[Resenha de Tinta] Crescendo com os Sex Pistols


Título Original:  Young Flesh Required: Growing Up With The Sex Pistols
Autor: Alan G. Parker e Mick O'shea
Tradução: Neuza Paranhos
Número de Páginas: 360
Editora: Madras
ISBN: 9788537007709
Ano: 2012

Sinopse: Você pensa que sabe a história dos Sex Pistols? Pense melhor... Crescendo com os Sex Pistols mapeia não apenas a formação da banda, os primeiros shows e a ruptura, mas trata dos seus inúmeros reencontros e da atual situação dos seus membros. Há muitas fotos raras e inéditas até agora, além de objetos ligados ao grupo difíceis de se encontrar. Tudo isso torna este livro único e fascinante. Os Sex Pistols eram o “sangue novo” que Malcolm McLaren precisava para satisfazer suas ambições artísticas e financeiras. Aqui você encontra a história real deles. Nesta obra, os autores Alan G. Parker e Mick O’Shea, autênticos seguidores dos Sex Pistols, reúnem uma pesquisa minuciosa, entrevistas exclusivas e reflexões pessoais para contar as histórias por trás das manchetes e chegar à essência da banda.

Resenha:

“God save the queen, she ain’t a human being, there is no future, in England’s dreaming… No future, no future, no future for me…”
Em algum momento da sua vida, você ouviu uma música dos Sex Pistols, garanto. Apesar de não ser fã de punk, minha alma rock n’ roll não consegue se abster da história de qualquer banda que seja. A consciência dos músicos “antigos” é uma coisa fascinante de se ver.
Os Pistols são uma banda britânica criada em meados de 1975. É importante entender que a Inglaterra passava nessa época um momento de desemprego e recessão, o que gerou um cenário favorável para o nascimento de uma banda de garotos que mal sabiam tocar (e antes que me apedrejem, é o que o livro diz!), na cena punk que despontava no mundo, e do qual eles foram fortes símbolos.
Deixando a história dos Pistols em si de lado (pois você pode lê-la na Wikipedia, se quiser), a forma como ela é contada no livro é muito legal, pois fala da infância, família e crescimento de cada integrante da banda e de seu empresário, Malcolm McLaren. É interessante ver como a formação familiar afetou (ou não) a vida desses garotos e a forma como se portaram posteriormente. Eles foram tachados, injustiçados, enganados, roubados e praticamente proibidos de tocar em seu próprio país. Mas também beberam, usaram drogas, quebraram coisas e aproveitaram os dois anos e pouco que tiveram para viver o sonho adolescente de estar em uma banda famosa.
Eles foram a síntese do que se espera de uma banda de garotos. Eles viveram e afundaram. Mas é uma história muito gostosa de acompanhar. O livro faz com maestria o que se propõe a fazer, e você vai ficar tentado a baixar as músicas no final da leitura. Além disso, muitas fotos ilustram o livro. Muito, muito bom!

Nenhum comentário

Postar um comentário

Agradecemos pelo comentário!