[Telinha de Tinta] Outlander.

  Olá gente,

  Hoje é sábado e temos a volta de uma série maravilhosa que teve um hiato gigantesco. Vou falar primeiro um pouco sobre o livro, que é magnífico, e depois exclusivamente sobre a série (Sim, eu vou ficar dando esses adjetivos exagerados porque eu amo a série e o livro).


Ano: 2014
Emissora: Starz
Gênero: Fantasia, Histórico, Romance.
Sinopse: Claire Randall (Caitriona Balfe) é uma enfermeira que atua no front durante a Segunda Guerra Mundial em 1945. Ela é misteriosamente transportada através do tempo e mandada para 1743, e sua vida passa a correr riscos que ela desconhece. Forçada a se casar com Jamie Fraser (Sam Heughan), um cortês e nobre guerreiro escocês. Um relacionamento apaixonado se acende, e deixa o coração de Claire dividido entre dois homens completamente diferentes, em duas vidas que não podem ser conciliadas.

Antes de eu começar a falar da série, vou comentar um pouco sobre o livro.  A Viajante do Tempo é o primeiro livro da série Outlander escrito por Diana Gabaldon. Atualmente são oito livros, sendo que cinco foram divididos em parte 1 e 2. O oitavo livro ainda não foi lançado. 
O livro - A viajante do tempo conta a história de Claire Randall que é enfermeira de guerra e é casada com Frank. Durante o ano de 1945, após a Segunda Guerra Mundial, Claire e Frank vão para Inverness, nas Ilhas Britânicas passar a segunda lua de mel. Ao decorrer da estadia, eles se deparam com um tipo de ritual misterioso perto de um círculo de pedras. No dia seguinte Claire vai ao mesmo local quando algo inesperado acontece e ela é transportada 200 anos para o passado e se vê em meio a guerra entre os ingleses e escoceses. No meio desse confronto, Claire se vê vulnerável por ser inglesa e ainda ter que lidar com o que aconteceu com ela. Claire enfrenta vários desafios e aventuras no decorrer da história e ainda tenta um jeito de voltar a seu tempo.  Mas tudo muda ao conhecer Jamie, um jovem guerreiro escocês e é onde ela ficará dividida entre voltar para o seu marido ou o desejo que cresce nela por Jamie.
  Eu sempre dou olhada em algumas séries novas e vejo a promo, foi assim que conheci Outlander e depois de assistir, me interessei pela história de cara e já fiquei ligada na estréia no intuito de acompanhar. 
   Então depois de uns três episódios eu já estava amando, foi quando uma colega do Clube do Livro PvH comentou sobre o livro e instantaneamente quis lê-lo. E então foi que minha paixão cresceu ainda mais. Que livro maravilhoso! A história por si só já é interessante, não tem só romance, há guerra no meio, há um toque de mistério, e aventuras em ambientes históricos descritos pela escritora de maneira meticulosa. Cada personagem tem sua descrição detalhadamente contada que chega a pensarmos em que são personagens reais. 
   A história é narrada por Claire Randall, uma personagem com personalidade forte e que tem uma inteligência que a ajuda a se adaptar nos momentos mais difíceis por quais passa; por ser uma enfermeira ela tem pulso forte e aguenta cada perrengue.  
   Então temos Jamie ( MEU FICTÍCIO AMOR PLATÔNICO), um jovem escocês  que é salvo por Claire quando ferido numa batalha. Jamie é um completo cavalheiro, não sei nem como descrever ele em uma palavra. Acho que não teve nem um personagem como ele em outros livros de romance que li (sou apaixonada por ele mesmo rs). 
  Voltando à história, Jamie é um personagem forte, que passou por muita coisa (coisas horríveis) e que ao longo da história se aproxima de Claire provocando atração em ambas as partes. Frank Randall, marido de Claire, é descrito por ter uma semelhança física com Jonathan Randall que é um oficial do exército britânico. Ele é chamado de Black Jack por "Black" ser caracterizado por a cor de sua alma, e eu garanto a vocês que é verdade e tenho certeza que sentirão um ódio eterno por esse personagem. Numa entrevista, a escritora disse que teve a ideia de escrever Outlander quando viu um dos episódios da série Doctor Who, onde o doutor estava acompanhado de um jovem escocês e a história tinha viagem no tempo envolvida. E foi a partir desse ponto que tudo começou, Escócia em meados de 1743.  
  Resumindo, o livro é cativante, você terá a mistura de várias emoções: surpresa, ansiedade, paixão, nervosismo e muito choro.  A única coisa que me incomodou foi a questão das descrições das plantas no livro que eram abordadas em parágrafos grandes, mas não chega a querer parar de ler. Como não quero dar spoiler, já que a intenção aqui é chamar a atenção de vocês para a série sem contar toda a história, deixo aqui a minha indicação de livro.
 
[ Diana Gabaldon ]

A série - Outlander é transmitida pela emissora Starz e teve sua estreia no dia 09/08/2014. Como já contei a história acima, vou comentar sobre a adaptação da mesma.  
    Primeiramente vamos falar sobre os atores. 
  A atriz escolhida para ser Claire foi Caitriona Balfe que atua perfeitamente, traz à tona a personalidade da personagem naturalmente. Eu não conhecia nenhum trabalho dela, e às vezes prefiro um ator desconhecido para papéis de adaptações porque não associamos ele a nenhuma outra história e até nos surpreendemos com a atuação, o que acontece com Caitriona.
                                                      [ Eu, perdida na Escócia.]
    Sam Heugan interpreta Jamie Fraser, e eu já tinha visto ele em alguns filmes mas nada que me chamasse atenção.  Em uma entrevista, Diana disse que quando estavam à procura de um ator para ser Jamie ela chegou a pensar que não iam encontrar porque seria muito difícil achar alguém que pudesse trazer a essência do personagem que todos são apaixonados, e quando Sam fez o teste, de primeira todos falaram "É isso, é ele!". E eu afirmo que concordo, não tem nenhum outro ator que seria Jamie. Sam é perfeito como ele, trazendo o cavalheirismo, o humor e a dor que o personagem carrega, e sem falar no sotaque escocês lindo e natural.
                                                                         [Te seduzindo]
  O ator Tobias Menzies interpreta Frank Randall e o vilão Black Jack. Gente eu fiquei maravilhada com atuação desse moço, porque fazer dois papéis com personalidades tão diferentes não deve ser nada fácil. E ele consegue te fazer sentir pena e simpatia por Frank e ter ódio de Black Jack, principalmente no episódio 6, onde ele dá um show de atuação.
[Frank/ Black Jack entre amor e ódio]
  Temos ainda outros personagens que fazem parte da história, na imagem abaixo vocês podem conhecer um pouco de cada um e seu papel na saga escocesa.
   A série é muito bem feita, eles capricham na fotografia, trilha sonora, figurino e roteiro.  Eu amo séries históricas, acho que já assisti quase todas as minisséries da BBC (que irei comentar no próximo post), e Outlander considero uma das melhores. A música de abertura é perfeita para a história e vocês vão querer colocar para toque de celular (eu coloquei). 
   Até agora os meus episódios favoritos foram o 6 e o 8. O 6 pela atuação de Tobias e o 8 por ter sido a parte da história que todos esperavam e que queriam que fosse perfeito, e fizeram de uma maneira, mais perfeita impossível!
  Enfim, se você ainda não viu essa série, corra para assistir ou leia o livro antes que garanto que não vai se arrepender. Agora se você não quer ler o livro por ser muito grande ou por outros motivos, então assista a série que não deixa a desejar nenhum pouco quanto a fidelidade da história original. 
  A série já tem 8 episódios lançados e hoje ela volta depois de um hiato enorme que deixou todos ansiosos por causa do final do episódio 8, e para aqueles que já leram o livro sabem o que estar por vir nos próximos episódios. 
  Depois que você mergulhar nessa aventura nunca mais vai ver um kilt do mesmo jeito, sassenach e mo duinne serão palavras que vocês entenderão e terá mais conhecimento em acontecimentos históricos.  
   Vou parar por aqui senão ficarei o dia todo falando da série. Assistam e comentem aqui se estão gostando, e aqueles que já acompanham, expressem seus sentimentos pelo episódio 9 que eu sei como é assistir algo e não ter ninguém para comentar. 

Beijinhos, até a próxima.


4 comentários

  1. Jesus H Roosevelt, Dani.
    Este post ficou demais!
    Estou a meses contando os d.ias para reinício de Outlander.
    Concordo com você, a escolha de atores foi impecável e embora algumas pequenas diferenças básicas (como os cabelos do Dougal) a série está muito bem produzida.
    É claro que há reclamações do tipo : Ah no livro não é assim, mas a série tem que dar a visão do todo e não só dos pensamentos da Claire.
    Só vim avisar que como eu conheço o Jaime desde 2010, eu já registrei a posse em cartório, então ele é meu, não seu, rs.
    Enfim, depois desse seu lindo texto, Je sui prest.
    bjs e bom retorno de temporada (estou louca por um episódios e aflitas por outros)
    Luana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Luana!!
      Verdade que tem algumas diferenças em alguns atores mas nada drástico. E isso que é legal na série, que pode colocar a visão de outro personagem. O episódio 9 vai ser pela visão de Jamie, e eu estou ansiosa para ver como vai ficar. Pra mim o episódio O casamento foi dirigido perfeitamente. A montagem do episódio ficou incrivél. Para que fique claro mais ainda JAMIE é meu ahhahha difícil não se apaixonar por Jamie.
      Bom retorno para você tbm! :)

      Excluir
  2. Eu conheci a série através de uma resenha sobre o livro, lembro de ter dito que o livro parecia ser muito bom porém eu não iria ler por conta da quantidade de livros, ai eu vou e vejo os primeiros episódios a série e levo um tapa na cara da sociedade... eu ainda não tenho nenhum dos livros, mas eu estou gostando tanto da série que vou querer todos eles ... Eu já sou completamente apaixonada pelo Jamie... ele é tão lindoo *---------------*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O livro é bem grosso mas você nem vê o tempo passar. Se você está gostando da série vai amar os livros. E o Jamie é ainda mais perfeito no livro!
      Beijinhos!

      Excluir

Agradecemos pelo comentário!