  3. Olá,
    Eu ainda não li Apenas Um Dia, mas deu para perceber, pela sua resenha que os dois livros são maravilhosos. Eu já fiquei bem curiosa para capa e pela sua resenha fiquei ainda mais. Parabéns.
    Um grande beijo
    Delírios Literários da Snow

    ResponderExcluir
  4. Olha, desculpa ter de te dizer isso, mas... As história de Gayle Forman tendem a ter estes finais não finalizados! rsrs... A ideia é que o leitor preencha a história como ele gostaria que fosse. É meio estranho, mas é um ponto de vista dos autores ultimamente. eu gostaria de ler este livro, tem uma história diferente do último dele que li (Se eu ficar), apesar de ser escrito de forma parecida.
    Espero que sua parceria dure bastante!
    Feliz 2016!
    Até + ver! Nu.

    ResponderExcluir
  5. Oi, tudo bem?
    Eu adoro os livros da Gayle Forman e quero muito ler Apenas um Dia e Apenas um Ano, porque todo mundo me diz que esses livros dela são incríveis!
    Fico feliz que tenha gostado tanto da história! Eu espero ter oportunidade de ler em breve e gostar bastante.

    Beijos :*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
  6. Eu quero muito ler esses livros da autora, só li um até agora dela, mas já me apaixonei por sua escrita. E esses dois livros são muito elogiados, então minha vontade só aumenta. Espero gostar tanto quanto você!
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Minha relação com essa autora é de amor e ódio e acho que esse livro não é algo que me agradará muito, pois parece ser justamente o que não gosto.
    Adorei sua escolha para o Willem e fico muito feliz que você tenha gostado da leitura.
    Beijos
    http://mileumdiasparaler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Olá!!

    Que lindo! Eu não sabia que esses livros falavam disso! Muito menos que o segundo é a visão dele! Amei!! Vou colocar na meta de 2016!
    Eu sou apaixonada pelo Heath! Ainda não acredito que ele se foi... Melhor avatar que você poderia ter escolhido!

    Bjus
    Blog Fundo Falso

    ResponderExcluir
  9. Oláa, eu li esse livro recentemente e se tornou um dos meus preferidos. Eu também preciso de uma continuação para saber o que acontece depois que ela entra no apartamento, quase fico louca de curiosidade!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  10. Olá, eu quero ler esse e o primeiro livro, parece ser uma historia bem tocante, gosto quando podemos ver os dois lados de uma historia mesmo que sejam divididos dois livros *-*

    Visite "Meu Mundo, Meu Estilo"

    ResponderExcluir
  11. Oi, quando lançaram o livro um, fiquei com vontade de ler mas nem tanto, mas quando comecei a ler resenhas desse pelo lado do carinha lindo, me interessei, adoro livros onde o personagem/narrador seja masculino. Espero que esse ano eu consiga lê-los, tem muitos dias pela frente ainda.

    bjs

    ResponderExcluir
  12. Sempre enrolo para pegar para ler essa duologia, queria saber como tão diferente é desenrolada a história do ponto de vista do cara, e usar fotinha do Heath Ledger é golpe baixo!
    Tem um conto que se chama "apenas uma noite" (não tem por aqui) que não sei se é exatamente uma continuação!

    http://deiumjeito.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Olá! Olha, acho que todos os livros dessa série são emocionantes. Impossível não se sentir atraído já pela sinopse. Esse livro parece ser delicioso e emocionante! Acho legal contar a história sob o ponto de vista dele, nos deixa mais conectado com os personagens. beijos

    http://livrosepergaminhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oi!
    Eu nunca li nenhum livro da série. Sempre vejo as pessoas falandod deles e já passou dá hora de eu ler.
    Está na minha lista de desejados.
    Sua resenha ficou ótima! Parabéns.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  15. Amei sua resenha,os livros são emocionantes. Recomendo para todas as pessoas.
    A visão dele da história é muito boa.
    Adorei a resenha.
    Beijos

    ResponderExcluir
  16. Olá!
    Eu ainda não li nada dessa autora. Tenho o livro Se Eu Ficar, mas ainda não tive tempo de ler. Adorei o enredo do livro e fiquei curiosa para conhecer os personagens.
    Sua resenha está muito bem escrita.
    Beijinhos!
    http://eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Olha apesar de ter achado esse livro um pouco cansativo por conta das várias descrições dos lugares onde o personagem passou, a estória não deixou a desejar, até porque a autora sabe prender o leitor nas páginas, principalmente ficava na torcida para o encontro dele com a .... você sabe! hahahahaha....Enfim...Eu adorei a leitura e não me arrependo. Espero ler o próximo em breve e gostar, porque já sou fan dessa autora e sinceramente ela é CHIQUE!

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/12/retrospectiva-2015-livros-e-outras.html

    ResponderExcluir
  18. Olá, li os dois primeiros livros da Gayle e já li resenhas sobre esse, está há um bom tempo na minha lista.
    Não sei porque ainda não li, visto que amei os primeiros, mas agora com um gás novo vou refazer minhas metas e tentar incluir a leitura dele, apenas um dia e apenas um ano...
    Adorei seu Willem!! Esse ator era lindo *-* pena que morreu tão jovem.
    Beijos e parabéns pela resenha.

    Giuliana

    ResponderExcluir
  19. Oi!!!
    Este ano conheci a escrita da autora e me apaixonei ainda não li este livro, quero ler em breve; pois sua resenha me deixo ainda mais curiosa e aumentou minha expectativas. Parabéns pelo post que está muito fofo.

    Feliz 2016
    Carla Fernanda
    http://livrosqueliblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Oie!!!
    Ainda não li nada da autora, confesso que até tive vontade quando saiu o filme de Se eu ficar, mas acabei me decepcionando com o filme e perdi um pouco a curiosidade - o que não faz sentido algum - talvez esse ano eu de uma nova chance a ela, quem sabe.
    bjs

    ResponderExcluir
  21. Oie, não li esse livro, mas estou bem curiosa. Gostei de sua resenha e pelo visto vou amar a leitura

    Beijos da Fê
    As Catarina´s

    ResponderExcluir
  22. Olá meninas!! Então,desculpem a demora em responder todos os lindos comentÁrios deixados aqui...problemAs técnicos me impediram..rsrsrs. Mas
    enfim,esse livro é lindo,maravilhoso e envolvente. De uma ternura infinita e já que a autora quer que nós façamos o final,gosto de pensar que eles compraram uma casa barco e estão mortos de felizes. Feliz 2016! E sintam-se em casa no Mundo ;-)

    ResponderExcluir

Agradecemos pelo comentário!