[Entrevistas de Tinta] Liana Cupini

Boas tardes, meninos e meninas!
Hoje nós temos o imenso prazer de publicar uma entrevista da autora de Estigmas da Luz (que em breve será resenhado no blog): Liana Cupini!


'Todas correm pra ler'


Mundo de Tinta: Seja bem-vinda ao nosso Mundo de Tinta. Como você começou a escrever e qual foi sua inspiração para seu primeiro livro?


Liana Cupini: Eu sempre escrevi. Desde muito pequena eu ja fazia peças e textos para festas como Natal e Páscoa, mas nunca me imaginei como escritora.
Em 2010 eu tive uma grande decepção profissional e resolvi mergulhar em um mundo paralelo. E foi assim que escrevi meu primeiro livro: Estigmas da Luz.


Mundo de Tinta: Como você se sente enquanto escreve?


Liana Cupini: Um alívio. É engraçado, é como se eu estivesse colocando para fora uma coisa que quase me sufoca. Foi assim com todos os livros, até agora.


Mundo de Tinta: Quais foram as respostas das editoras para os seus livros? Como foi lançar de forma independente? Você ficou feliz com o resultado?


Liana Cupini: As editoras nem chegam a responder. Não sei se é falta de interesse (porque o mercado não é tão aberto para nacionais), ou se é falta de tempo para ler todos os manuscritos, mas chegar as editoras é algo complicado.
Eu sou uma escritora muito abençoada porque minhas vendas são boas. Acho que as críticas positivas que recebo dos blogs e leitores me ajudam muito!! (e agradeço a elas, de coração).


Mundo de Tinta: Você se identifica com algum personagem de qualquer um de seus livros?


Liana Cupini: Com todos. Tenho um livro que ainda não foi lançado, o Folclore Verde, e adoraria ser a nuvem Clo. Como adoraria ser a Karla ou a Aurora... rs!!


Mundo de Tinta:  Você tem algum personagem favorito? Se sim, qual e por quê?


Liana Cupini: Eu amo todos os meus personagens. Claro que alguns são especiais. O Lely, de ATMT [Antes tarde do que mais tarde], o Yuki de EL [Estigmas da luz], o Jonny Berri, do Festas Amarelas... são personagens que não são protagonistas, mas são muito especiais... Eles tornam as histórias mais ricas!!


Mundo de Tinta:  Muitos fãs reclamam de erros de revisão em Estigmas da Luz, você pretende lançar uma edição ‘revisada’?


Liana Cupini: Vou te ser sincera: todo livro tem erros de português. Nas editoras os erros são menores, mas também existem. O que acontece que é bons profissionais de revisão cobram uma fortuna, e os autores independentes não tem condição.
Claro que o EL vai sair com nova revisão. Mas antes de ser publicado ele passou por duas. A mesma coisa com o ATMT: duas revisões e ainda acho erros.


Mundo de Tinta:  Sobre ‘Antes tarde do que mais tarde’, alguns fãs reclamaram de erros de contexto (um passaporte de anos atrás que não está vencido). O que você pensa a respeito?


Liana Cupini: Eu costumo pesquisar muito para os livros. Ex: Passaportes e visto para os EUA tem validade de 10 anos. Cronologicamente, os da Karla ainda estariam na validade.
Mas, toda crítica construtiva é válida e avaliada. Sempre fico atenta a todo feedback que recebo!

Mundo de Tinta:
  Como você encarou a reação dos fãs em ambos os livros? Como você lida com as críticas?



Liana Cupini:  Eu só tenho a agradecer! As críticas, no geral, são ótimas. E críticas construtivas são sempre bem vindas!!


Mundo de Tinta: Quais são seus autores e temas favoritos?


Liana Cupini: Eu tenho muitos... dos brasileiros posso destacar Allan Pitz, Fabio Goulo, Carol Estrella, Ana Bergamsco e Marcos Bulzara, Larissa Siriani... e se eu continuar a lista vai longe!


Mundo de Tinta:  Qual foi o melhor livro que você já leu?


Liana Cupini: Cem anos de Solidão, do Gabriel Garcia Marquez. Foi um livro que me marcou muito!


Mundo de Tinta: O que você acha da literatura nacional nessa geração? Você concorda que estamos tendo uma explosão de novos autores?


Liana Cupini: Não sei se está tendo uma explosão de novos autores ou se agora estamos olhando para nossa literatura contemporânea. É como na música e no cinema: sempre existiu, mas estamos valorizando mais agora! E nos surpreendendo com a qualidade.


Mundo de Tinta:  Você possui algum outro trabalho além de ser escritora? Como você concilia?


Liana Cupini: Não tem como ser escritora e viver disso. Então, todos os escritores independentes tem que ter outro trabalho e fazer o melhor possível para continuar escrevendo.


Mundo de Tinta:  Você tem em vista o lançamento de um próximo livro?


Liana Cupini: Em 2012 quero lançar 3 livros infantis: Folclore Verde, Brincadeiras e Tesouros; e A Ilha do Sol (que escrevi com o Allan Pitz). Vou lançar a continuação do EL, e deve ser livro duplo, com os dois livros faltantes: Guardiões e Reino. E, por que me pediram muito, o ATMT vai ter continuação também!!


Mundo de Tinta: Deixe uma mensagem para seus fãs.


Liana Cupini: Quero agradecer o carinho, porque é isso que nos motiva a continuar!!
Bjao e leiam mais brasileiros!!!










Bem, é isso.

Esperamos que vocês tenham conseguido conhecer um pouquinho mais a autora...

Beijos e até a próxima!






Nenhum comentário

Postar um comentário

Agradecemos pelo comentário!