[Resenha de Tinta] Cidade dos Ossos

Série: Os instrumentos mortais volume 1
Título Original: City of Bones – The mortal Instruments
Autor: Cassandra Clare
Tradução: Rita Sussekind 
Número de Páginas: 462
Editora: Galera Record
ISBN: 9788501087140
Ano: 2011
Nota: 8/10


Sinopse:
Um mundo oculto está prestes a ser revelado... Quando Clary decide ir a Nova York se divertir numa discoteca, nunca poderia imaginar que testemunharia um assassinato - muito menos um assassinato cometido por três adolescentes cobertos por tatuagens enigmáticas e brandindo armas bizarras. Clary sabe que deve chamar a polícia, mas é difícil explicar um assassinato quando o corpo desaparece e os assassinos são invisíveis para todos, menos para ela. Tão surpresa quanto assustada, Clary aceita ouvir o que os jovens têm a dizer... Uma tribo de guerreiros secreta dedicada a libertar a terra de demônios, os Caçadores das Sombras têm uma missão em nosso mundo, e Clary pode já estar mais envolvida na história do que gostaria.


Resenha:
     Em uma noite comum de domingo Clary vê 3 jovens, uma menina e dois meninos, assassinando um outro garoto. Primeira coisa estranha: os ‘assassinos’ estão tatuados e são tatuagens muito diferentes; segunda coisa estranha: o corpo desaparece, vira fumaça; terceira coisa estranha: apenas Clary vê a cena e seus participantes. Nem seu melhor amigo Simon nem os seguranças da boate conseguem ver nada. Apesar de estar achando que ficou louca, Clare volta para casa. Na noite seguinte sua mãe desaparece, ela é ataca por um demônio e ainda descobre que existem demônios, fadas, vampiros e lobisomens. Os jovens estranhos são na verdade caçadores de demônios e ela que sendo uma humana comum não deveria enxergar nada disso.  Para completar, Luke – o melhor amigo da mãe de Clare – não quer saber nem de Clary nem de sua mãe. Agora ela está sozinha num mundo novo, com pessoas estranhas e sabe-se lá para onde sua mãe foi arrastada. E agora, o que fazer?
    Bem, prefiro começar a destrinchar o livro pela capa que é a primeira coisa que avalio em uma livraria, sebo e afins. Ela tem uns detalhes que brilham conforme a luz incide, parece aqueles discos de boate. Com a cidade embaixo e um rapaz envolvido em luz na parte superior ela é no mínimo linda.
    É um livro longo (459 páginas) dividido em 23 capítulos mais um epílogo. Dessa forma, os achei um tanto extensos, mas nada tão comprometedor. O que eu senti falta mesmo foi de um glossário. A autora usa vários termos para nomear todo o mundo novo que ela criou, poderiam muito bem juntar tudo no final. Por exemplo, ela diz que Nephilim são filhos de anjos com humanos e tem como missão caçar demônios. Tudo bem, mas ela também os chama de Caçadores de Sombras, então na metade do livro quando cada “ser”  tem 1 nome e 1 ‘apelido’,  eu fiquei  meio perdida de quem era o que, precisava parar e pensar com calma para não confundir as coisas.
    Quanto aos personagens, são bem caracterizados e marcantes. Eu odeio aqueles que ficam num canto chorando: ‘minha vida acabou!’ Apesar de a Clary ter uns ataques desses, ela os guarda para si e em geral é bem determinada e decidida. Simon é bem tranqüilo e Jace é um porre! Eu falo sério, ele é o nosso anti-herói. Agressivo, exibido, lindo e irresistível. Olha o que tem na capa do livro:
‘Queridos Edward e Jacob, adoro vocês dois, mas vou passar o fim de semana com Jace. Desculpe! Com amor, Stephenie Meyer’ - e dá para crer que só vi essa frase na capa depois de acabar de ler o livro?!!! Bem, mas eu concordo com a senhora de Crepúsculo: Jace é muito melhor que os dois citados.
    Para finalizar, nada do que foi dito aqui é spoiler (você encontra todas essas informações na sinopse, na orelha do livro e atrás do mesmo); Também quero acrescentar que há um fato muito importante nessa história que me deu vontade de jogar o livro na parede. Eu fui avisada que teria isso poderia acontecer, mas nunca achei que fosse ser tanta. Então aviso aos navegantes: ESSE LIVRO DÁ RAIVA! (Não, eu não taco meus livros na parede, mas que deu vontade deu!) Bateu curiosidade? É em mim também ;)
Capa Original


Próximo livro da série


5 comentários

  1. Gostei do que você falou sobre os nomes e os "apelidos" que a autora dá para os seus personagens porque eu também fiquei bem perdida e confesso que isso tirou um pouquinho do encanto da história e por vezes me irritou.
    Ah as pessoas não acreditam mas, eu não vi tudo isso no Jace não sabia? kkk' Gostei mais do Simon! hahaha
    Um beijo e parabéns pela resenha ;*

    Juliana . Oliveira
    http://linhasdeencanto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. OI, ESTOU AQUI...RECEBI TEU CONVITE NO SKOOB. ESTOU ADORANDO...MUITO BEM ORGANIZADO TEU BLOG. PARABÉNS!

    ResponderExcluir
  3. HAHAHAHAHAHA

    É eu também fui avisada , que o livro te dá raiva ,mas eu achei que fosse brincadeira da minha amiga, viu?
    Mas não, eu também quase o joguei na parede, mas coitado do livro né....

    Mas parabéns pela resenha ficou maravilhosa

    ResponderExcluir
  4. Eu avisei!! Mas, entre mortos e feridos, salvaram-se todos! Bora resenhar os outros? Porque essa resenha foi ótima =D

    AndhromedaG
    desigusson.wordpress.com

    ResponderExcluir
  5. Juliana >> eu gostei do Simon mas o Jace é... ah! ele é! rssrsrs
    Marli >> obrigada e seja bem vinda
    Evelin >> Mamãe deu educação neh, se n coitado do livro rsrsrsrsrs
    Andhy >> Elogio vindo da minha Guru é tão *.* em breve as próximas vão ao ar, prometo!

    ResponderExcluir

Agradecemos pelo comentário!