[Telinha de Tinta] 50 Tons de Cinza

Olá Pessoal,

A estreia do Cinquenta Tons de Cinza foi no dia 12/02 e lá fui eu,no mesmo dia, me encontrar com o Mr Grey.
Antes de começar a tecer meus comentários sobre o filme, vou falar a verdade:
 Eu não gosto desse livro. Ou melhor, eu não gosto do Grey. Eu acho ele "multipolar". A pessoa ri em um momento e fica autoritário no outro. Se eu queria um Grey na minha vida? Não,não. Por mais que ele seja rico, charmoso e até onde o livro diz bom de cama, eu tô fora de relacionamentos conturbados. Me deixa com a minha vidinha "maromenos" que tá legal.
Além do que, eu enxergo essa história  mais como um  romance psicológico do que erótico. É um romance entre dois desajustados, onde um dominador encontra uma submissa que o domina.
Mas então porque eu fui ver o filme na estreia?????????
Porque eu sou fã de adaptações literárias. Eu costumo ver todas as que eu posso, mesmo que eu não tenha lido o livro.
E como esse era o hit do momento, é claro que eu fui conferir.
Vamos lá ver o que eu achei?
Bom vou começar com a situação:
18:00h chego eu no Cinemark Plaza Niterói e dou de cara com um cartaz do filme.

É isso mesmo censura 16 anos.
Eu que fui para a sessão como a minha deusa interior possuída pelo ritmo da Ragatanga, já fiquei #tensa, afinal se é 16 anos, deveria ser bem mais leve do eu achava (esperava e gostaria!!!!!)

Ingresso comprado, encaminho-me para fila e o que encontro????
Mulheres! Muitas. Igualzinho ao Martinho da Vila já citou : De todas cores, de várias idades e muitos amores! Sério! Eu contei quatro homens, visivelmente obrigados a ir de encontro ao Sr Cinza.
Pipoca e cola-cola na mão (#vaigordinha) me aconcheguei na cadeira e fiquei lá do tipo, senta que lá vem a história. E  que comecem os jogos trailers. Nunca vi tanto trailer: Vingadores (bom!) , Velozes & Furiosos ( ainda com o Brian- Paul Walker, snif), O Sniper Americano, um quiz da Disney, que acertei todos- never grow! E de novo o Sniper Americano! Sério, duas vezes o mesmo trailer na mesma sessão,  e eu já pensandi, o filme deve ser curto! E é. São apenas 127 minutos ( eu acho que contaram com os trailers, porque a impressão é o que o filme tem bem menos que isso!)
Quando a  mulherada já tava começando a entoar o "Mr Grey, cadê você, eu vim aqui só para te ver" o filme começa.
E o que eu vi?
Bom a primeira cena é logo a da Kate gripada, pedindo a Anastácia que vá entrevistar Mr Grey no lugar dela.
 
Bom, eu acho a Eloise muito bonita, mas eu não acho que ela combine com a Kate.
 A Kate está escrevendo o projeto final da faculdade e a Eloise tá com cara de velha para fazer a mocinha saída da faculdade.
Já Dakota/Ana me impressionou, eu achei até que ela estava fazendo cosplay da Beth, a feia, só faltando o óculos. Para quem tá acostumada com a cara de p* loira dela, foi uma bela transformação.
Enquanto isso, do outro lado da cidade, como eles disseram temos a primeira aparição de Jamie Dornan's/ Mr Grey no filme, praticando seu esporte favorito. Que não, não é espancar o bumbum das moçoilas inocentes, é correr. Bom talvez, seja o segundo esporte favorito.
Adiante vamos para a cena da entrevista.
 A cenografia da Grey House me impressionou, era exatamente como eu achava que seria.  E eu nem lembrava que a Grey Interprise chamava-se assim, mas também não fui conferir no livro!!

E então chega a tão famosa cena do O Sr Grey irá recebe-la agora e o  Cataplof!! E aparece o Sr Cinza no terno cinza. OHHHHHHHH
Gritos histéricos no cinema, e eu achando a anatomia desse Grey meio franzina. Eu sei que o livro diz que ele é magro e tal, mas eu prefiro um boy com mais "sustância" embora eu jamais dispensaria um Jamie Dornan's que eu sou louca, mas não sou maluca!
Só eu tô achando ele a cara do Jim Carrey?
 Estória vai, estória vem, e eu admito que o filme ficou igualzinho ao livro.
Claro que faltaram muitas cenas, porém as mais importantes estão lá e minha deusa interior que estava mais calma,dançando uma valsa no máximo, se agita porque vai começar o que realmente interessa :  Se-qui-ço!!!
OBA! Vai começar o "Doí, um tapinha não doí, um tapinha não doí, só um tapinha" canta a minha Deusa!!!!!!
A primeira cena é a do elevador quando o Sr Controlador perde o controle e diria "Foda-se o contrato",  agarra a Ana no elevador, mas no filme ele diz "Dane-se o contrato" e joga a mocinha na parede a chama de largatixa e taca um beijão?????? Sinceramente a atitude foi ótima, mas o beijo Quen, quen quen, quen!!!!! Aliás o filme todo não tem um beijo "desentupidor de pia" descente.
Surpreendentemente os palavrões foram suprimidos do filme e onde leia-se mão no c*e na buc* no contrato  do livro foi traduzido  para mão no ânus e vagina e o tão esperado "Porque eu sou fodido em 50 tons" vira porque eu sou atormentado em 50 tons.
Depois dessa, vem a cena do "Vamos resolver isso agora"!!!!!!!!!
Detalhe da calcinha coador e comentários da depilação a lá Claudia Ohana (sem foto!) a parte, a cena ficou bonitinha,apesar de claramente não ter aquilo naquilo, porque dá para ver que não encosta, ficou legal.
E enfim o Red Room of a pain!De novo a cenografia surpreende. O Red Room ficou o máximo, eu logo  bati  os olhinhos nas palmatórias perfiladas e pensei: -  Ai que medo! enquanto a Deusa gritava : Usa! Usa!
E até o filme estava muito legal, mas depois disso, eu, minha Deusa e a mulherada do cinema se decepciona!
O que todo leitor, fã ou até aqueles que nunca leram o livro, mas já ouviram falar esperavam era um Grey sério, controlado e infelizmente Jamie não passa isso.
O filme quase todo ele está com um sorrisinho idiota no rosto, que dá a impressão de que ele vai gargalhar a qualquer momento. 
Talvez essa fosse a intenção dele de mostrar sarcarmo, mas faltou frieza a caracterização dele do personagem.
Para terem idéia, na cena depois do "piti" dele no café  que ele fala para a Anastácia que ela deve se afastar dele porque ele não é para ela e ele a salva do quase atropelamento (adaptação livre, eu não lembro a fala exata) a atuação dele me lembrou uma muito conhecida:
E a minha reação foi a mesma!!!!!!!
Isso sem falar no aspecto "sádico" do filme.
As cenas de "surra" não metem medo em ninguém. Em momento nenhum eu me vi na dúvida entre aceitar o contrato ou não, ou sobre o prazer x dor. Ficou muito suave. E se é aquele mundo onde ele a quer levar, "qualquer uma"aceitaria de boa.
Quando ele pega um chicote de 09? (eu acho que era o de nove) pontas, eu esperei enfim que o o que eu fui assistir começasse. Mas não, a cena é muito tranquila e eu nem consegui escutar o chicote estalar.
Eu esperava mais intensidade....
De novo minha Deusa gritava palmatória, mas claro, não estava no script não rolou.
Para não ser cruel com o Jamie, como eu esperava que ele fosse com a Ana, na cena em que ela pede para ele mostrar realmente a intensidade dele, ele realmente consegue incorporar o personagem e o prazer em que ele tem em surrar a Anastácia. 
Aí sim, ele cumpriu o papel que eu esperava no filme todo, mas isso já é o quase o final do filme.
Falando em final, o filme termina em um momento crítico, mas igualzinho ao livro (e eu não vou dar spoiler.) Muita gente saiu querendo mais, e eu inclusive mas eu entendi, Não dá para reclamar.

Nos aspectos gerais:
* Elenco:
Dakota Jonhson - Surpreende como Anastácia. Ela rouba a cena, apesar de não tão submissa, ela consegue passar a patetice, a ingenuidade e o comportamento virginal da personagem.
Jamie Dornan's: Como eu já disse, uma decepção. Ele não consegui encontrar o tom do personagem, a não ser na última cena. Visualmente, ele até parece o Mr Grey, mas ele não passa a seriedade. Uma amiga acha que na verdade não existe ator, que preencha "as calças" do Grey, mas eu não sei se é isso. Talvez nem seja culpa dele mas o personagem ficou terno e pasmem tem cenas que ele parece encantado, apaixonado e não desejoso.
Coadjuvantes:
Já falei da Kate. A atriz que faz a mãe da Ana parece irmã dela, mas convence.
Gostei no geral da família Grey, embora a Mia faça duple da Alice Cullen, como ela é ligada em moda,  a franjinha meia testa, ficou boaq. Papai e Mamãe Grey também.
O que decepciona mesmo é Elliot e José" Sem or, não dava para colocarem homens mais bonitos?
A impressão é que quiseram sobre estimar a beleza do Jamie, mas ainda assim eu prefiro o Taylor, o motorista. Com um motorista daqueles, quem quer Mr Grey?

* Cenografia:
Muito bom. Como eu disse antes, tanto a Grey Interprise como o Red Room e a própria casa do Grey com seu perfil estéril ficaram ótimos. Era realmente o que eu imaginava ao ler o livro.
* Trilha Sonora:
Muito boa. As músicas combinaram com as cenas e a escolha foi excelente.
Contando com Haunted da Byoncé e I'm on Fire, Bruce Springsteen  tem  inclusive Sex on fire do Kings of Lion, uma das músicas mais sexies que existe.
O restante da trilha você pode ver aqui.
Não conhece? Escute!
* Trama:
Apesar do filme ter ficado muito parecido com o livro. Eu acho que ficou muito suave. 
Eu fui ao cinema ver a adaptação que conta a história de um homem atormentado por fatos do passado, maníaco por controle e duro pór natureza que encontra uma menina virginal e propõe a ela acabar com sua inocência e induzi-la a um mundo de dor e prazer.
O que eu vi?
Um romance água-com açúcar com pitadas (muitas) de comédia romântica. 
Acredito e tenho lido que muitas fãs gostaram dessa suavidade do atormentado Grey, mas a mim não conquistou, eu esperava mais dramaticidade.
O jeito agora é esperar que no Cinquenta tons mais escuros ele não só foda forte, como bata mais forte também.
No final de tudo, minha Deusa não dançou a Ratanga, no máximo uma Macarena.

Classificação Final: 
Obviamente, ilustrada pela minha Deusa.


E foi isso.
Espero que tenham gostado!
Um beijo,

5 comentários

  1. Olá Luana tudo bom?
    Simplesmente gargalhando muito aqui com sua resenha e com sua deusa interior hahahaha e olha que uma das coisas que eu fiquei "feliz" foi justamente terem "matado" a deusa interior da Ana. Quando cheguei no cinema e vi a faixa etária de 16 anos, não me assustei tanto, tanto, por que eu havia lido em algum lugar que o "problema" seria maior: 14 anos, então foi quase que um alívio, 2 anos a mais né :P. Sai da sala do cinema ouvindo várias mulheres dizendo também que trocariam o Christian pelo motorista fácil, fácil. O que era um filme erótico, foi transformado em comédia romântica (tem até as músicas entre as cenas para confirmar isso). E o que salvou a noite: estava cheio de senhoras na sala e quando o Christian diz que está estressado e que esperava a Ana no Quarto Vermelho em 15 minutos, uma das senhoras que estava na fileira da frente disse: "Vai lá dá umas porradas nela pra desestressar", não segurei e ri muuuuito por que já estava envolvido no âmbito de comédia do filme, mas isso acaba caindo na outra vertente que a autora diz que não é abordagem do livro/filme, que é a violência contra as mulheres, pode até não ser, mas que dá vazão para algum louco isso dá (mas isso é assunto para outro momento rsrs).
    Abração moça e parabéns pela resenha/blog ^^

    ResponderExcluir
  2. Lu, amei sua resenha, como sempre. Vou assistir ainda a 50 tons para dar um confere....rsrs
    Mas sinceridade? Nunca espero grande coisa de adaptação. Sofri e passei mó vergonha com Cidade dos Ossos de Cassandra Clare pois a adaptação pro cinema ficou aquém do que eu e a torcida do Flamengo esperávamos.
    Vou assistir o Mr. Grey e a Avon (a vontade de apanhar) no intuito de uma boa diversão e rir cazamiga....rs
    Pois faremos exatamente o que a sra que o Tiago disse ai em cima... vamos pagar todos os micos possíveis .... hahahaa
    Amei seus tons nessa resenha. Parabéns, mais uma vez...rs
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Oi Luana, tudo bom? Chorei de rir com a sua resenha! Adorei a parte do Martinho da Villa haha' Sério, sua Deusa interior esperava o mesmo que a minha. Eu juro que não conseguia parar de comparar o filme com Crepúsculo no começo e quando ia começar a poootaria eu pensei, é agora que a coisa muda de figura... E bem, as cenas de sexo foram fraquíssimas. Aqueles tapinhas que o Sr. Grey estava distribuindo não convenceu ninguém de sua alma perturbada, na verdade, ele foi quase tão doce quanto o Edward mesmo haha' Enfim! Adorei a crítica do filme. Achei que só a trilha sonora salvou (Beyoncé sambando com o salto quinze, apenax kkkk)!


    Beijos!
    @PollyanaCampos
    Entre Livros e Personagens

    ResponderExcluir
  4. O que salvou este filme , na minha opinião, da minha maior decepção cinematográfica, foi a trilha sonora, por que , olha, que Trilha Sonora perfeita e impecável. A música tocava nos momentos certos e nas horas certas. Que todos os filmes tenham trilha sonora assim. Amém!

    ResponderExcluir
  5. Oi Tiago,
    Essa minha deusa interior não é mole, ela me coloca em cada situação que só vendo, kkkkkkk. Umas das melhores partes do filme foi justamente a Deusa da Ana não ter aparecido, se bem que eu acho que ela dá uma palhinha na cena em que eles dançam, você não achou?
    O público em geral foi muito bom eu ri muito na minha sessão também...
    Eu já vi ouvi falar dessa visão da EL James, porém existe um fato no livro 2 (que eu não sei se você leu) explicando o motivo do Grey ser "adepto" do BDSM (aquilo ali nem no livro é BDSM) e ele pegou muito leve no filme, eu esperava mais. Uma amiga me chamou a atenção para o fato que retrataram no filme que a mulher não gosta de apanhar, ela gosta de brincar. Concordo plenamente com ela, mas eu não sei se essa visão encaixa na leitura que eu fiz da obra e por isso meu descontentamento.
    Ti,
    Nem me fale do JC da Etiopia com o cabelo da Cassandra do sai de baixo e do Alec cabeçudo. Fora que aqueles demonios vieram diretamente de MIB né?
    Normalmente eu também não gosto, mas vou assistir assim mesmo.
    Vá ver cazamigas e dvirta-se, as sessões estão hilárias.
    Oi Pollyana,
    E não é,? nossas deusas interiores devem ser gemêas. Tinha tanta mulher junta que se eu chegasse um pouquinho antes era capaz de eu ter pego um reunião da Avon ou da Tupperware rolando, kkkkkkkkk
    A trilha sonora era o de melhor no filme.
    Oi Carol,
    Eu gostei da cenografia também, achei que o cenário foi muito fiel a descrição do livro, mas o melhor mesmo foi a trilha sonora.

    Obrigada pelo comentário pessoal,
    bjs

    ResponderExcluir

Agradecemos pelo comentário!