[Resenha de Tinta] O Clã dos Magos


Série: A Trilogia do Mago Negro #Volume 1
Título Original: The black magician’s Guild
Autor: Trudi Canavan
Tradução: Robson Falchetti Peixoto
Número de Páginas: 446
Editora: Novo Conceito
ISBN: 9788581630007
Ano: 2001

Sinopse: Todos os anos, os magos de Imardin reúnem-se para purificar as ruas da cidade dos pedintes, criminosos e vagabundos. Mestres das disciplinas de magia, sabem que ninguém pode opor-se a eles. No entanto, seu escudo protetor não é tão impenetrável quanto acreditam.
Enquanto a multidão é expurgada da cidade, uma jovem garota de rua, furiosa com o tratamento dispensado pelas autoridades a sua família e amigos, atira uma pedra ao escudo protetor, colocando nisso toda a raiva que sente. Para o espanto de todos que testemunham a ação, a pedra atravessa sem dificuldades a barreira e deixa um dos mágicos inconsciente.
Trata-se de um ato inconcebível, e o maior medo do Clã de repente se concretiza: uma maga não treinada está à solta pelas ruas. Ela deve ser encontrada, e rápido, antes que seus poderes fiquem fora de controle e destruam a todos.

Resenha:

Acabei de ler o Clã dos Magos e vim correndo até a casa da minha mãe (onde ficam meus livros por falta de espaço), para começar A Aprendiz, livro dois da Trilogia do Mago Negro.
Eu adoro livros de magos, bruxas, magia e afins, a-d-o-r-o! E este não foi uma exceção.
Sonea é uma garota “favelada”. É exatamente este o termo que a autora Trudi Canavan utiliza para as pessoas que moram fora das muralhas da cidade de Imardin, onde a história se passa. Durante um ato do Clã – uma organização de magos criada depois de uma guerra entre nações – Sonea descobre que possui poderes mágicos ao quebrar uma barreira com uma pedra e atingir a cabeça de um mago (rá, adorei! rsrs). A magia não costuma ocorrer (ou, se ocorre, é nos dado a entender que ninguém se importa) nas classes mais baixas da sociedade e começa uma busca por nossa protagonista, que, obviamente, foge.
Esta tentativa de fugir de Sonea permeia uns três quartos do livro, e chega a cansar um pouquinho. Mas é interessante ver a autora desenvolver toda uma cultura, um perfil das pessoas que são excluídas desta sociedade, que me lembra bastante o período medieval. Também é uma forma da autora nos cativar e nos levar a estar do lado de nossa heroína em suas futuras dúvidas.
Meu personagem favorito é Cery, amigo de Sonea que a ajuda a fugir do Clã. Ele é obviamente apaixonado por ela, e é muito fofo ver seu esforço para mantê-la a salvo. *---*
O livro é bem escrito, as descrições dos lugares são muito bem feitas. Nas últimas páginas temos alguns mapas das instalações do clã, da cidade e da área em que ela está. Gosto muito desses mapas, me ajudam a visualizar melhor a história.
Em suma, o livro é realmente bom, e as últimas 200 páginas foram muito empolgantes e nos deixam com aquele gostinho de quero mais.
Recomendo! ;)


Nenhum comentário

Postar um comentário

Agradecemos pelo comentário!