[Resenha de Tinta] O livro do amanhã

Título original: The book of tomorrow
Autor: Cecelia Ahern
Tradução: Alda Porto Santos
Número de Páginas: 367
Editora: Novo Conceito
ISBN: 978.85.8163.034.2
Ano: 2010


Sinopse:
Nascida no luxo, Tamara Goodwin, de 16 anos, nunca precisou olhar para o amanhã, até que a morte abrupta de seu pai deixa a ela e a sua mãe uma montanha de dívidas e as obriga a se mudarem para a casa dos tios de Tamara, em um vilarejo no interior. Solitária e entediada, a única diversão de Tamara é uma biblioteca itinerante. E ali, ela encontra um livro muito misterioso. Tamara vê inscrições com sua própria letra e datadas para o dia seguinte. Quando tudo acontece exatamente como o livro previa, ela percebe que pode ter encontrado a solução para seus problemas. No entanto, Tamara descobre que é melhor não virar algumas páginas e que, apesar de muito tentar, não pode mudar o destino.

Resenha:
Quanto uma tragédia pode mudar alguém?

Tamara Goodwin é uma menina mimada. Sempre teve tudo que quis, fez o que bem entendia. Seus pais eram ricos e ela nunca precisou se preocupar com nada, nem ninguém, e por isso mesmo tratava todos como lixo. Até que seu pai morre, e ela descobre que está falida, com sua mãe que ficou em estado de choque com os acontecimentos.
Assim, mudam-se para a casa de seu tio Arthur, no interior do país, onde não há nada para fazer além de ver o tempo passar e observar a ruína que é o castelo dentro da propriedade. Sua tia Rosaleen é estranha (para não dizer psicótica), e tenta de qualquer forma deixá-la feliz.
Neste contexto, Tamara percebe o quanto sua vida era superficial e vazia. Ela vê que suas amigas são tão frívolas quanto ela, e que na verdade já não pertence a aquele mundo, nem quer pertencer.
Então, numa biblioteca itinerante, Tamara encontra um livro trancado, e quando consegue abri-lo com uma pequena ajuda da irmã Ignatius (que é uma freira muito gente boa), percebe que ele está em branco. No entanto, quando decide utilizá-lo como diário, vê que as páginas estão escritas com sua letra, mas com a data do dia seguinte. E tudo o que estava escrito no diário realmente acontece.
A partir daí, Tamara passa a perseguir uma história: o que há de errado com Rosaleen, e com sua mãe? Quem são as pessoas que moravam no castelo? Qual o segredo de sua família?
Além de todas estas perguntas que deixam a trama muito interessante, vemos o crescimento de Tamara como ser humano. O fato de a autora a ter desenhado como uma pessoa muito despótica faz o amadurecimento dela ser bastante real, devido as adversidades que ela enfrentará.
Em resumo, é um livro muito gostoso, rápido e recomendado. Surpreendente! =)

2 comentários

  1. Indira, gostei bastante da sua resenha, eu comecei a ler um livro da Cecelia, e parei, estava ficando deprimida com P.S Eu te amo, apesar de adorar o filme, achei o livro infinitamente mais triste, desde então não me interessei por outros livros dela, ainda vou concluir a leitura que parei e quem sabe não leio O Livro do Amanhã, eu particularmente gosto dessa capa!
    Beijos
    Patty Santos - Blog Coração de Tinta
    http://www.coracaodetinta.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Patty!
    Este foi o primeiro livro da Cecelia que li, e gostei bastante.
    Tem um toque triste, mas não é tanto quanto P.S. Eu te amo deve ser.

    Obrigada pela visita!
    Beijos

    ResponderExcluir

Agradecemos pelo comentário!