[Resenha de Tinta] THE 100 - OS ESCOLHIDOS (LIVRO X SERIE)

O Blog Mundo de Tinta e o Ministério dos Blogueiros advertem: Como é uma resenha comparativa provavelmente alguns spoilers serão dados. Prepare-se para habitar um planeta abandonado (ou não?) por vários anos.Preparados? Embarquem nesse pluftplaftzoom vôo por sua conta e risco.

O Livro:
Título Original: The 100
Autor: Kass Morgan
Editora : Galera Record
Edição: 01
Ano: 2014
Formato: eBook Kindle
Tamanho do arquivo: 795 KB
Número de páginas: 256 páginas
ASIN: B00JPOBMUE
Sinopse: Desde a terrível guerra nuclear que assolou a Terra, a humanidade passou a viver em espaçonaves a milhares de quilômetros de seu planeta natal. Mas com uma população em crescimento e recursos se tornando escassos, governantes sabem que devem encontrar uma solução. Cem delinquentes juvenis — considerados gastos inúteis para a sociedade restrita — serão mandados em uma missão extremamente perigosa: recolonizar a Terra. Essa poderá ser a segunda chance da vida deles... ou uma missão suicida.
A série:
Formato: Série
Gênero: Distopia Pós Apocalíptica
Duração Média: 42 minutos por capítulo
Criadores: Jason Rothenberg e  Kass Morgan (livro)
Idioma Original: Inglês
Estréia: 19 de Março de 2014
Emissora: The CW
Temporadas: 01
Episódios na 1ª Temporada: 13
Enredo: A série se passa 97 anos após uma guerra nuclear devastadora. Os únicos sobreviventes eram residentes de doze (a 13º explodiu) estações espaciais em órbita da Terra (Canadá, China, Reino Unido, Estados Unidos, Austrália, Brasil, Japão, França, Rússia, Índia, Venezuela e Alemanha). As estações espaciais se uniram para formar uma enorme, chamada Arca. Os recursos são escassos e todos os crimes cometidos por maiores de idades são punidos com a morte, enquanto os menores de idade são presos até serem de maiores, então são mortos também. 100 prisioneiros jovens, são agora considerados "dispensáveis​​" e são enviados em uma missão para testar se a superfície da Terra se tornou novamente habitável após eles terem descoberto uma falha no sistema. Mas ao chegarem lá, percebem que a radiação não é o único problema, e precisam aprender a conviver, enfrentando as dificuldades.

Olá pessoal,
O tema do mês do Desafio do Skoob é ficção científica ou distopia. Vou logo confessar que ficção científica não é meu tema favorito e por isso eu optei por uma distopia.
Fiquei muito em dúvida do que ler, porque mesmo gostando de distopias eu já tinha lido as "principais de sucesso" (aquelas que todo mundo leu) e não sou mesmo ligada no assunto, não sabia das novidades que vinham por aí. 
Pedi ajuda "aos universitários" (amigos leitores) e a Renata do Blog Só sobre Livros( passa lá para ver a resenha dela!) me indicou duas distopias que tinham virado sucesso em séries de Tv: Leftover e The 100. Comecei a assistir Leftover mas não tive muita paciência para acompanhar o piloto. Ele me lembrou Sob a Redoma, livro que sofri para ler e no final achei "boring" (sendo apedrejada em 3,2,1...). Daí, parti para assistir The 100 e UAU! Amei o ritmo da série. Assisti  a 03 capítulos de uma vez  e fiquei louca no livro.
Fui a Amazon e comprei o livro para começar logo a ler( não quis esperar o físico chegar) e...bom vou contar agora as principais diferenças que encontrei entre eles:
Resenha:

Essa resenha é comparativa então não vou me deter a contar a história com detalhes para vocês até porque tanto as sinopses do livro quanto da série são bastante explicativas. 
Há 97 anos atrás a Terra sofreu uma guerra nuclear e os habitantes que sobraram foram obrigados a migrar para estações espaciais em torno da Terra. Agora elas começam a apresentar problemas, principalmente com relação a transformação do gás carbônico em oxigênio e a única solução é mandar uma "equipe" exploratória de volta ao planeta para testar os níveis de radiação e ver se é possível que o planeta seja rê-habitado pela espécie humana.
Essa equipe é formada por 100 "delinquentes" que cometeram algum crime e colocaram com isso a preservação da vida nas estações espaciais em risco. 
E as diferenças começam já aqui:
 No livro, a estação espacial é divida em 3 partes (esqueçam a palavra nave da sinopse..) Phenix, Arcadia e Waden que são setorizadas por diferenças de classes: Os "ricos" ou influentes em Waden e os "pobres" e com menos recursos em Phenix e Arcadia.Já na série, elas fazem um conjunto só chamado "A Arca" dividido por apenas setores, sem a questão das classes.

Com relação aos personagens também há diferenças:
O livro é narrado por cinco personagens principais:
Clarke, filha dos pesquisadores/médicos que estão testando níveis de radiação em humanos prevendo já a escassez de recursos que atingirá a estação espacial, e por isso executados. Clark que faz residência médica e descobre o segredo dos pais e por isso é apontada como cúmplice dos pais e confinada.
Wells, filho do embaixador Jaha ( uma espécie de comandante/presidente) apaixonado por Clarke que comete um crime quando descobre que a amada será enviada a Terra.
Octávia cujo único crime foi nascer, já que não era permitido ter irmãos, para evitar a superlotação populacional.
Bellamy, irmão de Octávia que jurou protegê-la e que para vir para a Terra comete um crime as vésperas da partida da nave.
Glass, amiga de Clarke e também confinada, que no último momento consegue fugir e ir de encontro ao seu amor Luke. É pelos olhos de Glass que ficamos sabendo da situação da estação espacial.
Os capítulos são dividos pelos personagens e não há numeração. Sabemos logo quem é o narrador pois o nome dele está estampado como  título do capítulo.
Os capítulos também são divididos em situação atual e flashbacks que mostram como cada personagem chegou àquele momento.
Já na série:

 Além de Clarke, Wells, Octávia e Bellamy há outros personagens principais como a mãe de Clarke (mas...ela não morreu??? sim no livro, não na série, mas na série tem  morte de personagem principal!!! - Juro que não entendi, mas enfim!) Finn,( na verdade o Bellamy do livro é uma mistura do Bellamy encrenqueiro e medroso dá série com o Finn, herói e de respostas ácidas, o verdadeiro "cowboy do espaço", )Também não temos o fofo  e "nerd" Jasper, nem a mecânica durona  Raven.
Ainda sobre os personagens, mais uma gritante diferença!!
Enquanto no livro eles são todos menores que estavam em confinamento aguardando um rejulgamento,(que na verdade não existe, mas é proibido matar menores de idade, então é necessário que eles façam pelo menos 18 anos) na série eles são mais velhos (sim não ia adiantar dizer que esses atores eram adolescentes, né?). A coisa só não fica mais esquisita porque o livro não traz descrição física então os personagens da série puderam ficar livres no quesito aparência.
Tenso né??? Calma, Clarke, ainda tem mais...


Na chegada a Terra é que realmente as diferenças começam a aparecer:
Já dizia Comte que, no Estado da Natureza o homem é o lobo do próprio homem.
Sob essa filosofia é que a relação entre os nossos "exploradores" começam a se pautar em vida livre. Já não bastam as dificuldades de estarem em um lugar inóspito, eles ainda começam a dificultar a convivência entre eles.
No livro, quase como regra de toda distopia, isso acontece muito por conta da diferença social entre as colônias.
Na série, isso toma uma proporção muito maior, os conflitos emergem com relação a liderança e a formação de regras de uma nova sociedade, onde a pena pode ser até a morte.
 Aliás, há uma brincadeira sobre a série ela começa THE 100 e terminará THE ONE!!!!!! (para descontrair).
Mas talvez, a diferença mais gritante entre o livro e a série é que eventos que só acontecem na última, sim, na última página do livro, já aparecem no terceiro capítulo da série.
A impressão que tive é que a série é um grande spoiler. E deve ser mesmo já que a própria autora do livro faz parte da equipe de redação da série.
Existem mais diferenças? Sim, mas essas são as principais. Com isso eu posso dizer que a série abarca todo o livro I em apenas três ou quatro capítulos da primeira temporada e o restante é uma outra história.
Normalmente, diferenças de adaptações não me incomodam. É lógico, que sempre queremos que a imagem siga a risca o livro, mas ao mesmo tempo sabemos que a diferença de mídia já não permite isso, além do que a melhor coisa de um livro é a possibilidade de imaginar, e a filmagem nunca será como as cenas que "você visualiza" quando mergulha no livro. Porém nessa série tudo é muito, muito diferente do livro que eu não sei se aconselho as pessoas acompanharem os dois...
Na dúvida, vou deixar as minhas sugestões:
Leia o livro se : você gosta mais de conhecer os pensamentos dos personagens, se você gosta de um ritmo mais lento de desenvolvimento e se em uma distopia a questão do relacionamento social é muito importante para você além do foco principal ser um romance.
Veja a série se: Você gosta de ação, de suspense (eu confesso, que gritei em algumas cenas) e de uma fotografia impressionante e está disposto a perdoar alguns erros de continuidade de enredo, que estão explicados no livro, mas que foram cortados da série.Aqui o romance é apenas adicional.
Se não conseguir se decidir, faça como eu: Fique ansiosamente aguardando o lançamento do Livro II, Day 21, aqui no Brasil (lançou lá fora em Setembro) e conte as horas para a segunda temporada da série que estréia hoje!!!!!!! Sim dia 22, mais uma diferença.!!!
Mesmo sabendo que apesar do enredo ser parecido, elas são totalmente diversas, encare como duas histórias apenas com uma leve semelhança. e não se arrependerá!
No Brasil. segundo informações da internet quem comprou os direitos de transmissão da série foi a MTV e estava previsto para estreia agora em Outubro, mas até agora nada confirmado.
 Agora,olhem o meu estado esperando as continuações:
É de dar dó, viu??
Espero que tenham gostado,
Um beijo,

7 comentários

  1. adorei!!
    eu sou apaixonada pela série e penso em ler os livros um dia.

    vc me ajudou a ter certeza.

    ResponderExcluir
  2. Ah Nath
    que bom, leia sim!
    Eles são diferentes da série, mas muito bons.
    Obrigada pela visita,
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Aiiin caraca agr nãoo sei se eu leio! Por que eu odeioooo o Wells muiito, e me falaram que ele e o "par romântico" de Clarke no 1 livro, sendo que eu amooo de+ o Bellamy, não sei porque maaas eu amo ele, ate na serie mil vezes ele que o Finn(Ainda estou na metade da 2 temporada). Bom sendo assim, me responda uma coisa, eu sei que e spoiler maaas não vou viver se não me falar , no primeiro livro rola alguma coisa entre Clarke e Bellamy?

    ResponderExcluir
  4. E spoiler ee.. Mas eu preciso saber! Rola alguma coisa entre o Bellamy e Clarke no 1 livro???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carol,
      Eu não diria que o Wells é o par romântico da Clarke no primeiro livro. Como na série eles estão brigados e apesar do Wells ser apaixonado por ela, ela continua não dando muita trela para ele.
      Digamos que entre ela e o Bellamy há uma atração, mas ainda não há definição de par.
      No primeiro livro, o romance fica mesmo por conta de dois personagens que não estão na série, Glass e Luke. É um outro olhar, mas leia, acho que você se divertirá, lembrando que o ritmo do livro é mais lento e com algumas coisas bem diferentes da série.
      Eu amo os dois, mas vejo enormes diferenças,
      Obrigada pelo comentário.
      bjs
      Luana

      Excluir
  5. Só um pequeno esclqrecimento: O setor rico é Phoenix e não Walden como você mencionou.

    ResponderExcluir
  6. Oi Sabrina,
    É verdade na hora de escrever, eu acabei confundindo.
    Obrigada pela correção, vou trocar já.
    bjs,

    ResponderExcluir

Agradecemos pelo comentário!