[Papo de Tinta] Você vive o personagem?

A Coluna Papo de Tinta vai ao ar todo domingo sempre que der e vai falar de curiosidades do mundo literário. Sejam novidades, adaptações ou algo que tenha chamado a atenção no Mundinho literário, elas vão estar por aqui.

Pegue seu banquinho, aprochegue-se e venha papear com a gente.


Olá Pessoal,
Hoje é domingo e tem edição do Papo de Tinta no ar.
Vamos conversar sobre as emoções que os livros nos proporcionam?
Essa semana eu li Cordilheira, do Daniel Galera, que em um resumo básico é a estória de uma mulher que escreveu um livro sem pretensões e que, por acaso,  foi aclamado pela crítica.
 O fato é que ela renega o livro até conhecer um grupo de escritores que vivem como seus personagens. Todos eles lançaram livros, não muito conhecidos e resolveram viver como se fossem os personagens, na sua grande maioria dramáticos, e inclusive ter o final que eles criaram. É um livro interessante, um drama psicológico e eu pretendo escrever uma resenha mais "aprofundada" dele.
Eu já ouvi/li alguns autores, ao falarem do processo de escrita de seus livros, dizerem que por vezes, terem tido a impressão que os personagens estavam ao seu lado, sussurando suas estórias para que elas fosse colocadas no papel.
Outros como a Gisele Souza, por exemplo, narrou uma "visita" que seus personagens fizeram a ela, no meio da criação de sua história. Quer ler sobre isso, clica aqui.
E com o leitor, isso acontece?
Depois que eu terminei Cordilheira, eu acabei não intencionalmente, embarcando em mais dois dramas psicológicos:
O primeiro, um suspense, me deixou sem dormir, ou melhor criando "teorias conspiratórias" durante o sono. 
O segundo, um romance que me arrancou lágrimas quando eu menos esperava. Chorei sem perceber e que mesmo finalizada a leitura, me deixou de ressaca emocional por várias horas e ainda com vontade chorar mais.
Isso não é a primeira vez que me acontece, alguns livros tem esse poder de me arrasar ou me assustar, ou me fazer vibrar, ou me emocionar. 
Ok, eu tenho mesmo uma tendência "drama quenn", eu choro e sofro por coisas que não são minhas ou não são nem reais.Mas isso é errado?
Há um tempo li uma matéria no Guia do Estudante que alguns pesquisadores americanos dirigiram um estudo que prova que ler pode afetar nosso cérebro por dias como se ele estivesse realmente vivenciando as experiências da leitura do momento. E isso não é só emocional, que já conhecemos como a famosa ressaca literária, mas isso pode inclusive nos atingir fisicamente (se quiser ler a matéria, é só clicar no link).
Pensei que essa matéria seria o meu tira dúvidas, a minha redenção sobre o assunto, mas eu tenho observado que isso não acontece com todo mundo.
Tenho vários amigos "coração peludos" que não conseguem sentir as mesmas emoções que eu em certos livros. Alguns dizem que é drama demais, que é chato e blablablá e eu acabo me sentindo uma boba.
 Como eu já escutei muitas vezes: é só um livro, é só um filme/série/caso.
Eu sei que as experiências de vida que a pessoa viveu influenciam no modo como você encara certas leituras. E que claro, nem todo mundo tem o mesmo gosto para nada, inclusive livros.
Mas, eu posso dizer que mesmo eu não tendo certas experiências, afinal quem na vida já encontrou um vampiro? (se você encontrou, me conta!!!!!) Eu viajo  na leitura e por vezes acabo me ligando emocionalmente ao personagem do momento.
Então, eu posso dizer, que sim, eu vivo o personagem. Não como o Daniel criou o livro dele, claro, mas, muitas vezes, com a mesma carga emocional que os personagem sentem. E isso acabam refletindo no meu humor durante o período da leitura e, ás vezes, até algum tempo depois.
Se isso é bom ou ruim eu não sei. Mas eu sou assim, fazer o quê?
Pensando nisso, a pergunta do Papo de Tinta de hoje é :
 (não, não é eu seu sou boba ou não. :O. Mas, você pode falar sobre isso também se quiser, aqui o papo é livre, e o choro também!!!!!!)

E você vive o personagem? Suas emoções, seus medos? Se sim, qual o último livro que  mexeu com seus sentimentos?

E como vocês já sabem o nosso Papo de Tinta é Premiado.
O ganhador da semana Passada foi:



Parabéns, Amanda! Você tem até 03 dias para responder seu e-mail. Caso não responda, semana que vem será feito um novo sorteio! O livro será enviado em até 30 dias após a sua resposta.

Participe você também!


Inspiradas no Psycho Sunday, as Meninas de Tinta resolveram fazer uma faxina na estante e elegeram alguns livrinhos para doar.

O sorteio é de livros usados!


Todo Papo de Tinta daremos a listinha dos livros com a indicação do seu estado.
E sabe o que você tem que fazer para ganhar?
É só responder a pergunta do Papo de Tinta nos comentários do post e dizer que livro você quer ganhar!!!!!!( não esqueça de deixar seu e-mail)
O sorteio será feito pelo Sorteador e o seu número de inscrição é pela ordem das respostas do post.
Exemplo: O primeiro a responder é o número 1, o segundo, o número 2 e assim sucessivamente!
As inscrições vão até o sábado posterior e o resultado saí no próximo Papo de Tinta!
O sorteio é válido apenas no território nacional e o livro será enviado em até 30 dias após a divulgação!


Vamos a listinha de hoje:

Um Rômantico Incorrígivel, Devan Sipher - Lido apenas 1 vez, lombada levemente amassada
Só Tenho Olhos para Você, Sullivans #4, Bella André - Livro lido apenas 1 vez. Tem um pequeno corte na folha de rosto. Levemente amarelado.
A Colcha de Despedida, Susan Wiggs - Capa levemente amassada, formato bolso
Vanessa e Virginia , Susan Sellers- Lido apenas uma vez, leve amarelamento
O Circo do Dr Lao , Charles G Filley- Leve amassado nas pontas.Pontinhos amarelados pela ação do tempo.
Proibida, The Black Door, Velvet- Ponta da capa levemente amassada.
A Companhia Negra, Livro I Gleen Cook - Pontinhos amarelados pela função do tempo. Pontas levemente amassadas.
Grito de Guerra da Mãe Tigre, Amy Chua - Pontas Levemente Amassadas.
Minta que me ama, Maria Duff - Lombada levemente amassada. Carimbo da Novo Conceito.

Atualização: Em virtude de problemas técnicos, não tivemos edição do Papo de Tinta em 26/04/2015. A participação neste fica estendida até 02/05/2015.
Esperamos suas respostas,
bjs,




3 comentários

  1. Primeiramente eu queria dizer que estou muito, muito feliz..
    comecei o domingo super bem.. ganhar livros é tudo de bom..
    como fui a sorteada da semana passada.. essa semana vou responder, mas não vou concorrer ao livro..

    Bom o último livro que eu li, que mexeu muito comigo foi Proibido..
    Eu chorei bastante e mesmo depois de ter terminado a leitura me peguei chorando outras vezes.. não era só choro era uma angustia, um aperto no peito a garganta sufocada...

    Os livros mexem muito comigo... chorei horrores lendo por exemplo Marley e Eu.. chorei tanto que minha mãe perguntou o que estava acontecendo comigo...

    Não acho besteira, nem que você seja boba, acredito que cada pessoa tenha um nível diferente de sensibilidade e se emociona com coisas diferentes...

    Quando eu leio chick-lit mesmo.. volta e meia eu sinto vergonha alheia por ações de alguns personagens.. sabe aquela vontade de se esconder atrás do livro kkkkkk

    Uma ótima semana.. pra você e bom descanso nesse feriado que se aproxima..

    ResponderExcluir
  2. Bem... Isso acontece quando a história do livro me leva a extremos. Se muita emoção rola,eu encarno a personagem e vivo suas emoções e dores. E posso te dizer que posso até sentir as vibrações quando estou lendo. É algo intenso e bárbaro. Por isso sou uma viciada em ler. Gostei de saber do que alguns autores passam ao escrever suas histórias. Muito emocionante isso.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Esqueci de mencionar o livro escolhido: Minta Que Me Ama.
    Beijos.

    ResponderExcluir

Agradecemos pelo comentário!