[Desafio Literário 2012] Perfume – A historia de um assassino


Título Original: Das Parfum
Autor: Patrick Süskind
Tradução: Flavio R. Kothe
Número de Páginas: 255
Editora: Record
ISBN: 9788501027764
Ano: 1985
Nota: 7/10

Sinopse: França, século XVIII. O recém-nascido Jean-Baptiste Grenouille é abandonado pela mãe junto a restos de peixes em um mercado parisiense. Rejeitado também pela natureza, que lhe negou o direito de exalar o cheiro característico dos seres humanos, pelas amas-de-leite e por instituições religiosas, o menino Grenouille cresce sobrevivendo ao repúdio, a acidentes e doenças. Ainda jovem descobre ser dotado de imensa sensibilidade olfativa e parte em busca da essência perfeita, do perfume que lhe falta para seduzir e dominar qualquer pessoa. Nessa busca obsessiva, ele usurpa a essência dos corpos de suas vítimas.

Resenha:
A primeira coisa que quero declarar é que o livro não é ruim. A segunda, é que eu não gostei dele. [rsrsrsrs] Meio estranho? Eu esperava mais, esse é o problema! Eu o peguei para ler sobre assassino em série, mas isso praticamente só acontece no fim do livro!
No início do livro, eu tava toda animada até com um pouco de medo do Grenouille. Logo de cara ele é o causador da morte da própria mãe. Tá, ele era um bebe recém-nascido e só queria viver, mas mesmo assim!
Algum tempo depois, 15 anos na verdade, ele tem sua primeira vítima. Oba! Novinho e já começando no crime, o livro promete! -.-‘ nada! Nadinha! Ele resolve ir embora para outra cidade, mas começa a sentir nojinho dos humanos. Ao invés de matá-los ele se enfurna num buraco numa montanha! Ah, véi! Só depois de muita embromação que volta a ter ação. Os últimos capítulos são ótimos, então vem o final -.-‘ o final foi o pior! Realmente....
A resenha ficou horrível, mas reflete o que penso do livro. Mais sorte para mim da próxima vez...

2 comentários

  1. Ah, o cara é só um pobre coitado marginalizado: no fundo eu tenho pena dele!

    ResponderExcluir
  2. Assiste o filme amiga...pelo visto é bem melhor!! Mas concordo com o ponto de vista da Fernanda...também tive muita pena dele...enfim...veja o filme...bjusss

    ResponderExcluir

Agradecemos pelo comentário!