[OFF TOPIC DE TINTA] Dia do Folclore - Projeto Culturação.



Olá Pessoal,

Hoje comemora-se o Dia do Folclore Brasileiro e o Mundo de Tinta traz  no Projeto Culturação, sugestões literárias para que você possa passar o nosso Halloween Tupiniquim em boa companhia.
O nosso expoente máximo desse tipo de literatura foi Monteiro Lobato. Como esquecer os incríveis personagens do Sítio do Pica-pau Amarelo que tanto alegraram as nossas manhãs e continuam conquistando as crianças até hoje?

Mas nem só desse clássico, se faz a literatura folclórica nacional. Há algum tempo, alguns autores nacionais vem resgatando essa mitologia e criando outras histórias em torno de tão queridos personagens. 
Conheça alguns desses livros:
                                     
O Senhor do Vento, Gabriel Requiém, Editora Draco.Conto de terror de Gabriel Réquiem, elogiado autor com um texto visceral que participou de “Terra Morta: relatos de sobrevivência a um apocalipse zumbi”. Um menino encontra um cachimbo mágico no sótão de sua casa. Ao investigar o objeto, ele descobre a verdade aterrorizante por trás de uma das mais famosas lendas do folclore brasileiro.
Sete Monstros Brasileiros, Braúlio Tavares, Selo Fantasy, Editora Casa da Palavra O terror da mitologia brasileira. A literatura fantástica contemporânea muito se alimenta de personagens das mitologias grega e nórdica, das tradições celtas e bretãs, da literatura árabe do Oriente Médio e dos contos tradicionais do Extremo Oriente. Pouco se lê, no entanto, sobre os seres fantásticos criados e reproduzidos na extensa tradição da literatura oral brasileira. Nós também, afinal, temos os nossos monstros. Instigado pela riqueza dessa tradição, Bráulio Tavares reuniu, em sete contos inéditos, histórias inspiradas nas criaturas monstruosas da mitologia brasileira, compondo assim uma coletânea de aventuras protagonizadas por alguns dos nossos personagens mais assustadores, alguns conhecidos Brasil adentro apenas pela tradição oral, como o papa-figo, e outros mais famosos, como o lobisomem e a Iara. 

Ouro, Fogo e Megabytes, Felipe Castilho, Editora Gutemberg Como esconder uma suspensão escolar dos pais, resgatar uma criatura mágica das garras de uma poderosa e mal-intencionada corporação e ainda por cima salvar o país de um desastre sem precedentes?Anderson Coelho, um garoto nada extraordinário de 12 anos, divide sua vida entre a pacata realidade escolar e uma gloriosa rotina virtual repleta de aventuras em Battle of Asgorath, jogo de RPG online em que jogadores do mundo todo vivem num universo medieval, cheio de fantasia. Lá, Anderson – ou Shadow, nome de seu avatar – tem vida de estrela: é o segundo colocado do ranking mundial. E são justamente suas habilidades que chamam a atenção de uma misteriosa organização, que o escolhe para comandar uma missão surpreendente junto com um grupo de ecoativistas nada convencionais.Ao embarcar para São Paulo, Anderson mergulhará de cabeça em uma aventura muito mais fantástica que as vividas em seu computador. Os encontros com hackers ambientalistas, ativistas com estranhos modos de agir e muitas criaturas folclóricas oferecerão a Anderson Coelho respostas não só sobre sua missão, mas também sobre sua própria vida, enquanto um novo mundo se descortina diante de seus olhos.

A invasora, Fábio M Barreto, Editora SOS Hollywood, Inc, Amazon KindleUma tempestade terrível no Atlântico mudou o destino de um grupo de colonos e transformou os rumos da magia de todo um continente. No centro da mudança, a luta entre a magia europeia e os espíritos brasileiros. "A Invasora" é o primeiro conto de fadas adulto de Fábio M. Barreto, autor do premiado "Filhos do Fim do Mundo", "O Céu de Lilly" e "A Velha Casa na Colina".






E essas são as nossas sugestões.
E vocês conhecem outros? Já leram algum?
Contem-nos.
Desejo a vocês, um bom dia do Folclore e Cuidado com a Cuca! Que a Cuca te pega, te pega daqui, te pega de lá.

Até mais,



Um comentário

  1. antigamente era impossivel se esquecer dessas datas quando se estava na escola, mas agora...
    mas eu que sempre gostei muito de mitologia, adorei os livros e já to bem curiosa pra ler.

    ResponderExcluir

Agradecemos pelo comentário!