[Resenha de Tinta] Estilhaça-me


Título Original: Shatter Me
Autor:Tahereh Mafi
Número de Páginas:304
Editora:Novo Conceito
ISBN: 9788563219909
Ano: 2012
Nota: 9/10

Sinopse: Juliette não toca alguém a exatamente 264 dias. A última vez que ela o fez, que foi por acidente, foi presa por assassinato. Ninguém sabe por que o toque de Juliette é fatal. Enquanto ela não fere ninguém, ninguém realmente se importa. O mundo está ocupado demais se desmoronando para se importar com uma menina de 17 anos de idade. Doenças estão acabando com a população, a comida é difícil de encontrar, os pássaros não voam mais, e as nuvens são da cor errada. O Restabelecimento disse que seu caminho era a única maneira de consertar as coisas, então eles jogaram Juliette em uma célula. Agora muitas pessoas estão mortas, os sobreviventes estão sussurrando guerra – e o Restabelecimento mudou sua mente. Talvez Juliette é mais do que uma alma torturada de pelúcia em um corpo venenoso. Talvez ela seja exatamente o que precisamos agora. Juliette tem que fazer uma escolha: ser uma arma. Ou ser um guerreiro.

Resenha:
Quando peguei esse livro para ler achei que fosse só mais um livro modinha, que seria vazio e sem graça. Por que eu estava com esse preconceito todo? Sei lá! Sabia que minha guru literária já havia resenhado, mas não lembrava qual tinha sido a impressão dela e também não queria sua intervenção dessa vez.
Narrado em 1ª pessoa, no inicio temos apenas a confusão mental da Juliette [Eu conheço apenas 1 pessoa com esse nome e o biótipo dela é o extremo oposto da personagem, isso dava um nó na minha cabeça!]. Achei legal o jeito ‘diário’ de narrar a história. A sensação é que Juliette está mesmo escrevendo em sua própria cabeça um diário. Como jogaram as emoções da menina em um mixer, temos algo assim:
“Olhos azul-escuros, cabelos castanho-escuros, linha da mandíbula definida, físico forte e magro. Deslumbrante. Perigoso. Aterrorizante. Horrível.”
Essa foi a descrição que ela deu para Adam, o par romântico dela.
Ainda estou tentando descobrir como fazer a resenha sem soltar uma boa dose de Spoiler!
Vamos lá. A primeira parte do livro é no manicômio onde ela está presa. Chega um momento que dá no saco fica sem graça a leitura. Então as coisas mudam, e ficamos: hein?! Não posso falar sobre essa parte, mas a bondade extrema de Juliette, por mais que pareça absurda tem um motivo. É a única forma dela não ser o monstro que todos dizem que ela é. Então chegamos à 3ª parte e daí para frente muita coisa acontece e no fim... eu não posso falar sobre o fim. Mesmo que eu queria muito, porque está tudo engasgado aqui e a vontade de ler Unravel me é incontrolável.
Então é isso, protejam-se dos spoilers malvados enquanto não tiverem lido esse livro. Assim dará para curtir muito mais a historia. E não tenham o meu preconceito inicial, ok?
“Entretanto, sabemos que, mesmo assim, precisamos arriscar.
Porque ir em frente é o único modo de sobreviver.”

Nenhum comentário

Postar um comentário

Agradecemos pelo comentário!