[Resenha de Tinta] Eve & Adam



Título Original:Eve & Adam

Edição: 1
Editora: Novo Conceito
ISBN: 9788581634432
Ano: 2014
Páginas: 272
Nota: 3/5
Tradutor: Carolina Caires Coelho
Sinopse: Filha única da poderosa e fria geneticista Terra Spiker, Eve fica entre a vida e a morte depois de sofrer um acidente de carro. O processo de cura no misterioso laboratório Spiker transcorre com uma rapidez impressionante, o que desperta a curiosidade da menina.
Antes que Eve estreite os laços com Solo, um rapaz que compartilha segredos com a corporação, a Dra. Spiker lhe propõe um desafio: Eve terá a chance de testar, em primeira mão, um software desenvolvido para manipular gens humanos. Ela poderá criar um namorado sob medida!
Mas brincar de Deus tem consequências, e agora Eve vai descobrir até que ponto existe perfeição.

Olá Pessoal,
Esse é um livro que chegou a nós pela Parceria com a Editora Novo Conceito e na divisão de quem ia ler o quê, eu pedi que ele ficasse comigo, já que eu adoro um YA e fiquei muito interessada na sinopse.
O tema do livro é criação. 
Se você pudesse leitor, você gostaria de por um momento, ser Deus?
Que tal criar o "amor da sua vida", sob medida, com todos os atributos físicos e psíquicos que você sonha? Legal né?
Ou não? Será que tanta perfeição, não seria chato? Afinal, como lidar com a pessoa perfeita?
Ficaram curiosos?
Então, pausem o seu The Sims body shop (aha! vai me dizer que você nunca criou um avatar especialmente para casar com seu sim solitário?) e acompanhem essa resenha.

#Um pouquinho da história:

Tudo começou quando Evening ou Eve viu maçã. Não, não era uma maçã comum, era a maçã! Muito provavelmente uma red delicious, no meio de tantas outras verdes e pequenas.
Hipnotizada pela maçã e distraída do mundo,Eve seguia pela rua, quando de repente: screeech! iééé!, boomp!.
Sim, Eve é atropelada. Depois de 14 horas de cirurgia e uma tentativa de salvar, A Perna (em letra maiuscula porque ela parecia ser uma pessoa independente de Eve), a menina desperta com "berros" de uma bem conhecida e aterrorizante voz. Sua mãe.
Eve é filha de Terra Spiker, geneticista e dona do complexo Spiker, o mais famoso laboratório no mundo. A gritaria refere-se ao fato de Terra quer transferi-la a qualquer custo para a ala médica dos laboratórios Spiker.
Poderosa, patrocinadora da nova ala do hospital, não demora muito Eve ser transferida, mesmo contra a vontade dos médicos que à assistem.
Nessa transferência, Eve conhece Solo, um rapaz arredio, que apesar de aparentar ser jovem demais, trabalha para sua mãe, o que deixa Eve desconfiada, afinal o que um adolescente faria nos laboratórios Spiker?
Transferência feita, quando Eve acha que descobrirá os segredos de Solo, sua mãe, para distraí-la lhe encube de um projeto: Em um simulador de grande capacidade de detalhamento, Eve poderá criar a pessoa perfeita.
Mas será que criar a pessoa perfeita e ser perfeito é a mesma coisa? O que é perfeição?

#Resenha:
" E ordenou o Senhor Deus ao homem, dizendo: De toda a árvore do jardim comerás livremente,

Mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás."
E Eve viu a maçã. E Ivo viu a Uva :P .
Como vocês já notaram, esse é um livro inspirado no "mito" (por favor, não me julgue. O propósito aqui não é discutir religião e sim falar do livro) da criação humana.
Mistura de ficção científica e infanto- juvenil, a premissa do livro é boa.
Eu vi várias críticas quanto ao clichê do nomes, Eva e Adão, mãe Terra, maçã. Mas, eu entendi que o objetivo era esse mesmo, mexer com a ideia da criação e  embora a ideia seja original, eu achei o livro fraquinho.
Como na maiorias dos Yas, Eve é uma menina legal, estudiosa, certinha que tem uma amiga louca e  irresponsável e por isso problemas com a mãe.(Todo adolescente tem problemas com a mãe!!!!!!!!!)
Quando sofre o acidente, tudo que Eve menos quer é ficar sob custódia da mãe em tempo integral, mas não tem jeito, ela é transferida para a ala médica da Spiker e tem que ficar lá se recuperando.
Quando ela acha que vai morrer, não pelo acidente, mas por tédio, sua mãe lhe propõe um projeto de criação de pessoas.
A sinopse do livro já adianta muita coisa porque inicialmente Eve não sabe que ela iria manipular genes humanos. Aliás esse é um dos segredos do livro, e na verdade o eixo da história.
Falando em segredos, Solo é um personagem que tem muito deles. ( Eu fui conferir no Goodreaders, se o nome dele era esse mesmo, ou se a editora teria traduzido para combinar com a história, mas não, é esse mesmo!)
Criado dentro da Spiker, ele é filho de dois geneticistas que foram sócios de Terra, e morreram em um acidente de carro. O objetivo da vida dele é achar algo que possa incriminar Terra Spiker. Ele a odeia, por sua atitude sempre petulante e autoritária.
Terra Spiker, pela descrição de Eve e Solo, me lembraram muito Meryl Streep em o Diabo veste Prada. Aliás ela não só veste Prada, como Armani, Gucci e usa claro, Loubotins.

Voltando ao enredo, enquanto Eve começa a "brincar" com seu projeto. Solo vê nele uma oportunidade de ferrar com Terra e tenta reunir provas contra ela.
Ele vive há muito tempo na Spiker e sabe que "tem caroço no angu" da empresa. Ele a culpa pela morte dos pais e por ter sido relegado a função "funcionário" já que antes da morte dos pais, Terra desfez a sociedade e se tornou a única dona do Laboratório.
Talvez, o grande problema da construção desse livro seja esse.
Michael Grant é autor da aclamada série Gone. Katherine Applegate de O Grande Ivan, que é fenômeno de leituras.
 O que se espera é que seja um livro com uma boa construção e enredo forte, mas não, inicialmente os capítulos não se conectam. A aparência é que temos dois livros diferentes, não existe elo de ligação entre os dois personagens principais.Enquanto Eve projeta seu garoto perfeito, a quem dá o nome de Adam, Solo fica espionando a empresa.
A ligação entre os dois  só acontece quando lá no final, a amiga louca da Eve se envolve em um problema sério e Eve já totalmente recuperada (outro mistério do livro) com a ajuda de solo foge dos laboratórios Spiker.
Daí uma sucessão de descobertas acontece e a gente chega a conclusão que as aparências enganam, e como diria Renato Russo:
"Você me diz que seus pais não te entendemMas você não entende seus paisVocê culpa seus pais por tudo, isso é absurdoSão crianças como vocêO que você vai serQuando você crescer."
No final, ainda temos a presença de um terceiro narrador. Quem seria? Acho que você já adivinhou, né? Adam, é claro. Mas quando você acha que o livro levará a questões filosóficas  do poder humano sobre a criação. Não! Ele termina com romance, aliás dois romances.
Esse livro é uma série, e eu quando comecei a ler não sabia. Eu acho desnecessário, ele tem um final do tipo " felizes para sempre" fechadinho. Não tenho ideia sobre o desdobramento da história....
Resumindo: É um livro divertido, mas bem adolescente. Se eu fosse compará-lo, seria um filme daqueles da sessão da tarde, legal, mas nada empolgante. Poderia ser melhor.
Se eu tivesse que recomendar, recomendaria para a turma dos 12 aos 15, 16 anos.Talvez eles gostem. Eu já to meio "clássica" para isso...(embora eu ame YA's).
Não marquei um quote interessante. :(.

Espero que se forem ler o livro tenham uma impressão diferente da minha, o livro é legal, mas eu esperava muito mais.
Um beijo,









Nenhum comentário

Postar um comentário

Agradecemos pelo comentário!