[Resenha de Tinta] Esperando por você


Esperando por você
Lançamento Novo Conceito
Título Original: Waiting for you
Autor: Susane Colasanti
Tradução: Luiz Gonzaga Fragoso
Número de Páginas: 336
Editora: Novo Conceito
ISBN: 9788581630472

Ano: 2013
Nota: 7/10

Sinopse: É hora de iniciar o segundo ano do Ensino Médio, e Marisa está pronta para um novo começo e para seu primeiro namorado de verdade. No entanto, depois do popular Derek convidá-la para sair, as coisas ficam complicadas. Além de seus pais se separarem e de Marisa ter uma briga com seu melhor amigo, o amor da sua vida - Derek - a deixa desapontada. As únicas coisas que mantêm Marisa são os podcasts de um DJ anônimo, o qual parece entendê-la totalmente. Mas ela não sabe quem ele é... Ou sabe?

Resenha:
Marisa é uma típica adolescente. Tem quinze anos e nenhuma calça fica boa nela. Tem distúrbio de ansiedade e adora fotografia. Não tem como não se identificar, não é? O livro se passa durante um ano letivo da vida de Marisa, começando com sua volta das férias. Todo início de ano letivo, Marisa e sua melhor amiga Sterling fazem planos de se tornarem mais descoladas e encontrarem suas almas gêmeas.

“Ter distúrbio de ansiedade significa nunca se adaptar perfeitamente a ninguém. Não que isso seja uma coisa ruim. Mas quando tudo o que você quer é funcionar como um ser humano normal, não se adaptar só torna os seus problemas mil vezes maiores. No ano passado, eu era antissocial, estava deprimida e sempre tinha pensamentos negativos. A vida continuava a passar por mim, mas eu não me envolvia muito com nada. Eu apenas assistia às pessoas fazendo todas as coisas que eu achava que deveria estar fazendo.” p.23
“Quando penso em como minha vida será diferente quando essa espera terminar, sinto medo e excitação em relação a essa nova experiência. Um tipo de experiência que você nunca teve, mas sabe que estará no lugar certo. Porque, depois de todo esse tempo, você sabe que sua vida real, finalmente, estará começando.” p.60

Eu estava sem querer ler esse livro, pensando: “outro livro meloso de adolescente iludida!” Mas, FELIZMENTE, não é bem assim. Nas entrelinhas acabei descobrindo ensinamentos bem importantes. Os normais problemas/confusões/dúvidas adolescentes tomam um aspecto diferente, pois são abordados de uma forma mais introspectiva. 
O livro é narrado em primeira pessoa (por Marisa). A escrita descontraída faz com que você se conecte com a protagonista, viva seus medos e desejos. Enquanto lia, eu conseguia acreditar que a personagem era real. Ela é cheia de defeitos e bloqueios como qualquer adolescente.  Às vezes, eu concordava com a Marisa, mas às vezes dava vontade de puxar a orelha dela e dizer: "Acorda para vida! Você não está em uma conto de fadas" ou "Você entendeu tudo errado! Senhora Centro do Universo!" rsrsrs Foi divertido. De forma natural, meio sem querer, aprendemos um pouquinhos sobre como lidar com  várias situações, como namoro pela internet, separação dos pais e desilusão amorosa.
Tem dois garotos que permeiam os pensamentos de Marisa: o Nash -  tímido, gente boa, que adora colecionar sinos; e o Dereck - lindo, popular e comprometido. Ah, também tem o misterioso apresentador de um programa de rádio que se auto-nomeia Dirty Dirk. Ele sabe tudo que acontece na escola, todo mundo adora seu programa e, é claro, todos morrem de curiosidade de saber quem realmente ele é. Até eu fiquei curiosa, cheguei a ter alguns palpites... rsrs Ele me fez lembrar da série Gossip Girl. Pra quem não conhece, é uma série americana sobre jovens que tem uma pessoa que publica fofocas sobre as pessoas da escola e que ninguém sabe quem é.
Gostei da oportunidade de ler esse livrinho, gostaria que mais meninas de 13 a 16 anos o lessem. É muito prazeroso ver a evolução de Marisa ao passar da história.
“Os relacionamentos nunca são simples como parecem... é difícil mantê-los por um tempo longo. No mínimo, as coisas estão em constante mudança, e você precisa se adaptar a reviravoltas inesperadas. Mas tem uma coisa que todos temos em comum: todos queremos ser felizes. Isso nunca vai mudar.”  p.326

       Deixem seus comentários, eles são muito importantes para mim. Esse livro foi uma cortesia da Editora Nova Conceito e você pode conferir o SORTEIO de um exemplar clicando aqui!

Nenhum comentário

Postar um comentário

Agradecemos pelo comentário!