Off Topic de Tinta: Kepp Calm and Challenge Accepted

Olá Pessoal,

 A Sammy Freitas do Retalhos Assimétricos fez uma postagem sobre esse desafio na TL dela no facebook:
Uma amiga dela a desafiou:  ler 20 livros em um mês!!!!!!! Isso mesmo, 20 LIVROS!!!!!!
Como você deve estar pensando, nós também pensamos: isso é loucura! Mas, como de louco todo mundo tem um pouco e  fomos marcadas na publicação, resolvemos aceitar o desafio também.
Algumas outras loucas por livros também resolveram entrar na brincadeira com um pouco menos livros e por isso, dividimos o desafio em dois grupos:
-20 livros para quem habitualmente lê mais do que 10 livros por mês.
-10 livros para quem lê menos do que 10 livros por mês.
Nesse desafio não é preciso definir antecipadamente os livros que teremos que ler, apenas irmos marcando na TL do facebook que lemos o livro.
Conforme formos lendo, vamos editando aqui, o livros lidos e dando pitacos sobre eles, para vocês acompanharem a nossa saga:
Luana Lima
Beautiful OblivionMeu Inverno em Zerolândia Aluga-se Um NoivoUm Caso PerdidoMaking FacesEnfeitiçadasFeridaEstrela ocultaCante Para Eu DormirDestino MortalShane's Last StandEquinócios de AmorElogio da MadrastaInspiraçãoInspire!

Beautiful Oblivion -Maddox Brothers-1, Jamie McGuire - Um livrinho bem água-com-acuçar, mas se você gostou de Belo Desastre vai gostar. O difícil desse livro é saber qual dos irmãos Maddox você amará mais: Travis ou Trenton. Enquanto Travis é mais adolescente, Tranton é mais centrado, apesar de mais "rebelde". Tem um misteriosinho e se você é do tipo que lê a última página do livro, eu aconselho não fazê-lo neste livro, porque ele está lá. Aconselho também a ler todos os livros anteriores, Belo Desastre, Desastre Iminente e inclusive Belo Casamento, porque tem spoilers e passagens dos três livros.
Meu Inverno em Zerolândia, Paola Predicatori - Um livro italiano. Se você já leu um livro assim, já entendeu. Eu não preciso dizer mais nada. Se você nunca leu um livro italiano, entenda que eles (pelo menos os que li) não primam pelo roteiro, mas pelas emoções. Eu marquei umas 15 tags nesse livro, ele tem uma linguagem primorosa. Não recomendo o livro para quem gosta de um romance "fechadinho". No entanto, eu adorei.
Aluga-se um Noivo, Clara de Assis: Esse livro me foi recomendado por muitos leitores, tanto que até incluí a autora no post de Autores Independentes - Semana do Livro Nacional. E tenho que concordar, que livro maravilhoso. Eu que não gosto de chick lit,(vocês já sabem disso!) me dobrei de rir. Os diálogos são maravilhosos. Além de humor, o livro tem romance, amizade, umas pitadas hot. Entrou para minha lista de preferidos. A única coisa chata é que um Théo não aparece na minha vida. Será que vou ter que alugar um noivo?
Um Caso Perdido, Collen Hoover - Podem me chamar de louca. Eu li esse livro mês passado. (O que eu achei dele está no post livros lidos em julho) mas acontece que eu não só tenho (porque faz parte do Desafio do Skoob - livros recomendados), como quero resenhar esse livro. E quando eu comecei, apesar de não ter esquecido a história central eu senti que faltavam alguns detalhes.  Então resolvi reler, o que não foi nenhum custo, porque o livro é muito bom. Logo saí a resenha.
Making Faces, Amy Harmon - Vou dizer a verdade: Olhei para a capa desse livro e não me empolguei. Depois de várias recomendações, resolvi ler e... Esse livro é fenomenal. Sério, um dos livros mais lindos que li nos últimos tempos. Dá vontade de dizer, Ei largue o que você está lendo agora, e leia esse livro! Não julgue um livro pela capa, ou uma pessoa pela sua cara. Prometo assim que der resenha-lo.
Enfeitiçadas, Jessica Spotwood - Esse livro me atrasou, ou melhor, esse tema me atrasou, levei dias até encontrar um livro de bruxas que me interessasse. Esse foi o único. Talvez porque se passe no século XIX, mas mesmo assim achei chatinho...conto mais na resenha.
Ferida, Nana Pauvolih - Não sei o que dizer sobre esse livro. #Chocada, eu acho que é a palavra mais certa. Eu gostei, muito. Mas esse livro me deu tantos sentimentos contraditórios que eu ainda não consigo opinar. A única coisa certa é Nana arrasou!
Estrela Oculta - Estrelas de Mirtha I, Nora Roberts - Quem consegue me colocar nos eixos depois de uma ressaca literária? Nora Roberts, claro. Quando comprei essa série, achei que se tratasse de magia, mas é policial. Não chega aos pés da Série Mortal (até porque não tem um Roarke) mas é bom. Ele tem uma pegada parecida com Belíssima.
Cante para eu dormir, Angela Morisson - Quando eu comprei esse livro, todo mundo falou que eu ia chorar loucamente, por isso, adiei o máximo que pude, mas como música era tema do Desafio das Estrelas, eu acabei lendo. E não chorei.(mais ou menos). É um livro muito bonito e tocante, mas termina de forma tola. Rá, terminava! Eu descobri que existe um prólogo (adoro prólogos) no site da autora, aqui) que lança uma outra imagem sobre o livro e aí eu acabei lacrimejando.A música tema, Beth's Song é linda.Vale totalmente a leitura!!!
Destino Mortal, série Destiny, Suzanne Brockmann - Fiquei curiosa com esse livro devido a citação de ser para os fãs de J.D.Robb (aka Nora Roberts!, Roarke novamente!!)
Shane´s Last Stand, série Destiny, conto, Suzanne Brockman - É o prequel de um dos personagens principais da série Destiny. (Sim, a série tem pelo menos 5 personagens principais, por isso o livro é cheio de jogos de cena.) Esse é sobre o Shane um ex -Navy Seal (#todasenlouquecem!) que no livro I sabemos que foi expulso da Marinha e colocado na Lista Negra. Esse conto mostra o que aconteceu para que ele recebesse essa "adorável" punição.
Equinócios de amor,vários autores, organização da Licia Barros e Roberto Laaf -Este livro surgiu a partir de um novo projeto realizado pela Alcantis em 2011. Foi um concurso exclusivo para autores iniciantes, o CLEC 2011 (Concurso Literário Escritor Contemporâneo). A proposta foi de contos românticos, que demonstrassem sensibilidade num relacionamento apaixonado entre duas pessoas, independentemente de características socioculturais.Alguns contos são muito bons, seriam tema de excelentes livros, outros nem tanto com alguns erros de revisão inclusive. Dos que mais gostei foram do autor Willian S.O que tem 3 contos no livro. O rapaz tem muito talento, procurarei saber se ele tem algum livro publicado. No geral tem um conteúdo mediano.
Elogio a Madrasta, Mario Vargas Llosa - Um livro desafiante. Apesar de curto é um livro que desperta sentimentos conflitantes. Muitos dizem que é erótico,na verdade é, mas é de um erotismo diferente do que vem sendo mostrado por aí. A narrativa de Llosa é surpreendente e maquinadora, tentará te induzir a encarar normalmente sentimentos indecorosos, ortodoxos e asquerosos. Com um final de Nelson Rodrigues, em grande estilo, mostra com o citado autor, a vida como ela é. Mas aviso: Só os fortes entenderão as elucubrações doidivanas do ganhador do prêmio Nobel.
Inspiração, Gisele Souza -Pense em um livro doce. Pensou?É esse.  Um romance muito bonitinho, sem neuras, sem grandes dramas, mas isso não quer dizer que o livro não emocione. Os personagens são bem construídos e bem verossímeis, daqueles que você acredita que pode encontrar em cada esquina. Uma fofura.
Inspire, Gisele Souza- Se inspiração é doce, Inspire é uma graça. É o prequel do livro anterior. Conta a infância da personagem Laila, aos 12 anos e o porquê do livro anterior chamar-se Inspiração.
Memórias das minhas putas tristes,Gabriel Garcia Marques - Um livro esplêndido. Um retrato da velhice, de alguém que viu "toda uma vida passar". Com alguns trechos melancolicos de quem passou pela vida, sem ve-la passar e só ao seu final (será o final?) faz uma descoberta fundamental: o amor. Um lindo retrato.
Manhã de Núpcias, Lisa Kleypas - Quase que eu me enrolo novamente neste desafio por causa deste livro! Mas quando chegou foi impossível não lê-lo. Eu aguardei com tanta intensidade, o "livro do Leo" por conta das propagandas e acabei me decepcionando.Não o livro não é ruim, aliás ele é muito bom, mas não é isso tudo. Continuo preferindo Kev Merripen, my love.
Catherine, Jane Austen - Eu sou muito fã das obras da Jane Austen. A veia sarcástica dela para criticar os meandros da sociedade londrina de sua época são brilhantes. Catherine seria um livro maravilhoso,pena que está incompleto.
Um conto de Natal, Charles Dickens - Comprei esse livro por conta de um outro desafio que acabei não cumprindo. Eu já conhecia a história, aliás acredito que você também já, afinal quem nunca viu o desenho do tio Patinhas como Scrooge? O que eu não conhecia, era a narrativa do Dickens, que aliás é primorosa e muito sarcástica.Além disso, o livro é ilustrado.Adorei!
Amor e Amizade, Jane Austen - De novo a diva Jane Austen. Dessa vez, ela critica o "amor" sem consequências. Nessa novela, prevalece o ditado: Beleza não põe mesa. Coitada da protagonista, passa um sufoco! Muito bom.

E assim, aos 45 minutos do segundo tempo, eu cumpri o desafio! Tive que "roubar" um pouquinho com livros menores, mas como não eram páginas que contavam, eram livros então estão aí as minhas leituras!
No total foram 5140 páginas, com média de 267 páginas por livro!
Ufa! Deu tempo!
Estou muito feliz!


Agatha Borboleta
Minha média esse ano foi de 5,7 livros/mês por isso eu deveria estar no grupo '10 livros'. Porém essa média foi por conta do projeto de fim de curso da graduação que acabou semana passada. Assim, para começar bem minha nova época 'faculdade concluída' nada melhor que um desafio realmente legal: Ler 20 (V-I-N-T-E) livros \o/
As Bruxas de OxfordO Inverno das FadasStyxxCurta-metragemA SeleçãoO PrincipeO verao de KatyaMaybe SomedayA EliteO GuardaA EscolhaMinha Vez de Brilhar  
Bruxas, Bruxos ...  
Bane I  
Terra do Gelo  
Tratado Secreto de Magia vol 2 
Destrua-me  
Mundo de Tinta - Contos  
Coma e Emagreça com   
A Condessa Cega e a Maquina de Escrever
As Bruxas de Oxford, Larissa Siriani - Do meu histórico do Skoob: "Se uma pessoa que não gosta muito de fantasia tinha dado 3 estrelas, eu que ADORO fantasia só podia adorar o livro né? Mas tinha que ser uma série?!!!" O livro é bem adolescente, porém a história toda é muito mais centrada nas bruxas do que nos problemas adolescentes. Mesmo assim é um livro para quem curte magia. Ele é bem curtinho e fácil de ler. Foi o primeiro livro para o Desafio Literário Skoob 2014, então em breve teremos resenha dele aqui ;) Resenha publicada.
O Inverno das Fadas, Carolina Munhóz - Essa leitura foi para o Desafio das Estrelas - tema 'uma das estações do ano no título'. Mistura boa: fadas, nacional, romance. Confesso que me surpreendi bastante, esperava um livro bemmmmmm infantilzinho, começo de adolescência. Acabei encontrando um livro bem mais maduro. Curiosidade minha: o quanto foi influenciado pelo namoro com o Dracoon? Ainda assim, os diálogos são quase sofríveis. Não são horrorosos, mas estão longe da qualidade da narração. Consigo sentir o calor do sol e o frio do inverno em Annwn, mas não consigo imaginar uma pessoa se referindo às pessoas que moram em sua cidade como 'moradores'. Pequenos detalhes de palavras e forma como se fala que acho que ela  pecou. Mas a história e a narração superam qualquer expectativa. Eu quero ler Feérica sim ou com certeza para ver a evolução da autora?! ^^
Styxx - Dark Hunter 23, Sherrilyn Kenyon - Enrolei para ler esse livro desde o ano passado. Não consigo ler essa série de forma normal e contida. Eu durmo as 2h da manhã apenas porque não consigo ficar longe dela! Como eu iria fazer isso e o TCC junto? Mais agora eu li \o/ Do livro do Acheron eu sabia que a vida do Styxx não tinha sido um mar de rosas, mas agora eu sei o quão horrível foi! Ao menos meu maior medo que era deixar de amar o Ash não aconteceu. Eu tinha medo de passar a vê-lo como um canalha sem coração. Mas ao contrário, agora tenho mais um para amar! Mal posso esperar pelo próximo livro *.*
Curta-metragem, Edson Rossatto - Ganhei de presente da Indira muito tempo atrás, finalmente parei para ler. Algumas histórias me deixaram de boca aberta, mesmo com suas menos de 600 caracteres! Vale a pena, e como são apenas 'microcontos' é muito rápido a leitura. Estava com saudades do jeito levemente pesado do Rossatto escrever ;)
A Seleção, Kiera Cass - Ganhei de presente de aniversário do ano passado esse livro e o volume 2. Dia 10/08 ganhei de presente de aniversário de namoro o volume 3 da série! Hora de começar a ler, não é? Eu sabia que ia gostar porque adoro distopias. Mas não achei que devoraria o livro em algumas horas! E a tensão que os rebeldes causam?! Temos apenas flashes e ainda assim estou com o coração na mão com o que vai acontecer! Ah, e sou team Maxon ok? Nada contra o Seis Aspen (oh nome horroroso), mas o príncipe é um charme! #xonei
O Príncipe, Kiera Cass, série A Seleção, volume 1.5 - Entre A Seleção e A Elite tem esse conto, são 96 páginas de puro Maxon. Eu já disse que ele é um fofo?! Vemos como ele estava antes da seleção começar. Enquanto a America estava brigando com os pais porque não queria se inscrever, o príncipe estava chocado com o pai porque era o rei que estava escolhendo as candidatas!
O Verão de Katya, Trevanian - Na ânsia de alimentar meu Kobo Glo eis que este livro entrou junto. Não sei da onde veio, nem porquê, mas quando pesquisei no Kobo a palavra 'verão' ele apareceu. Como eram poucas páginas (pouco mais de 200) resolvi ler. O começo é despretensioso, mas como se passava no interior da França insisti na leitura. Facilitou também os diálogos maravilhosos! Alguns autores sabem fazer uma narração ótima com diálogos fracos, mas outros fazem o contrário. Não que a narração de Trevanian seja fraca, mas achei seus diálogos tudo de bom. E o final deixou meu queixo caído até agora =O
Maybe Someday, Colleen Hoover - Desafio Extra do Desafio das Estrelas dessa vez foi ler 'algo relacionado à música'. Como eu não sabia o que ler, a Luana me recomendou este, que é da mesma autora de Métrica. E não é que eu adorei?! É um romance maravilhoso! Muito bonito e o personagem principal toca violão, e muito bem. É adorável. Curiosidade: a autora escreveu TODAS as músicas que aparecem no livro e um cantor a gravou. Você pode comprá-las no Itunes, GooglePlay ou na Amazon. Ou você pode simplesmente ouvi-las no Youtube. Não é demais?!
A Elite, Kiera Cass, série A Seleção, volume 2 - Finalmente fui na casa do meu namorado buscar esse livro! Consumi em 1 dia novamente. Não quero entrar em detalhes na história para não soltar spoilers do primeiro livro. Mas  eu quero enforcar a America às vezes. Ela não vê o que a posição da realeza obriga Maxon a fazer. Sério. Até eu vejo! E olha que o livro todo é contado pela perspectiva dela. E ainda nada de gostar do Aspen. Não que eu odeie o cara. Apenas não vejo graça nele. O príncipe é tãããão melhor!
O Guarda, Kiera Cass, série A Seleção, volume 2.5 - Outro conto, dessa vez sobre o Aspen. Como eu li tudo em sequência não pude apreciar esse conto como deveria. Logo, para mim ficou sobrando. Eu poderia ter passado sem. Continuo não estando nem aí para o Aspen. :P
A Escolha, Kiera Cass, série A Seleção, volume 3 - Uia, o final! Não vou falar nadinha da história. Mas quando estava em 2/3 lido eu fiquei com aquela sensação de 'não pode acabar'. Porque ainda tinha muita coisa para acontecer e eu estava com medo de um final corrido/forçado. Saibam que fiquei feliz com o final apesar de tudo. E quero muiiiito mais! A Kiera prometeu mais 2 livros da série. O próximo é sobre a Rainha Amberly quando ela estava na Seleção, você  pode ler os capítulos 1 a 3 aqui (em inglês). Saiu também um epílogo para A Escolha, você pode ler aqui em inglês ou aqui uma tradução não oficial que ficou boa. Lembrando que epílogo é aquilo DEPOIS da história, logo só leia quando acabar de ler A Escolha. O da Rainha pode ser lido a qualquer momento, inclusive antes de ler de ter lido A Seleção ;)
Passei da metade da meta!!!!
Minha Vez de Brilhar, Erin E. Moulton - Livro infato-juvenil da #IRADO que recebemos para resenha. A história é até boa, mas não fantástica. É recomendável para as crianças que estão tomando gosto pela leitura e tal. A Indie é uma fofa, mas está naquela época em que ser criança é considerado quase um crime e ser adolescente é muito chato. Toda mudança é complicada. O livro passa bons valores, mas ainda assim eu esperava muito mais (ou tenho lido títulos muito melhores, vai saber...)
Bruxas, Bruxos e Os Feitiços Mais Cruéis Que Se Podem Imaginar , Joseph Jacobs - Quando o título diz 'os feitiços mais cruéis que se podem imaginar' ele não está brincando! Esqueça histórias de finais felizes. Li bem devagar, alguns contos de cada vez intercalando com outros livros para não ter pesadelos. Se um dia meus filhos quiserem ler este livro minha resposta será 'estão por sua conta e risco'. Se você não tiver medo de seres estranhos pode ler. Ah, e esse livro é de mitologia/histórias celta.
O que realmente aconteceu no Peru, Cassandra Clare e Sarah Rees Brennan - A autora da série Instrumentos Mortais lançou 4 contos sobre o feiticeiro Magnus Bane. Eu sinceramente adoro esse personagem, por isso me animei a ler os contos. Mas fiquei chateada com o final desse em específico! Espero que os outros não terminem assim também, porque isso seria desagradável :/
Terra do Gelo, John Flanagan, série Rangers: A Ordem dos Arqueiros, volume 3 - Essa história é mais pesada que os anteriores. Nada das aventuras eletrizantes do segundo livro, nem da inocência do primeiro. Sofri pelo Will. Mais gostei do papel da Evanlyn e do pirata Erak. Fiquei ansiosa para o próximo da série. Só espero não sofrer tanto!
Tratado Secreto de Magia Volume 2, organizado por Chico Anes & Ricardo Ragazzo - Os livros da Andross são lindíssimos e eu estava de olho nesse há tempos. Ganhei no Circulo Aniversariante entre as meninas aqui do blog. Eu imaginava que as histórias seriam boas, mas não tão boas! Cada conto dá a sensação de pertencer a uma história muito maior. E te deixa na curiosidade de ler a história inteira. (Nem tudo são flores, alguns contos são melhores que outros, mas nenhum deles é ruim).
Destrua-me, Tahereh Mafi, série Estilhaça-me, volume 1.5  Conto da série sob a visão do Warner. Muitas pessoas me falaram que depois desse conto eu ia me derreter pelo Warner. Bem, eu sei porque ele é do jeito que é, mas isso ainda não me faz preferir ele ao Adam. Sorry ;)
Mundo de Tinta - Contos, Cornelia Funke - Obviamente nós do Mundo de Tinta temos uma predileção pela série da Cornelia Funke XD são pouquíssimas páginas aqui, apenas para avivar a saudade daquele maravilhoso mundo.
Coma e Emagreça com Ficção Científica, Isaac Asimov, George R. R. Martin, Martin H. Greenberg  - Li muitos contos esse mês, mas esse livro foi o melhor deles. Contos de terror psicológico! O último conto foi meu favorito porque é o do Mestre Stephen King. Vocês que sabem como ele é. Digo que fiquei de queixo caído com o fim do conto dele. E foi um final fantástico para o livro.
A Condessa Cega e a Máquina de Escrever, Carey Wallace - Livro para amantes de Jane Austen! A Carey deve ser a reencarnação da Jane. O livro é muito fofo e bonito. Triste também. De partir o coração. Adorei.

Roubei um pouquinho lendo livros mais finos e muitos contos, mas era para contar livros não páginas. E para quem quadruplicou a quantidade de leitura mensal acho que foi muito bem, não?! Sinto-me muito feliz e realizada por ter conseguido levar o desafio até o fim \o/


Será que conseguiremos?
Desejem-nos sorte!
Um beijo, 

2 comentários

  1. Parabéns, meninas. Aguardando a atualização da Agatha.
    Luana, onde você achou esses livros da Jane Austen, em sebo?
    Não conhecia.
    Beijinhos,

    ResponderExcluir
  2. Oi Clara,
    Obrigada.
    A Agatha está viajando, mas irá atualizar os dela assim que voltar.
    Esses da Jane Austen eu comprei na Wook na promoção de frete grátis do ano passado. Infelizmente não foram lançados no Brasil.
    Eu sou grande fã dela, agora estou esperando outra promoção para comprar o Lady Susan, que é o único que me falta.
    bjs,
    Luana

    ResponderExcluir

Agradecemos pelo comentário!